UNREAL ENGINE 3® vs. CRY ENGINE 2®

CRY ENGINE 2 ou UNREAL ENGINE 3

  • UNREAL ENGINE 3

    Votes: 107 54,0%
  • CRY ENGINE 2

    Votes: 91 46,0%

  • Total voters
    198
  • Votação encerrada .
O que interessa se o CE2 seja melhor tecnicamente se a nivel de optimização é uma desgraça?
O Crysis apesar de ser bom graficamente foi um flop a nivel de vendas e qual a razão para isso, um motor de jogo mal optimizado que nem os jogadores com computadores topo de gama o conseguiam jogar com tudo no máximo, é ai que o UE3 ganha não sendo melhor tecnicamente mas melhor a nivel de optimização, as pessoas não podem ver um jogo só pela a qualidade gráfica mas sim como num todo.
 
Não faz sentido dizer que o CryEngine2 está mal optimizado, quando este é muito superior ao unrealengine3.

A verdade é que o CE2 é muito dependente de um bom GPU para um desempenho razoável para poder mostrar todo o seu esplendor, enquanto que o UE3 é bem mais modesto em termos de requisitos para dar o seu máximo...

A cena é que não se pode pedir para jogar Crysis VeryHigh com placas de 200€ e depois dizer-se que está mal optimizado...

A verdade é que o hardware actual não tem potência suficiente para o motor, mas haveremos de chegar lá...

Quando la chegar provavelmente já havera motores melhores.

Nao pode-se pedir jogos como o Crysis poder-se jogar como deve de ser com placas de 200€ entao porque é que a Crytek lançou o jogo? Para emoldurar algo? Ou a Crytek pensa que todos temos em casa placas de 500€?
Ainda bem que a Crytek pensa assim como tu se calhar, foi por isso que talvez o Crysys tenha sido um campeao de vendas ( not ).
 
Última edição:
E como é que podem dizer que o CE2 é melhor se nem corre como devia no hardware actual? Enfim... Ao menos admitam , tá mal feito (mal optimizado) e o UE3 tá muito mais bem feito , e em medium o crysis não é melhor que o Gears ou COD4 no máximo , não façam as pessoas rir...

Toda a gente sabe que o CE2 é um motor muito capaz de gerar gráficos que não se vê em outro motor de jogo , mas quem é que os consegue ter no PC a correr fluido? Prai 5,10% dos gamers de PC... por isso UE3 rula e muito , tem muito bons gráficos e corre muito bem no Geral , não é por acaso que as vendas do crysis foram o que foram e o CoD4 são o que são :D

Mas o ppl só vê gráficos á frente mesmo que passem a 10fps´s os gráficos é que interessam lol.

Não entendes aonde é que ele quis chegar.

Com um PC mediano tens uma melhor qualidade de imagem no UE3.0 do que no CE2.0
E, no final, é isso que interessa, é nisso que o Cry Engine 2.0 falha e bastante.

era isso mm...
 
Última edição:
Não estou a dizer que o CE2 vendeu mais que o UT3, até porque ambos venderam menos que ambas empresas esperavam.

Estou a dizer que em termos técnicos e pela experiência que tenho com ambos, o CE2 é muito melhor, é que não têm nada a ver...

Depois, era bem de esperar que o UE3 estivesse bem "optimizado" uma vez que é suposto ser suportado na XBOX 360 e na PS3, logo para correr nos PCs não é preciso ter uma ganda bomba...

Sabes o que te digo??? Deixa sair o Crysis ou lá o que for para as consolas e ver o que é que dizes da "optimização"... Já que no PC nem vale a pena comparar.
 
Eu votei no unreal engine 3 pois acho-o tecnologicamente mais avançado que o cry engine 2...

Antes de começarem a bater-me deixem-me explicar a razão:

Desde há uns tempos para cá que o hardware está cada vez menos a evoluir em raw power e apostar mais em paralelismo como cpu's com vários cores e placas gráficas em modo SLI ou Crossfire e é aqui a grande diferença entre os dois: o cry engine 2 é uma vergonha a tirar proveito da arquitectura que é cada vez mais mainstream...

O crysis num quad-core tem praticamente a mesma performance que num dual-core enquanto que bioshock, UT3 e gears of war escalam de forma fenomenal :D O mesmo acontece com o SLI em que o crysis só mostra um ligeiro aumento de performance com duas gráficas (cerca de 30-40%) enquanto que o UE3 escala por volta dos 70% e continua a escalar com 3 gráficas (aqui o crysis fica praticamente na mesma que com duas) e até mesmo com 4 gráficas!!!

Há quem diga que o crysis tem uma optimização mais difícil por ter de lidar com quantidades bem maiores de poligonos mas nisso não concordo em absoluto... Vejam bem os mapas do UT3 em que há zonas que possuem superfícies com grandes níveis de subdivisões e parecem quase 100% curvas... se activarem o polycount vão ter uma bela surpresa :P

O que vai acontecer é que o cry engine vai ter muito mais dificuldades em evoluir para um próximo estadio de qualidade sem sofrer um reestruturação profunda enquanto que o UE3 ainda tem muito espaço de manobra. Segundo a ultima entrevista do Tim Sweeney (dono da epic) o UE3 vai continuar sem grandes reestruturações enquanto não sair a próxima geração de consolas e isso compreende-se perfeitamente pois o UE3 tem a capacidade de ser muito escalável ao contrário do CE2 (só espero é que não façam o mesmo que fizeram com o UE2.5 que foi uma valente bosta :S)

Claro que visualmente o cry engine 2 deixa o UE3 bastante distante com o seu sistema de dinamic LOD, enviroment lightning (atenção que o UE3 também possui uma versão rudimentar para luz global que quando bem usado consegue dar excelentes resultados), etc etc

É injusto quando dizem que o UE3 apresenta cores mortas e imagem bastante baça quando na realidade isso é decisão do ppl que faz o content que opta por usar isso...
As cores mortas são resultado do color grading e que permite dar um ambiente diferente à atmosfera e isso também é usado no crysis (ambiente acastanhado nos primeiros níveis ou desaturado com cores mais frias e contraste aumentado para as cores escuras nos níveis do gelo onde o resultado final fica com cores "mais mortas").
Finalmente a imagem baça tem a haver com um efeito composite final chamado glow que consiste em criar um mapa preto e branco da imagem, diminuir a itensidade das zonas mais escuras, fazer blur e adicioná-lo em overlay em modo add. O resultado normalmente é fantástico mas infelizmente parece que todos que trabalham com o UE3 têm o estranho hábito de abusar um pouco nisso :P
 
Última edição:
CE2 sem qualquer hesitação. Numa boa máquina não tem qualquer comparação. Não vi nada em qq jogo com o motor do UE3 que ao nível técnico se aproxime por exemplo de uma batalha no meio da selva no Crysis.

Quanto ao UE3, na minha opinião o motor do COD4 é superior.

Uma nota no entanto porque me parece que muita gente está a comparar os respectivos jogos (UT3 ou GoW com o Crysis) e não é de todo o que esta thread pretende...
 
So sei q consegui jogar UT3 800x600 no meu pc de 6 anos (media de 25fps num server populado) e o resto é historia De qualquer maneira, eu daria um empate. O CE esta mal optimizado mas xega mais longe, enquant o q o UE3 nao tem graficos tao bons (apesar da diferença nao ser assim tao abismal), mas esta melhor optimizado.

Pois não, a diferença não é nada abismal não... :rolleyes:
 
E como é que podem dizer que o CE2 é melhor se nem corre como devia no hardware actual? Enfim... Ao menos admitam , tá mal feito (mal optimizado) e o UE3 tá muito mais bem feito , e em medium o crysis não é melhor que o Gears ou COD4 no máximo , não façam as pessoas rir...

Toda a gente sabe que o CE2 é um motor muito capaz de gerar gráficos que não se vê em outro motor de jogo , mas quem é que os consegue ter no PC a correr fluido? Prai 5,10% dos gamers de PC... por isso UE3 rula e muito , tem muito bons gráficos e corre muito bem no Geral , não é por acaso que as vendas do crysis foram o que foram e o CoD4 são o que são :D

Mas o ppl só vê gráficos á frente mesmo que passem a 10fps´s os gráficos é que interessam lol.



era isso mm...

Tu já jogaste os jogos todos que mencionaste para o pc? Inclusive o Crysis em medium e comparaste ao menos com esses ditos jogos?

Então ganha juízo e não venhas cá dizer asneiras. :rolleyes:

Já não é a primeira vez que te referes a estatísticas que são baseadas no nada, depois referes-te ás vendas, comparando um jogo que foi vendido somente para PC e outro que é multiplataformas... Logo aqui já nem devia dar-te confiança... Mas tudo bem.

Quanto ao teu primeiro comentário, experimenta jogar o Crysis em medium e o gears of wars no máximo, e depois vem aqui e posta screens, para eu me rir.

Ou, se quiseres, eu próprio me dou ao trabalho e faço-te esse favor, chapo-te com as prints na cara que é para tu deixares de dizer asneiras ;)
 
Última edição:
Eu acho curioso utilizarem o termo "optimização" a toda a hora, quando 95% das pessoas nem sabe o que isso é. Simplesmente estão a dizer que o engine está mal optimizado porque não o conseguem jogar com as mesmas settings que utilizam noutros jogos, ainda que as settings em high do Crysis sejam superiores às de qualquer outro jogo no máximo :rolleyes:

Antes de mais, comparar o CryEngine2 que apenas foi utilizado no Crysis com o UE3 que foi utilizado por dezenas de equipas em dezenas de jogos diferentes é bastante curioso. Se querem comparar tendo em conta os jogos - dado que pelos comentários aqui feitos, tenho sérias dúvidas que alguém tenha qualquer experiência a trabalhar com motores de jogo ou conhecimentos a nível de programação para estabelecer a comparação a nível técnico -, ao menos explicitem a que jogos se referem.

O facto do UE3 ter sido utilizado numa diversidade de jogos também significa que os drivers para as placas gráficas estão melhor optimizados (aqui sim, se deve falar de optimização), pois o UE3 já sofreu várias actualizações. Juntem a isto o objectivo de ser um engine bastante acessível para os developers e com grande portabilidade (a maioria dos jogos que o utilizam são destinados à X360/PS3), e têm a maioria das razões pela qual o UE3 é menos exigente que o CryEngine2 em termos de requerimentos.

Também acho errado continuarem a comparar um jogo com os gráficos, física e escala do Crysis a jogos como o Gears of War. Se o UE3 fosse utilizado num jogo com as features e escala do Crysis, seria igualmente exigente.

Quanto a vendas, acho que nem vale a pena abordarem esse tópico, pois em menos de 4 meses o Crysis vendeu mais de 1 milhão. Tendo em conta os seus requerimentos e o facto de ser exclusivo para PC, acho que é bastante explicativo.
 
CE2, Mas eu sou apologista de que o mercado precisa de algo evolucionário e não revolucionário, o UE3 é acessível a muitos tipos de sistemas e consegue ter um visual bonito, que é o que eu gosto.
É abominável quando a maior parte do publico critica um jogo tendo em conta, apenas a sua capacidade gráfica e visual; é importante, mas não crucial.

A jogabilidade e imersão de um jogo são os pontos mais importantes de um jogo e ao que parece com o passar das ultimas gerações a ideia que tem passado é a de que os pontos secundários é que passaram ao mais importante para a venda de um jogo, passo a explicar, Visual, efeitos sonoros, banda sonora e actores, são tudo pormenores que podem elevar a qualidade de um jogo, mas o mais importante, ou seja, a base para um jogo ser realmente divertido é a sua jogabilidade, história e interactividade.
Exemplos simples do que eu disse posto em prática são a Nintendo Wii e NDS por exemplo, mas para aqueles fanboys que vêem o que eu disse e rebentam de raiva em vez de tentarem interpretar o significado das minhas palavras vou dar outro exemplo, World of Warcraft é um jogo que gráficamente não é nada de especial, tecnologicamente a nivel gráfico é datado mas mesmo assim consegue ser bonito e correr em computadores do final da decada de 1990(obvio que neste caso não seria muito bonito mas a verdade é que é possível correr falo por experiência própria), existem outros exemplos como o starcraft e warcraft 3, fallout 1 e 2, Dune 2000.

É claro que neste questão qual a engine tecnologicamente melhor? CE2 é a melhor, pois é a que tem mais capacidades e mais potencial.
Se a questão for, qual a melhor engine para jogos actualmente e nos próximos 2-3 anos? UE3 sem duvida alguma.
Porquê? Já expliquei se até agora não conseguem ver a resposta depois do que já foi explicado, tenho receio que não estejam a ser imparciais.
 
Percebo o que queres dizer.
No entanto, há que ver uma coisa: Farcry e Crysis têm um ambiente espetacular, que mais nenhum jogo conseguiu, até hoje, imitar (o mais próximo foi o Oblivion, mas mesmo assim...). Uma ilha enorme, grandes paisagens, visão à distância até perder de vista...
São jogos "únicos". Jogos com o motor do UE3 (ou source, ou Doom3, etc etc) são algo limitados nesse aspecto. Interiores bons, exteriores pouco conseguidos (pelo menos não comparáveis ao que se vê no Crysis).
Há que dar o devido valor às coisas. Motores como o do UE3 há muitos. Como o Cryengine (1 e 2)?... pois...

Por isso, acho que tem muito mais mérito o CE2, mesmo que não seja tão compatível como o UE3 :)
 
Tu já jogaste os jogos todos que mencionaste para o pc? Inclusive o Crysis em medium e comparaste ao menos com esses ditos jogos?

Então ganha juízo e não venhas cá dizer asneiras. :rolleyes:

Já não é a primeira vez que te referes a estatísticas que são baseadas no nada, depois refereste ás vendas, comparando um jogo que foi vendido somente para PC e outro que é multiplataformas... Logo aqui já nem devia dar-te confiança... Mas tudo bem.

Quanto ao teu primeiro comentário, experimenta jogar o Crysis em medium e o gears of wars no máximo, e depois vem aqui e posta screens, para eu me rir.

Ou, se quiseres, eu próprio me dou ao trabalho e faço-te esse favor, chapo-te com as prints na cara que é para tu deixares de dizer asneiras ;)

Não precisas de o fazer. Já corri o Bioshock e o Gow e o UT3 no máximo, o crysis em medio, e UE3 está muito melhor. Só o facto de ser fluido mete o crysis de lado. É muito bonito sim senhor, mas mal optimizado não obigado.
 
Tu já jogaste os jogos todos que mencionaste para o pc? Inclusive o Crysis em medium e comparaste ao menos com esses ditos jogos?

Então ganha juízo e não venhas cá dizer asneiras. :rolleyes:

Já não é a primeira vez que te referes a estatísticas que são baseadas no nada, depois refereste ás vendas, comparando um jogo que foi vendido somente para PC e outro que é multiplataformas... Logo aqui já nem devia dar-te confiança... Mas tudo bem.

Quanto ao teu primeiro comentário, experimenta jogar o Crysis em medium e o gears of wars no máximo, e depois vem aqui e posta screens, para eu me rir.

Ou, se quiseres, eu próprio me dou ao trabalho e faço-te esse favor, chapo-te com as prints na cara que é para tu deixares de dizer asneiras ;)


Mas quem és tu? Algum ser com o dom da razão que aquilo que tu dizes é o que tem de ser? Chapas-me na cara? , tens de rever a tua atitude tens rapaz.... e para já tenho os joguinhos todos que tás prai a mandar bitaites e todos para PC , não venhas com histórias pois se quiseres eu próprio ajudo-te a escavar o buraco pa te enfiares lá dentro... depois tapo-te para não te ouvir mais com as tuas baboseiras.
 
Como o google é nosso amigo...

Pic1
Pic2
Pic3
Pic4

A meu ver em termos de qualidade gráfica, para mim o CE quase que se aproxima do fotorealismo (as pics 2 e 4 especialmente). O UE, tem sempre muito mais ar de CGI e não consigo gostar do abuso no efeito de bloom.

Em termos de velocidade, o UE sairá claramente vencedor. Mas da mesma forma o motor de Quake3 sairá claramente vencedor face ao UE3 e não será por isso que será melhor.
 
para kem diz k UE3 é mais fraco e nao tao real e seja lá o k for do blur, antes de mandarem postas de pescadas saibam do k estão a falar

GG

UE > ALL
 
Mas ninguém disse que o UE3 tem melhores gráficos...o CE2 é óbvio que consegue melhores gráficos pena é poucos os poderem ter a jogar , só pá foto é diferente :)
 
Back
Topo