UPDATE - Quais os vossos projectos informáticos?

xupetas

Banido
Olá meninas....
Creio que ainda ninguém fez uma thread deste estilo por isso aqui vai:



Que utilização dão aos vossos pcs?
Só para brincadeira? Testes específicos? Apenas para ter um desktop bonito para mostrar ás gajas? Fanáticos pela consola com o cursor a piscar??

Em termos de projectos informáticos gosto de me envolver em coisas que se podem quase descrever nacionalmente como cuting edge.

Um exemplo é o meu primeiro media center (linux based - que ainda uso hje), data de 2000, numa altura em que linux era algo ainda estranho para muitos, e mediacenters eram umas coisas vendidas pela Grundig que tinham uma mistura de vynil com compact disc.
Ultimamente tenho me dedicado mais ao voip (voice over ip) e a servicos de vvoip (versatile video over ip), como se pode ver no meu ultimo tutorial.
Por isso pergunto: Que projectos para o futuro próximo?

A minha lista pessoal:

HSHR (High speed home routing):

Se pensarmos nisso, e aqueles que utilizam a sério a mula e torrents, sabem que acima das 3000 conecções por segundo os vossos routers (os que os usam) atingem muito rapidamente a saturação chegando muitos a crashar.

O que acontecerá no futuro á medida que as velocidades aumentam?
Lembrem-se que 80% dos routers vendidos só são estáveis até 4mbits (mesmo que digam adsl2 e etc)...
O HSHR é um projecto per-se que utiliza hardware x86 based para efectuar routing de dados (nat’s e port-forwards inclusive) á velocidade das ethernets tambem conhecido como wirespeed.
Tradução: conseguem com um K6/233 mhz com 64 mb de ram, velocidades totais de cabo/adsl com mais de 24000 conecções por segundo a 100 mbits...
Em termos de router que faça isto temos o 7200 da cisco que começa na sua configuração mais barata em €4500.
Neste momento já estou em testes com esta ideia, não utilizando uma máquina física mas sim uma máquina virtual a correr dentro de uma dmz tendo ela atribuída uma ethernet que liga ao modem de cabo.

Posso dizer que nesta fase baixei o meu lag em jogos on-line tendo a mula a pastar, aparentando que levou uma injecção de esteroides.

Outra vantagem deste tipo de configs é o facto de se poder efectuar QOS e traffic shaping sem custos adicionais seja por rede seja por protocolo.

Asterisk (PBX de voip):

Low cost routing de voz. Para que o sistema automaticamente encaminhe o telefonema pelo provider que faça um preço mais competitivo.
Isto será utilizado em conjunto com o sistema PAP2 que já descrevi anteriormente.



E voces?


Ps: Finalizei o HSHR nesta versão

Resultado:
speedrecorde.jpg


Não havia referido mas o hw utilizado foi este:
RouterOS Mips

daughter.jpg


Agora sim... isto é velocidade :lol:
 
Última edição:
Bom post.

Mas esqueceste de por uma hipotese. É que para além de:

Só para brincadeira? Testes específicos? Apenas para ter um desktop bonito para mostrar ás gajas? Fanáticos pela consola com o cursor a piscar??

Há quem use o desktop para trabalhar. Para além de jogar (cada vez menos), uso o meu desktop para programar, escrever texto, relatórios, investigação, arte digital (Photoshop...), correr programas de engenharia (Matlab, PSpice, PSim, EWB...).

Bons projectos.
 
greven disse:
Há quem use o desktop para trabalhar. Para além de jogar (cada vez menos), uso o meu desktop para programar, escrever texto, relatórios, investigação, arte digital (Photoshop...), correr programas de engenharia (Matlab, PSpice, PSim, EWB...).

Bons projectos.


Idem :)
 
Os meus computadores só servem para basicamente eu me entreter
Ocasionalmente faço algum TPC neles. Mas tento evitar (quando posso...)
 
Desde que comprei o portatil ... até RESPIRO no meu desktop ... só não tenho os olhos no DESKTOP do portatil qd tou a dormir/comer/f****/conduzir.

Tenho o NFSMW (fiz só 2 niveis) e + um par de joguinhos (tb só testei os menus) mas uso 99% para TRABALHAR ... o fundo do desktop é apenas um ecrã negro ... pel oemnos era há uns 6 meses atrás qd olhei pra ele da ultima vez.

De resto é só photoshop , 3dmax , proggies de engenharia , web/php e o catano.
 
sinceramente a vontade e interesse pela matéria é alguma, mas conhecimento n é nenhum, e como consequencia, ideias para possiveis cenas resumem-se a uma ou duas cenas que depois o medo de fazer maravilha, faz com a coragem de seguir enfrente tb n seja muita ;p
 
Por enkuanto é so para sacar/net/peskisar mas jogar é poko! Projectos alguns em mente desde ke haja dinheiro para os fazer.....hehehehe ideias nao faltam....e essas cenas que tu falaste se nao tens o hardware entao como as implementas com o actual hardware que tensh?!?!?!

Projecto aumentar a minha rede caseira/wired e sem wire expandir o media center por aki....etc etc.....e outras cenas maradas em mente.....satelites.....comunicações etc etc etc....haja como fazê-lo.....

uso mais o windows mas o linux ainda nao me mudei definitivamente pq nao kis....ta aki instalado à espera....mas........
 
- Virtualização. Vmware, Xen, Virtual Server, etc.

- Sistemas Operativos no geral.

- Aprender mais sobre networking, vpn, etc.

- Jogar mais Live for speed. Voltar a foldar.
 
Ter acesso a informação se é que me faço entender, basicamente ouvir musica, jogar, ver series e filmes, internet e tudo o que arrasta, trabalhar ? o meu trabalho nao passa por um pc (ainda), feliz ou infelizmente ;p

Basicamente isso, pc = relax, enjoy ;p
 
Projectos (pessoais) concluídos/em manutenção

Ligação de Linux com ADSL (Speedtouch USB e Siemens Santis) (Jan/2003) - por muito básico que isto pareça, na altura foi difícil como o c*****

Servidor 24/7 com ssh/sftp, email (pop3,imap,smtpauth,spamassasin, webmail, wapmail), web (php), mysql, ftp, fw, internet sharing (ethernet e wifi). (Fev/2003)

File server c/ mula e storage local com partilha na rede local. (Mar/2005)

micro empresa de Design e Tecnologia (Jul/2004)

Páginas:
Blog técnico (Fev/2003 - 1ª versão, Abr/2005 - 2ª versão), Blog n técnico (Jul/2003)

Projectos em construção
Linux Media Box c/wifi, DVD ripping, Audio Ripping, TV tuning, TV time-shifting, storage server, internet box, etc.

Passagem da home lan a gigabit
 
por agora tenho usado o pc para aprender várias lingg's de programaçao. por agora ando a brincar com java. de resto uso para MSN, um joguito ou outro e folding 24/7.

cumps.
 
eu de momento é para estudar sistemas operativos / redes mas n tenho projectos nenhuns em mente, xupetas os teus projectos parecem ser muito bacanos. pode ser que um dia destes possamos ter uma conversa sobre os mesmos :)
 
(barreiro)Aqui o ambiente de trabalho é do piorio, como tudo o resto... :007: , nao se pode perder recursos, uso este pc para o vicio do bench / oc / jogos e boinc.

(barreiro)O 2º pc nem monitor tem, esta a uso de partilha e so serve mesmo para isso.

(albufeira/barreiro)o portatil é para net e trabalhos contabilisticos, gestao, calculo de irs e afins.

No de evora é so mesmo para boinc , net e ver filmes.


Abraço
 
A Empresa para onde vim agora deu-me um LapTop para trabalhar! Nesse apenas PDF, muitos textos, muiuta treta solaris, oracle, manuais, tricks, blabla bla!

No meu desktop, já desinstalei udo o que era relativo a trabalho que usava antes! Falta-me só apagar os .php que ainda sobram por lá! Com calminha!


O Desktop será apenas para net e diversão! NADA MAIS! ACABOU FINITOOOOOO
 
Back
Topo