Crusher
Power Member
Como o google é nosso amigo...
Pic1
Pic2
Pic3
Pic4
A meu ver em termos de qualidade gráfica, para mim o CE quase que se aproxima do fotorealismo (as pics 2 e 4 especialmente). O UE, tem sempre muito mais ar de CGI e não consigo gostar do abuso no efeito de bloom.
Em termos de velocidade, o UE sairá claramente vencedor. Mas da mesma forma o motor de Quake3 sairá claramente vencedor face ao UE3 e não será por isso que será melhor.
Meter o Quake3 desse modo ao barulho não me pareceu ser uma opção feliz, uma vez que já é um motor com 2 gerações anteriores a estes 2. Alias, acho que não se pode justificar o facto do UE3 ser mais rápido que o CE2, só pela suposta inferior qualidade gráfica... o CE2 podia ser mais rápido se fosse melhor optimizado.
O suporte do UE3 no mercado das consolas têm provas dadas. Não sei se sairá algum Crysis para alguma consola mas cá espero até darem provas.
Apesar de não ter jogado o Crysis, dá a sensação que o facto de não correr ainda na sua qualidade de máxima em boas condições, serviu para vender hardware o que reforçou mais a ideia de que é um bom motor gráfico.
Sim porque o que torna mais bonito um jogo não é só pelo motor em si, mas sim para quem modela e dá vida ao jogo. Podes ter um bom motor mas se não consegues mostrar ao mundo o que o motor vale, vai ficar enterrado. E há quem consiga com motores gráficos menos pipis que os concorrentes e no fim de contas conseguem reproduzir visualmente um bom jogo.
Curiosamente, o UE3 até inverteu a regra geral que os motores feitos pelo Tim Sweney e companhia eram pesados e mal optimizados.
Pelas imagens que colocastes algumas são de facto melhores com o CE2. Mas não é por aí que se chega a conclusões finais... basta pegar no exemplo do motor Quake3 do que evoluiu desde que o próprio jogo foi lançado. Ou seja, neste confronto entre o UE3 e o CE2 parece-me ainda cedo para eleger vencedores.