[Unibody Macbook] Leopard + Acelaração GPU

PedroCR

Membro
boas
tenho um macbook unibody 13" 2.0 Ghz com 4 Gb RAM.. a reprodução de mkv's de 720p (quicktime + perian) é razoavel... uns filmes com mais FPS que outros...

mkv's de 1080p ja andam mm a soluçar... FPS muito baixos...

é estranho porque um computador destes deveria ser MAIS do que suficiente para reproduzir 1080p!!!

vejamos o caso dos trailers 1080p do site da apple: reprodução perfeita em quicktime...

andei a investigar, e aprendi muitas coisas interessantes... mas gostava que me esclarecessem uma duvida...

a reproducao de um filme 720p ou 1080p MKV em quicktime não é acelarada pelo GPU... o decoding é todo feito por software certo? por isso é que utiliza quase 120% do CPU (causa: temperaturas altissimas e barulheira da ventoinha...)

os trailers 1080p MOV do site da apple já sao acelarados pelo GPU (20% CPU utilizado)

o leopard faz acelaracao por hardware de que formatos??? é possivel mudar o container do mkv para um que o leopard utilize o GPU para reproduzir?? falo em conversao e nao re-enconding

pelo que li, o snow leopard, já vai possibilitar a acelaracao por hardware de todos os tipos de formatos de alta definição... é verdade??

sendo isto tudo uma questao de software, nao existe nenhuma alternativa ao quicktime que faça uso do OPTIMO GPU deste portatil???

farteime de tentar ver MKV's com o quicktime + perian!

ando a experimentar o PLEX, que me surpreendeu bastante!!!!

quando ligo o MB com o cabo mini-display port - DVI à minha HDTV, já vejo mkv's 720p com um bom FPS...

no entanto, o decoding continua a ser por software... e a ideia de ter o MB a 80º graus e ventoinha a 7400 RPM é mt desagradável... n gosto de tar a ver filmes no cabeleireiro :p (barulho da ventoinha = secador de cabelo LOL)

actualmente qual a melhor solução para reproduzir MKV's de 720p ou 1080p???
 
A melhor solução (para isso) é o VLC.

Mas sem algum tipo de encoding da tua parte (nesse campo não te posso adiantar muito) vais ter sempre as ventoinhas bem altas, mkv a 1080p não é leve em nenhum pc do mundo ...
 
Em vídeos não HD (não costumo ver vídeos HD), o mplayer costuma ter um bom desempenho (usava visivelmente menos processador que o QT).
 
mmm já experimentaste abrir o filme com o qtime pro e fazeres um save as .mov? não sei bem que consequências terás em termos de dimensão de ficheiros e qualidade... mas... de facto nunca vi um mkv
 
Back
Topo