Unrar/Unzip via terminal

s e 7 e n

Power Member
Andava um bocado farto das apps de extração dos ficheiros .rar ou .zip

"The Unarchiver" - Para mim o melhor, mas para ficheiros que estavam dividos por varios .r01, r02, etc.. as vezes dava problemas e os ficheiros finais ficavam danificados.

"Unrar X" - Era o que usava para solucionar o problema dos varios ficheiros, mas as vezes começava a bloquear o MAC todo, as vezes tinha que parar o que estava a fazer para poder extrair um ficheiro.

Stuffit - não gostava muito dele e sofria um bocado do também do problema do Unrar



Solução para isto?
Começar a usar o Terminal.
Como tenho sempre o terminal da Dock, porque uso muita vez por dia para fazer umas coisitas, comecei a procura de fazer o extract pelo terminal...


ZIP Files
Mais fácil não existe, já vem instalado com o OSX e para ser usado basta um código do género:
unzip file.zip
Para mais informações do comando unzip, podem ver aqui...


RAR Files
Para este ficheiros temos que instalar um programa, porque o OSX não trás nada já instalado para trabalhar pela linha de comandos.
Vamos usar o "famoso" Winrar que é usado em Windows.
Vai-se ao site do Rarlab e fazemos o download do software para OSX, neste caso o "RAR 3.80 beta 4 for Mac OS X"

Extraímos o .tar.gz que fizemos download e abrimos o Terminal.
E escrevemos qualquer coisa como, se fizeram o download para a vossa pasta dos Downloads:
cd '/Users/%UserName%/Downloads/rar'

Agora vamos instalar o Unrar:
sudo install -c -o %UserShortName% unrar /bin

Podem testar se esa tudo funcional, fazendo um unrar no Terminal

Usar o Unrar para extrair ficheiros:
unrar x file.rar


Agora vem o melhor :D

Andei a brincar a com o AppleScript e umas app que tinha por ai, e fiz uma coisa do genero...
20080813-cu5ifuudjkwdpw2hcatf8txbeb.png


Basta irmos a pasta de um .rar ou .zip e carregarmos no botão e ele abre logo o Terminal e começa logo a extrair os ficheiros

Problemas por corrigir:
- Só ainda trabalha para ficheiros .rar
- Se tiverem 3 ficheiros .rar na pasta ele extrai todos (pode ser uma feature e não bug)
- Acho que não trabalha com .rar ou .zip com password

Por implementar:
- Arrastar um .rar ou .zip para o icon e ele extrai esse ficheiro


DOWNLOAD APP
 
Última edição:
Nice.. Agora não tenho aqui o mac mas acho que o quicksilver também consegue descomprimir zips, tars e outros formatos (rars acho que não). Portanto usando proxy objects podes seleccionar um ficheiro, carregar num atalho definido por ti, e o quicksilver descomprime-o (o mesmo se aplica para a compressão).
 
O que me dava mesmo jeito era uma maneira de poder extrair vários ficheiros que estão protegidos por password e de forma semi-automática.
Vamos supor que são episódios de algo (:rolleyes:) e cada ep está dividido em 3 rar (*.part1.rar ; *.part2.rar ; *.part3.rar) e todos eles usam a mesma password.
 
Para isso uso o UnraX. Meto-lhe a password, selecciono todos os ficheiros necessários, e arrasto-os para a janela do UnrarX.
Mas é uma excelente dica! Quando me mudei para Mac, andei aí uns dias bem frustrado por causa dos rars...>(
 
Para isso uso o UnraX. Meto-lhe a password, selecciono todos os ficheiros necessários, e arrasto-os para a janela do UnrarX.
Mas é uma excelente dica! Quando me mudei para Mac, andei aí uns dias bem frustrado por causa dos rars...>(

Ia jurar que tinha tentado fazer isso e ele simplesmente não me deixou abrir mais do que um ficheiro, mas...
Mais logo experimento, obrigado ;)
 
Back
Topo