Undervolt GT540M - NVIDIA Inspector - Ajuda

matraquilho24

Power Member
Boas pessoal, descobri este programa *Nvidia Inspector* e dá para fazer undervolt e overclock, mas neste caso o undervolt é o necessário.
Eu queria saber como fazer numa placa gráfica , visto que não encontro tutoriais de como fazer, queria saber se alguém já tentou fazer isso e se correu bem.
Mesmo que não tenham tentado digam algumas resposta em relação a estas imagem.

Perfil 0





Perfil 1






Perfil 2





Unlock MIN



Unlock MAX



Penso que com esta interface seja fácil de fazer, podem explicar como?

As duas últimas imagens são o mínimo e o máximo conseguido, as primeiras 3 são os perfis de performance que alteram automaticamente quando uso o computador para jogar principalmente.

Se alguém souber fazer undervolt, diga urgente!



 
Última edição:
Tenta arranjar o Notebook Hardware Control, têm la um monte de opçoes um pouco melhores se bem que o programa ja é antigo.
 
Boas,
desculpem lá estar a tentar trazer de volta à vida um tópico sem actividade à 1 ano...
@matraquilho24 sempre experimentaste alguma coisa com esse software? Encontraste tuts sobre como fazer undervolt à gpu?
Partilha a informação que conseguiste adquirir sff ;)
 
Atenção que habilitas-te a danificar o teu portátil, os conselhos que dou são apenas conselhos caso o queiras fazer, compreendendo que o risco é teu, e à tua responsabilidade.

Tanto, o ~undervolt/overvolt, ou overclock, a ideia é ir se mudando aos poucos, por exemplo, a voltagem stock é 0.980, se queres fazer undervolt, desces a 0.975/0.970, usas um programa de stress tipo Uniengine Heaven, ou MSI combustor, e certifica-te de que não aparece artefactos no ecrã, ou blue screens, assim que começar a aparecer, para!
Aconselho a fazeres testes de controlo, sem "stock", para saberes quais as temps normais num determinado programa, e com tempos controlados(isto é importante) para saberes os resultados exactos, e ganhos/temperaturas exactas.

Usa o HWmonitor que regista temperatura instantânea, máxima, e mínima.
Atenção sempre às temperaturas, num portátil, se a gráfica queimar, queima tudo...O undervolt também pode danificar o sistema.

E cuidado com o undervolt+overclock, pois são coisas diferentes, maioria das vezes é impossível ambas as coisas, overclock é quase sempre sinónimo de overvolt, e undervolt raramente consegues fazer overclock, porque simplesmente o chip necessita de mais energia consoante a frequência...



Andei cerca de quase 2 anos com o meu notebook HP DV6 6c45, com oveclock na sua ati hd 7690m xt, um bom overclock até, e ainda hoje bomba na boa! XD em boas temperaturas.
Acredito que tive em certa parte sorte, e também obvio alguma experiencia, e pesquisa.
Passei de 725mhz core/ 800 MHz memory e voltagem 1.050v. para 900/1000mhz 1.055v, E conseguia correr o combustor sem passar os 85graus, se me lembro.
No meu caso, passei de 1388p no 3dmark11 para 2199p
Portanto cuidado, olha que às vezes os "ganhos" não compensam.
 
Última edição:
@etiko87 Obrigado pelas dicas.
Eu estou interessado apenas em undervolt para, sem perder o poder gráfico, reduzir as temperaturas, coisa que já fiz com o CPU. Existe grandes riscos para que o undervolt seja prejudicial, mesmo que se garanta que não ficam artefactos ou bluescreens?
Se o risco e dificuldade for semelhante à de fazer undervolt ao CPU, penso que vou experimentar.
Obrigado pelas dicas ;)
 
De nada, se poder ajudar, ajudo.

Boa sorte então, vai postando aqui print screens do progresso, eu acredito que undervolt quase nunca faça mal, mas lá está tens que te certificar que não à artefactos e bluescreens :)

Mais uma cena importante na gráfica, é procurares por artefactos em vários programas, eu por algum motivo que desconheço, corria o 3dmark11, kombustor, e uniengine heaven, mas no 3dmark06(na passagem que tem um barco a voar+ um dragão), tinha artefactos, as vezes dava bluescreen, estou desconfiado que era por essa passagem puxar mais pelo "shader".
 
Bem, andava eu a tentar encontrar informação e arranjar as aplicações para começar a testar, e quando abri o Nvidia Inspector, deparei-me com esta situação:

nvidia_20141019_192222.png


Eu sei que os drivers não estão actualizados, mas eu vou tratar disso :p
O problema aqui prende-se com o valor de Voltage Offset, o qual embora esteja a 0mV (pelo menos é o que se encontra entre []), só consigo variar este valor de +31.3mV a +406.3mV.
Não deveria dar para fazer um offset negativo? É que assim tudo o que posso fazer é aumentar a tensão, coisa que eu não quero fazer.
@matraquilho24 a imagem que tinhas colocado do perfil 2 já não está disponível. Podes partilhar novamente, ou dizer se tens este problema?

Obrigado
 
pois, se calhar essa versão desse programa não te deixa meter negativo, experimenta tanto outras drivers, como outros programas/versões... pode ser que ajude.

Não consigo experimentar esse programa pois não tenho nvidia... tens mesmo que procurar outras versões.
Em ultimo caso tens o MSI afterburner, que é para gráficas MSI e se tu alterares o ficheiro de configurações, dá com outra qualquer gráfica, geralmente consegue-se alterar graficas de laptop por ai também.
 
Back
Topo