Undervolting ao processador do Toshiba L300. Não há problemas?

DJ_Intent_Slave

Power Member
Boas.
Espero estar a postar no local adequado a minha questão.

É o seguinte, acabei de fazer um undervolting ao meu portátil (Toshiba L300) com um toturial que está neste fórum.
No fim do toturial diz para vermos num site a voltagem mínima para que o nosso processador tenha uma performance aceitável. Mas no site onde tive a procurar não encontro o meu modelo (Dual Core T2410 2.00GHZ) portanto fiquei sem saber a voltagem.

O resultado do undervolting foi a meu ver muito bom, deixo aqui a comparação:

659d5355c2592f5821acfc58aa0a9d79.jpg


bf6d9d4642982b86e2550a81521488f4.jpg


Mas o que eu gostava de saber é se não estou a fazer asneiras e se aquela voltagem que agora tenho não poderá afectar o meu processador pela negativa. Porque, repito, não sei a voltagem minima que o meu processador pode ter.

Muito Obrigado a todos.

Um abraço.
 
Se não sabes os valores exactos, fazes pelo metodo da experimentação. Dexes a voltagem até ao ponto em que quando começa a correr um jogo se desliga. Depois sobes um pouco.

Se não me engano, os valores apresentados no tutorial são de valores experimentados por users, e não são fornecidos por entidades oficiais, e a unica maneira de os saber e mesmo so experimentando até desligar.

De qualquer maneira, espera por mais respostas para confirmar os meus pensamentos.

Abraço e espero ter ajudado.

MasterKing
 
Se não sabes os valores exactos, fazes pelo metodo da experimentação. Dexes a voltagem até ao ponto em que quando começa a correr um jogo se desliga. Depois sobes um pouco.

Se não me engano, os valores apresentados no tutorial são de valores experimentados por users, e não são fornecidos por entidades oficiais, e a unica maneira de os saber e mesmo so experimentando até desligar.

De qualquer maneira, espera por mais respostas para confirmar os meus pensamentos.

Abraço e espero ter ajudado.

MasterKing

Pois, eu sei..
Foi assim que fui fazendo..
No inicio a voltagem era fraca e o pc foi abaixo..fui experimentando até ficar tudo em ordem sem o sistema bloquear ou ir abaixo. E ficou assim com essa diferença de voltagem. Mal ao processador não faz de certeza não é?

Repondendo a PM, ya eu sei.. Aparece Core 2 Duo mas é dual core, já sabia disso bgd ;)

Peace
 
Sim, penso que mal não faz, pelo menos ao processador, quanto ao disco é que não sei.

O objectivo é sempre ter a voltagem mais baixa possível sem o PC ir abaixo...e isso só pode ser conseguido através de sucessivas tentativas.

Abraço
 
Sim, penso que mal não faz, pelo menos ao processador, quanto ao disco é que não sei.

O objectivo é sempre ter a voltagem mais baixa possível sem o PC ir abaixo...e isso só pode ser conseguido através de sucessivas tentativas.

Abraço

Pois..
Para já o pc não foi abaixo..vou ainda correr umas aplicações 3D para tirar a conclusão final.
Devo dizer que me baixou a temperatura uns 13ºC
 
Aqui no tutorial da Techzone explica. Mas vamos lá a ver. Qual é o teu objectivo? Aumentar e performance, aumentar um pouco a performance e baixar a temperatura ou baixar só a temperatura.

Para mim, o melhor seria a numero 2, que penso que é a que tu também vais escolher, por isso cá vai.

Primeiro, reduzes ao máximo a voltagem, depois aumentas um pouco(mas sempre mais baixa do que a default) e aumentas a frequência(com as técnicas normais de Overclock). Testando, adaptas ao que tu mais queres(Mais performance ao invés de menos temperatura ou ao contrário)...O teu computador é regido por ti, tu decides o que queres fazer com ele...Se me especificares un pouco melhor o que pretendes, posso te ajudar melhor, mas só amanha porque agora vou fazer ó-ó!

Abraço e boa noite
 
Não, não há problemas. O único problema poderá ser a instabilidade do CPU se o Vcore for demasiado baixo.

Usa o IntelBurnTest para testar a estabilidade do CPU e o RealTemp/CoreTemp para veres as temperaturas (ou até mesmo no RM Clock Utility).

Verás com certeza que a diferença de temperatura é significativa (como também o consumo de energia, se tiveres um medidor). Deixo aqui uns resultados de um undervolt num portátil: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2844561&postcount=279. O CPU em carga e à frequência máxima não chega aos 50ºC.

Eventualmente poderás conseguir algum OC com o SetFSB.
 
Não, não há problemas. O único problema poderá ser a instabilidade do CPU se o Vcore for demasiado baixo.

Usa o IntelBurnTest para testar a estabilidade do CPU e o RealTemp/CoreTemp para veres as temperaturas (ou até mesmo no RM Clock Utility).

Verás com certeza que a diferença de temperatura é significativa (como também o consumo de energia, se tiveres um medidor). Deixo aqui uns resultados de um undervolt num portátil: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2844561&postcount=279. O CPU em carga e à frequência máxima não chega aos 50ºC.

Eventualmente poderás conseguir algum OC com o SetFSB.
Aqui no tutorial da Techzone explica. Mas vamos lá a ver. Qual é o teu objectivo? Aumentar e performance, aumentar um pouco a performance e baixar a temperatura ou baixar só a temperatura.

Para mim, o melhor seria a numero 2, que penso que é a que tu também vais escolher, por isso cá vai.

Primeiro, reduzes ao máximo a voltagem, depois aumentas um pouco(mas sempre mais baixa do que a default) e aumentas a frequência(com as técnicas normais de Overclock). Testando, adaptas ao que tu mais queres(Mais performance ao invés de menos temperatura ou ao contrário)...O teu computador é regido por ti, tu decides o que queres fazer com ele...Se me especificares un pouco melhor o que pretendes, posso te ajudar melhor, mas só amanha porque agora vou fazer ó-ó!

Abraço e boa noite

É que eu tenho receio de fazer overclocking mal e depois ter consequencias =\

O que eu queria era diminuir a temperatura e aumentar a performance no processamento..mas se for arriscado fazer ambas as coisas não quero arriscar =\
 
o ideal é mesmo só fazeres undervolt
mesmo que consigas fazer OC vai ser curto, e nao vais sentir a diferença

Pois..talvez seja o mais provavel acontecer..
Já me contento com o undervolt porque já diminuiu bastante a temperatura ;)

Criei este tópico só mesmo para confirmar se estava tudo bem feito =P

O que queria mesmo também era diminuir a temperatura do disco rigido lol mas já sei que para já é impossivel xD

BGD.
 
Back
Topo