1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Unrar/Unzip via terminal

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por s e 7 e n, 13 de Agosto de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 5020)

1. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Andava um bocado farto das apps de extração dos ficheiros .rar ou .zip

"The Unarchiver" - Para mim o melhor, mas para ficheiros que estavam dividos por varios .r01, r02, etc.. as vezes dava problemas e os ficheiros finais ficavam danificados.

"Unrar X" - Era o que usava para solucionar o problema dos varios ficheiros, mas as vezes começava a bloquear o MAC todo, as vezes tinha que parar o que estava a fazer para poder extrair um ficheiro.

Stuffit - não gostava muito dele e sofria um bocado do também do problema do Unrar

Solução para isto?
    Começar a usar o Terminal.
    Como tenho sempre o terminal da Dock, porque uso muita vez por dia para fazer umas coisitas, comecei a procura de fazer o extract pelo terminal...

ZIP Files
    Mais fácil não existe, já vem instalado com o OSX e para ser usado basta um código do género:
    Para mais informações do comando unzip, podem ver aqui...

RAR Files
    Para este ficheiros temos que instalar um programa, porque o OSX não trás nada já instalado para trabalhar pela linha de comandos.
    Vamos usar o "famoso" Winrar que é usado em Windows.
    Vai-se ao site do Rarlab e fazemos o download do software para OSX, neste caso o "RAR 3.80 beta 4 for Mac OS X"

Extraímos o .tar.gz que fizemos download e abrimos o Terminal.
    E escrevemos qualquer coisa como, se fizeram o download para a vossa pasta dos Downloads:
    Agora vamos instalar o Unrar:
    Podem testar se esa tudo funcional, fazendo um unrar no Terminal

Usar o Unrar para extrair ficheiros:

Agora vem o melhor :D

Andei a brincar a com o AppleScript e umas app que tinha por ai, e fiz uma coisa do genero...

Basta irmos a pasta de um .rar ou .zip e carregarmos no botão e ele abre logo o Terminal e começa logo a extrair os ficheiros

Problemas por corrigir:
    - Só ainda trabalha para ficheiros .rar
    - Se tiverem 3 ficheiros .rar na pasta ele extrai todos (pode ser uma feature e não bug)
    - Acho que não trabalha com .rar ou .zip com password

Por implementar:
    - Arrastar um .rar ou .zip para o icon e ele extrai esse ficheiro

DOWNLOAD APP

Última edição: 13 de Agosto de 2008
  2. wall4ace

wall4ace Power Member

Bravo!!!
    Excelente(s) dica(s).

3. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Nice.. Agora não tenho aqui o mac mas acho que o quicksilver também consegue descomprimir zips, tars e outros formatos (rars acho que não). Portanto usando proxy objects podes seleccionar um ficheiro, carregar num atalho definido por ti, e o quicksilver descomprime-o (o mesmo se aplica para a compressão).

4. TFonseca

TFonseca Power Member

Porreiro pah!
    Eu também uso o terminal para fazer descomprimir ficheiros.

5. OldMan

OldMan Power Member

O que me dava mesmo jeito era uma maneira de poder extrair vários ficheiros que estão protegidos por password e de forma semi-automática.
    Vamos supor que são episódios de algo (:rolleyes:) e cada ep está dividido em 3 rar (*.part1.rar ; *.part2.rar ; *.part3.rar) e todos eles usam a mesma password.

6. cantara

cantara Power Member

Para isso uso o UnraX. Meto-lhe a password, selecciono todos os ficheiros necessários, e arrasto-os para a janela do UnrarX.
    Mas é uma excelente dica! Quando me mudei para Mac, andei aí uns dias bem frustrado por causa dos rars...>(

7. OldMan

OldMan Power Member

Ia jurar que tinha tentado fazer isso e ele simplesmente não me deixou abrir mais do que um ficheiro, mas...
    Mais logo experimento, obrigado ;)

8. N_C

N_C Power Member

Pessoalmente prefiro o zipeg

Cumps,

Partilhar esta Página