• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Update Processador Asus N61jv

Heavymach666

Power Member
Boa noite, gostaria de saber se alguém me pode ajudar na escolha de um processador para o meu portátil. Não me quero desfazer dele, é uma máquina super fiável, só me deu um problema com as dobradiças mas a garantia cobriu na altura e desde então nunca mais deu problemas.

Pela informação que consegui recolher este é o chipset, e os processadores compatíveis:
http://www.cpu-upgrade.com/mb-Intel_(chipsets)/HM55_Express.html

O portátil é sobretudo para edição, mas poderei desviar-me para o gaming ocasionalmente. (também quero expandir a RAM para 8GB, 16GB se a BIOS permitir - tal como para o processador)

Obrigado
 
Tens que ter em conta que o TDP máximo do chipset é de 35W logo esses que referiste não servem porque têm um TDP de 55W.
 
De facto não dei atenção a esse pormenor, pensei que tendo um socket compatível mesmo com a diferença do TDP uma massa térmica xpto e um bom cooler resolvessem a questão...

Mas então talvez a solução mais lógica fosse manter-me no "família" de processadores que foram lançados com este modelo (creio que o i5 540M é o modelo superior) ou então manter-me nos 35w (aqui o superior seria um i7 640m, julgo eu), certo? É que eu queria mesmo procurar o melhor upgrade possível tendo em conta a relação performance/fiabilidade (fiabilidade no sentido de não estoirar a máquina :D )

http://ark.intel.com/pt-br/products/49666/Intel-Core-i7-640M-Processor-4M-Cache-2_80-GHz

http://ark.intel.com/pt-br/products/43544/Intel-Core-i5-540M-Processor-3M-Cache-2_53-GHz
 
O ideal é utilizar um dos CPU's que foram lançados com esse modelo. No entanto qualquer CPU da mesma geração e familia compatível com o socket e com TDP igual ao do chipset deve funcionar.
 
peço desculpa por desenterrar este tópico, antes de mais. Finalmente tinha-me decidido pela compra do i7 640M mas não consegui ter nenhuma informação sobre a compatibilidade e bom funcionamento deste processador, com socket PGA988, no meu portátil que tem socket rPGA989. Creio que nunca fiz aqui a pergunta, mas sabem-me dizer se isto pode correr bem? Pelo que percebi há diferença de um pino.

Já agora, este processador parece ser complicado de arranjar em Portugal, alguém me aconselha alguma loja que poderá consegui-lo sem encomendá-lo por ebay's e amazon's?

Obrigado
 
Desde ontem também passei a ser o dono de um Asus n61jv jx163v que se encontrava em cima de um contentor do lixo :)
Specs: i5 430m, 2x2GB DDR3 (8GBmax), 320GB HDD, GT 325M 1GB DDR3 + Intel HD
Problemas:
- teclado não funciona, botões do touchpad não funcionam -> usei o meu Logitech K400 comprado através deste fórum;
- bateria não funciona -> está a 100% mas não parece ser capaz de funcionar a bateria, pode ser problema da board ou da bateria, só testando com outra bateria;
- disco de 320GB avariado -> coloquei um SSD que tinha enconstado, re-instalei o 7 Pro x64 e actualizei legalmente para o 10 Pro x64.

Supondo que consigo resolver os problemas acima mencionados, também gostaria de saber qual a possibilidade de upgrade do cpu, possivelmente para um com 4 cores / 8 threads, se é que isso trás alguma vantagem em relação ao original. Pesquisando por "N61JV 720QM" no google, aparecem vários modelos com este cpu de 4 cores, será que há alguma diferença entre as boards com esse cpu e a minha, ou será que a designação extra serve apenas para identificar os componentes que cada modelo trás, usando sempre a mesma board?
 
Desde ontem também passei a ser o dono de um Asus n61jv jx163v que se encontrava em cima de um contentor do lixo :)
Specs: i5 430m, 2x2GB DDR3 (8GBmax), 320GB HDD, GT 325M 1GB DDR3 + Intel HD
Problemas:
- teclado não funciona, botões do touchpad não funcionam -> usei o meu Logitech K400 comprado através deste fórum;
- bateria não funciona -> está a 100% mas não parece ser capaz de funcionar a bateria, pode ser problema da board ou da bateria, só testando com outra bateria;
- disco de 320GB avariado -> coloquei um SSD que tinha enconstado, re-instalei o 7 Pro x64 e actualizei legalmente para o 10 Pro x64.

Supondo que consigo resolver os problemas acima mencionados, também gostaria de saber qual a possibilidade de upgrade do cpu, possivelmente para um com 4 cores / 8 threads, se é que isso trás alguma vantagem em relação ao original. Pesquisando por "N61JV 720QM" no google, aparecem vários modelos com este cpu de 4 cores, será que há alguma diferença entre as boards com esse cpu e a minha, ou será que a designação extra serve apenas para identificar os componentes que cada modelo trás, usando sempre a mesma board?

O portátil é muito porreiro ainda hoje em dia. tenho-o à 7 anos e não me arrependo nunca de ter dado uns 800€ por ele na altura. Só tive dois problemas com ele, que me lembre. Partiu uma dobradiça (disseram-me na Asus que alguns estavam a dar problemas, mas foi para a garantia e veio novo), e recentemente tive um problema com o flat que vou ter que trocar.

Quando ao teclado, facilmente arranjas pelo olx. Comprei um por 15€ há uns tempos. Mas atenção que pode ser alguma interferência que está a afetar o touch. Há dias o touchpad estava errático e era de uma entrar usb que tinha dado um conflito qq. A bateria não tenho conhecimento de causa para te ajudar, mas experimenta testar num portátil compatível. Como reinstalaste o w10 legalmente, gratuitamente ou pagaste?

Quanto a upgrades, já virei a internet de pernas para o ar e ainda não fiz o upgrade. Mudei-lhe a pasta térmica (a que estava já parecia pó de cimento) e baixou uns graus a temperatura do cpu, e da gráfica dedicada (nvidia), e parece que está a ter um comportamento mais estável.

CPU - Quad core não sei se será possível, tens que ficar pelos processadores de 1º geração e os quad core têm especificações diferentes que não sei se são aceites pela board. Os melhores quad core compatíveis com o chipset dos N61Jv são os i7 940XM e i7 920XM, mas estes têm uma diferença de nm's um pouco elevada (não sei ao certo no que afeta a compatibilidade), para além da diferença do TDP ser de 20W em relação ao i5 430m mas uma temperatura máxima de 100º contra os 105º do i5-430m, e há ainda a questão da gráfica, que não sei como afeta o desempenho do portátil. Teria que correr só com a dedicada? Ou estes cpu's têm alguma alternativa a uma gráfica integrada? pelo que vi na INTEL não têm a HD Graphics dos dual core. Se fores para dual core o i7 640 é o topo... tem base clock de 2.8GHz e 3.4GHz em turbo boost, as especificações são praticamente iguais ao i5-430m mas tem um desempenho bem melhor.

RAM - 8GB é o máximo. tenho 2x2GB DDR a 1333MHz, mas nas especificações diz que o máximo é 1060MHz. Apesar disso o portátil reconhece os pentes de 1333MHz.

DISCO - Samsung Evo 850 (de 125/250GB, dependendo do teu orçamento) e ficas com um portátil para alguns trabalhos de multimédia, para correres alguns jogos.
 
Quando ao teclado, facilmente arranjas pelo olx. Comprei um por 15€ há uns tempos. Mas atenção que pode ser alguma interferência que está a afetar o touch. Há dias o touchpad estava errático e era de uma entrar usb que tinha dado um conflito qq. A bateria não tenho conhecimento de causa para te ajudar, mas experimenta testar num portátil compatível.
Devido aos diversos problemas, desconfio que é mesmo da board: ontem notei que ao mexer o ponteiro do rato pelo touchpad, dá pequenos "saltos" com a bateria inserida e mexe-se normalmente sem a bateria inserida, no entanto não dá problemas se usar o touchpad do teclado sem fios, quer tenha a bateria ou não. Já vi um problema semelhante num Acer, no entanto esse acabava por bloquear de vez com a bateria inserida.

Como reinstalaste o w10 legalmente, gratuitamente ou pagaste?
1. Instalar/activar o Windows 7 SP1 (chave, activação por SLP ou Windows Loader, tanto faz desde que diga activado nas propriedades do sistema)
2. Copiar V:\sources\gatherosstate.exe do Windows 10 para o Desktop (V: = DVD)
3. Correr e guardar o ficheiro GenuineTicket.xml numa pen
4. Instalar o Windows 10 sem usar uma chave e SEM NET (7 Home = 10 Home, 7 Pro = 10 Pro), podes formatar e instalar do zero sem actualização
5. Copiar o ficheiro GenuineTicket.xml para C:\ProgramData\Microsoft\Windows\ClipSVC\GenuineTicket
6. Reiniciar, o Windows 10 activa-se após aceder à Internet (por vezes demora um pouco), confirmar nas propriedades do sistema

CPU - Quad core não sei se será possível, tens que ficar pelos processadores de 1º geração e os quad core têm especificações diferentes que não sei se são aceites pela board. Os melhores quad core compatíveis com o chipset dos N61Jv são os i7 940XM e i7 920XM, mas estes têm uma diferença de nm's um pouco elevada (não sei ao certo no que afeta a compatibilidade), para além da diferença do TDP ser de 20W em relação ao i5 430m mas uma temperatura máxima de 100º contra os 105º do i5-430m, e há ainda a questão da gráfica, que não sei como afeta o desempenho do portátil. Teria que correr só com a dedicada? Ou estes cpu's têm alguma alternativa a uma gráfica integrada? pelo que vi na INTEL não têm a HD Graphics dos dual core. Se fores para dual core o i7 640 é o topo... tem base clock de 2.8GHz e 3.4GHz em turbo boost, as especificações são praticamente iguais ao i5-430m mas tem um desempenho bem melhor
Os resultados do Google indicam que há modelos N61JV com i7 quad core de 1ª geração, só não sei se utilizam um dissipador diferente para colmatar a diferença dos 10w a mais.

DISCO - Samsung Evo 850 (de 125/250GB, dependendo do teu orçamento) e ficas com um portátil para alguns trabalhos de multimédia, para correres alguns jogos.
Também tenho um SSD no meu portátil actual, mas passei o DVD para uma caixa USB e inseri um HDD caddy (disco dentro de uma "gaveta" em forma de leitor de DVD) para ter um segundo disco, por isso tenho 128GB SSD + 1TB HDD, que passaria para o N61JV caso o conseguisse pôr a funcionar em condições :D
 
Devido aos diversos problemas, desconfio que é mesmo da board: ontem notei que ao mexer o ponteiro do rato pelo touchpad, dá pequenos "saltos" com a bateria inserida e mexe-se normalmente sem a bateria inserida, no entanto não dá problemas se usar o touchpad do teclado sem fios, quer tenha a bateria ou não. Já vi um problema semelhante num Acer, no entanto esse acabava por bloquear de vez com a bateria inserida.

na terça feira tive exatamente o mesmo problema. era de uma entrada usb 2.0 onde tinha uma interface de audio ligada. tirei e voltei a colocar e correu sem problemas, mas aqui acho que foi mais um problema de drivers (também tenho windows 10, tinha windows 7, mas isto volta e meia dá problemas).

Os resultados do Google indicam que há modelos N61JV com i7 quad core de 1ª geração, só não sei se utilizam um dissipador diferente para colmatar a diferença dos 10w a mais.

http://ark.intel.com/pt-br/products/43183/Intel-BD82HM55-PCH#@compatibility

Eu guiei-me por aqui.
 
@Heavymach666 isso do calor é o menos, baixas o clock e pronto está remendado.

O meu 3630qm desliguei o turbo porque não tinha necessidade dele e porque queria temperaturas abaixo dos 85ºC com a grafica em overclock.
 
@Heavymach666 isso do calor é o menos, baixas o clock e pronto está remendado.

O meu 3630qm desliguei o turbo porque não tinha necessidade dele e porque queria temperaturas abaixo dos 85ºC com a grafica em overclock.

e em relação a não ter gráfica integrada no cpu? o meu portátil ia só funcionar com a nvidia? Em relação aos 'nm', ao cache? quais os problemas que se levantariam. já vi que o chipset é compatível, mas onde vejo agora se a bios (?) aceita o cpu?
 
Não te consigo responder a isso tudo porque não tenho conhecimento para tanto, que processador é que não tem uma grafica integrada???

Tenta verificar alguem que tenha feito upgrades nesse portatil mesmo que não seja para o mesmo cpu, ou então compra num local que se não funcionar possas devolver tipo ebay, perdes sempre o dinheiro dos portes mas não perdes tudo, isto em ultimo caso.
 
Queria ler isso, também queria fazer o mesmo, mas tenho receio que as diferenças sejam muitas. que artigos consultaste?
Afinal parece que li os resultados do Google na diagonal. Realmente aparece N61JV e 720QM nas mesmas páginas, mas não relacionados directamente um com o outro...

e em relação a não ter gráfica integrada no cpu? o meu portátil ia só funcionar com a nvidia? Em relação aos 'nm', ao cache? quais os problemas que se levantariam. já vi que o chipset é compatível, mas onde vejo agora se a bios (?) aceita o cpu?
Não tendo gráfica no CPU o portátil funcionaria apenas com a gráfica dedicada, mas se entendi bem o que li neste artigo (secção Performance), a nVidia interage directamente com o chipset GMA dentro do CPU, por isso não sei se um CPU sem GPU funcionaria neste portátil. Acho que só mesmo encontrando alguém que já tenha testado ou testando nós mesmos com um quad core, de preferência um destes quatro: i7-720QM, i7-740QM, i7-820QM ou i7-840QM. E com a BIOS actualizada para a versão mais recente, claro.
 
Pesquisa o nome do CPU no Google e segue o link ark.intel.com com a descrição do produto, depois compara com o i5-430m: este tem secção "Grsphics Specifications", os i7 que mencionei não têm.
 
Back
Topo