• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Update de hardware ajuda.

D.G

Membro
Boas malta, precisava da vossa ajuda e opinião tenho um desktop com as seguintes specs e gostava de saber que peças posso meter nisto para atualizar o meu sistema, sou apenas um curioso com algum conhecimento informático mas não expert daí vir pedir a vossa sabedoria em relação a isto.
O meu objetivo é apenas atualizar um bocado o sistema para não ter que comprar outro computador.

GPU - Nvidia GeForce GTX 1050
CPU - Intel(R) Pentium(R) CPU G4560 @ 3.50GHz
RAM - 16GB DDR4 2133MHz
OS - Windows 10 Pro 64Bit
Motherboard - msi h110m pro-vd (ms-7996) ddr4 32gb dvi usb3.0
SSD - 250gb
HDD - 1TB

Que dizem, sugestões?! Visto que o meu sistema não é dos mais recentes, ainda encontro peças para isto?

Obrigado desde já.
 
Com essa motherboard, estás completamente limitado a cpus mais antigos (corrijam-me se estiver errado). Dito isto, terias de mudar a motherboard, o que implica novo cpu. A RAM podes aproveitar, dependendo dos dois componentes que falei.

Mas tudo depende também do orçamento :)
 
podes aproveitar a ram os discos e a gráfica depende do orçamento
e do que queres fazer com o pc se responderes ao questionário é mais fácil
de te aconselhar algo
mas sem duvida que a MB e o CPU sao prioridade
 
Peço desculpa, foi falta de atenção minha.
Ora cá vai,

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

-
Orçamento depende não preciso componentes top market apenas quero melhorar o que já tenho.
A compra dos componentes é para ir comprando aos poucos.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

-
Apenas componentes.


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

- Gaming.
- Office / Navegação web / Filmes.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

-
O que tinha em mente é ir comprando os componentes aos poucos mas de forma a poder usar o desktop á medida que o vou atualizando, mês a mês?! Talvez?!


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

GPU - Nvidia GeForce GTX 1050
CPU - Intel(R) Pentium(R) CPU G4560 @ 3.50GHz
RAM - 16GB DDR4 2133MHz
OS - Windows 10 Pro 64Bit
Motherboard - msi h110m pro-vd (ms-7996) ddr4 32gb dvi usb3.0
SSD - 250gb
HDD - 1TB


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

-
Não estou muito dentro deste assunto mas acho que não é necessário.


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


- Pelo que percebi o que preciso de momento mais "urgente" seria a motherboard e o CPU mas de forma a que fosse compatível com outros componentes restantes.


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

-
Não.


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

-
Não.


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

-
Não.


Sendo assim que motherboard e CPU me recomendam e que seja compatível com os meus outros componentes restantes?
 
12400f e uma b660 se tiveres orçamento para isso. Podes reutilizar a ram, mas eu daria upgrade a isso também vendendo esse kit, até porque compras um kit de 16gb de 3200mhz por ~70€

E depois tentas pescar uma gráfica dentro das tuas possibilidades e com a tendencia de descida de preços, hás de arranjar um bom negócio mais tarde ou mais cedo
 
Não deste um orçamento. Se dizes que é para comprar mês a mês e sabes já que tens de comprar motherboard e cpu, diz qual o valor que estás disposto a gastar neste primeiro mês nesses 2 componentes. É que a variação de preço pode ser enorme.
 
Quero gastar o menos possível mas também não quero estar a comprar uma coisa muito barata para estar a "mudar" daqui a 2 semanas🤔😅

Estou disposto a gastar no máximo uns 200€ a cada mês mais coisa menos coisa.
 
Quero gastar o menos possível mas também não quero estar a comprar uma coisa muito barata para estar a "mudar" daqui a 2 semanas🤔😅

Estou disposto a gastar no máximo uns 200€ a cada mês mais coisa menos coisa.

Então junta o dinheiro de 2 meses e compra o que mencionei que ficas servido a nivel de cpu para alguns anos.
 
Ok, tenho estado a ver aqui, desse modelo de motherboard que mencionaste a b660 tem vários modelos, qual o modelo é que devo optar por comprar de modo a que seja compatível com os meus outros componentes e esse processador i5 que também mencionaste? Podes ser mais especifico sff?!
E já agora sabem se existe maneira de ver o tamanho da motherboard? A minha caixa de desktop não é pequena mas tenho visto alguns desktops gigantes e gostava de saber se vai caber dentro da minha caixa.

Obrigado pela ajuda!
 
Qualquer b660 serve com esse cpu, mas queres uma que tenha alimentação suficiente, porque tens b660 que aquecem um pouco com um 12400. E que tenha o nivel de conectividade que precises, numero de USBs etc. Uma motherboard não é mais do que um cabo mais elaborado.

Assim de repente mais baratinha tens talvez uma Asus PRIME B660-PLUS D4, mais cara tens a Asus TUF GAMING B660M-PLUS D4 DDR4 que tem umas VRMs melhores e também deve ter melhor audio
 
Acho que vou optar pela Asus PRIME B660-PLUS D4 DDR4 + 12400f e já fico com o meu setup mais atualizado depois mais tarde compro um gpu quando os preços descerem mais, a minha preocupação é mais que seja compatível com o resto dos meus componentes que aqui tenho no desktop pois não posso comprar logo tudo de uma virada.

 
Isso é tudo compativel é norma ATX que já é usada há vários anos. A unica coisa que pode não ser compativel seria um cooler para um socket diferente, mas o 12400f traz o cooler de origem, mas recomendo sempre o upgrade para outro cooler à parte embora não seja necessário.

De resto funciona tudo, desde discos até a gráfica que tens agora, a memória também é DDR4 por isso é só colocar na board nova o kit antigo se não quiseres um kit mais rápido.
 
Última edição:
Isso é tudo compativel é norma ATX que já é usada há vários anos. A unica coisa que pode não ser compativel seria um cooler para um socket diferente, mas o 12400f trás o cooler de origem, mas recomendo sempre o upgrade para outro cooler à parte embora não seja necessário.

De resto funciona tudo, desde discos até a gráfica que tens agora, a memória também é DDR4 por isso é só colocar na board nova o kit antigo se não quiseres um kit mais rápido.

Se quiseres comprar um cooler diferente, recomendo da Noctua. De resto, estou de acordo com a opção de juntares os 2 meses para comprares os 2 componentens. Pela minha experiência, acabas sempre por querer mudar outra coisa qualquer também...
 
Antes de comprares, coloca aqui a lista.

A prioridade agora vai ser só Asus PRIME B660-PLUS D4 DDR4 + 12400f, o cooler da noctua também está em vista mas como não é necessário fica para depois.

Eu ia antes pela MSI PRO B660M-A DDR4 a 160€ é mais cara do que essa ASUS mas tem melhores VRM's caso queiras por um cpu melhor no futuro

Essa motherboard anda pelos 150€ a asus prime b660 está nos 165€, se é como dizes que tem vrms melhores então vou para essa até é mais barata e tudo, hmmm... decisions decisions 🤔
 
Não estou dentro dos preços e há aqui pessoas bem mais informadas mas, (e depende sempre do orçamento), não poupes 10, 15 ou 20€ se puderes ficar com uma board que te dê mais opções no futuro. Mesmo que não mudes depois de CPU, mesmo numa revenda terá sempre mais valor. Uma board desactualizada vale muito pouco.
 
Eu ia antes pela MSI PRO B660M-A DDR4 a 160€ é mais cara do que essa ASUS mas tem melhores VRM's caso queiras por um cpu melhor no futuro

Pelo preço dessa ia claramente para a Asus TUF GAMING B660M-PLUS D4. A nivel de VRMs parece-me ser ela por ela (ambas 8+4), embora a Asus pelo que estive a ver usa powerstages de 50A da DrMoS e a MSI usa Alpha & Omega powerstages. Na minha experiência as powerstages da DrMoS são melhores para undervolting, mas de resto se não mexer nada em nada vai dar ao mesmo no final do dia.
A Asus tem melhor audio garantidamente


A board equivalente do video é a Asus TUF GAMING B660M-PLUS WIFI DDR4, é a mesma que a Asus TUF GAMING B660M-PLUS D4 mas com o WiFi extra
 
Última edição:
Back
Topo