Eu votei no unreal engine 3 pois acho-o tecnologicamente mais avançado que o cry engine 2...
Antes de começarem a bater-me deixem-me explicar a razão:
Desde há uns tempos para cá que o hardware está cada vez menos a evoluir em raw power e apostar mais em paralelismo como cpu's com vários cores e placas gráficas em modo SLI ou Crossfire e é aqui a grande diferença entre os dois: o cry engine 2 é uma vergonha a tirar proveito da arquitectura que é cada vez mais mainstream...
O crysis num quad-core tem praticamente a mesma performance que num dual-core enquanto que bioshock, UT3 e gears of war escalam de forma fenomenal
O mesmo acontece com o SLI em que o crysis só mostra um ligeiro aumento de performance com duas gráficas (cerca de 30-40%) enquanto que o UE3 escala por volta dos 70% e continua a escalar com 3 gráficas (aqui o crysis fica praticamente na mesma que com duas) e até mesmo com 4 gráficas!!!
Há quem diga que o crysis tem uma optimização mais difícil por ter de lidar com quantidades bem maiores de poligonos mas nisso não concordo em absoluto... Vejam bem os mapas do UT3 em que há zonas que possuem superfícies com grandes níveis de subdivisões e parecem quase 100% curvas... se activarem o polycount vão ter uma bela surpresa
O que vai acontecer é que o cry engine vai ter muito mais dificuldades em evoluir para um próximo estadio de qualidade sem sofrer um reestruturação profunda enquanto que o UE3 ainda tem muito espaço de manobra. Segundo a ultima entrevista do Tim Sweeney (dono da epic) o UE3 vai continuar sem grandes reestruturações enquanto não sair a próxima geração de consolas e isso compreende-se perfeitamente pois o UE3 tem a capacidade de ser muito escalável ao contrário do CE2 (só espero é que não façam o mesmo que fizeram com o UE2.5 que foi uma valente bosta :S)
Claro que visualmente o cry engine 2 deixa o UE3 bastante distante com o seu sistema de dinamic LOD, enviroment lightning (atenção que o UE3 também possui uma versão rudimentar para luz global que quando bem usado consegue dar excelentes resultados), etc etc
É injusto quando dizem que o UE3 apresenta cores mortas e imagem bastante baça quando na realidade isso é decisão do ppl que faz o content que opta por usar isso...
As cores mortas são resultado do color grading e que permite dar um ambiente diferente à atmosfera e isso também é usado no crysis (ambiente acastanhado nos primeiros níveis ou desaturado com cores mais frias e contraste aumentado para as cores escuras nos níveis do gelo onde o resultado final fica com cores "mais mortas").
Finalmente a imagem baça tem a haver com um efeito composite final chamado glow que consiste em criar um mapa preto e branco da imagem, diminuir a itensidade das zonas mais escuras, fazer blur e adicioná-lo em overlay em modo add. O resultado normalmente é fantástico mas infelizmente parece que todos que trabalham com o UE3 têm o estranho hábito de abusar um pouco nisso