Untangle Open Source Network Gateway

Kain

Power Member
Boas,

Ultimamente tenho andado de volta deste "brinquedo" e tenho ficado bastante surpreendido.

É relativamente fácil de utilizar, têm uma interface no mínimo original e uma panóplia de soluções bastante simpática.

http://www.untangle.com/Product-Overview


platform01.png


Quem é que por ai já têm utilizado a Untangle?
 
A aplicação é gratuita?

Por acaso parece-me bastante interessante, tenho andado a experimentar neste momento é a versão Vmware da Astaro gateway, mas essa é apenas trial, se não for muito cara é de facto uma opção a tomar.

Basicamente tu instalas e configuras aplicações e o Untangle funciona como um gestor certo?

Instalas num PC que funcione como firewall, directamente no router/gateway ou podes instalar em qualquer computador desde que devidamente configurado?

Cumprimentos
 
A aplicação é gratuita mas tens alguns módulos que são a pagar( Tipo o AD connector ou o modulo Kaspersky Virus Blocker)

Open Source (and Free)

The Untangle Server and 12 of the applications that run on it are open source and free under the GNU General Public License v2 (GPLv2). Untangle’s platform provides the GUI, logging, reporting and “virtual-pipelining” technology to make all of the apps run together smoothly. Signatures updates and software upgrades, which install automatically, are also included.
Commercial Add-ons

These are designed for networks with advanced needs. Commercial add-ons include live support, advanced management features and applications for additional security and remote access.
Deployment Options

Untangle has 3 network deployment options:

Router: Dedicated server that performs routing & firewall services

Transparent Bridge: Dedicated server that drops seamlessly behind existing routers & firewalls

Re-Router™: Adds network-wide protection while running on an existing desktop (runs on Windows)

Basicamente instalas (insalação bare metal tipo a Smoothwall) no modo em que queres e depois basta seleccionar que módulos queres activar.

O único senão que vi até agora é que exige um bocadinho da maquina. Tens de ter no minimo 512Mb de ram para instalar se n me engano
 
Última edição:
Ainda não vi a aplicação, mas penso que 512mb para uma maquina actualmente não seja exigir um bocadinho. Se se pretender menos que isso com spam blocker, Interligaçao com AD, Virus Scan etc (daquilo que vi de opcoes) mais vale ir logo reclamando o prémio do euromilhoes sem jogar.

Achei interessante o ser multi-plataforma, vou inspeccionar a coisa até porque sinceramente tou um bocadito cansado do ISA e das limitações dele.
 
Pelos padrões de hoje 512 não é muito mas comparando com outras opções (tipo IPCop ou Smoothwall) ainda é um bocadinho.
 
Boas,

Ultimamente tenho andado de volta deste "brinquedo" e tenho ficado bastante surpreendido.

É relativamente fácil de utilizar, têm uma interface no mínimo original e uma panóplia de soluções bastante simpática.

http://www.untangle.com/Product-Overview


platform01.png


Quem é que por ai já têm utilizado a Untangle?

Boas,

Realizei recentemente um projecto em que foram testadas várias appliances (smoothwall, Endian, ISA Server, Knoppix) e a que me calhou na rifa foi precisamente a Untangle.

A appliance em si tem um interface bastante intuitivo, no entanto peca um pouco por ser algo "pesada"...recordo-me que o arranque era um pouco demorado.

Como ponto negativo...posso apontar o acesso VPN...aparenta ser de fácil configuração, contudo engana bastante...é muito dificil colocar a ligação vpn a funcionar.

A nivel de pontos fortes posso apontar por exemplo o seu interface intuitivo que permite implementar soluções com uma enorme facilidade (web filter) e o acesso por web interface :007:
 
Back
Topo