1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

UPDATE - Quais os vossos projectos informáticos?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por xupetas, 22 de Janeiro de 2006. (Respostas: 50; Visualizações: 3764)

1. xupetas

xupetas Banido

Olá meninas....
    Creio que ainda ninguém fez uma thread deste estilo por isso aqui vai:

Que utilização dão aos vossos pcs?
    Só para brincadeira? Testes específicos? Apenas para ter um desktop bonito para mostrar ás gajas? Fanáticos pela consola com o cursor a piscar??

Em termos de projectos informáticos gosto de me envolver em coisas que se podem quase descrever nacionalmente como cuting edge.

Um exemplo é o meu primeiro media center (linux based - que ainda uso hje), data de 2000, numa altura em que linux era algo ainda estranho para muitos, e mediacenters eram umas coisas vendidas pela Grundig que tinham uma mistura de vynil com compact disc.
    Ultimamente tenho me dedicado mais ao voip (voice over ip) e a servicos de vvoip (versatile video over ip), como se pode ver no meu ultimo tutorial.
    Por isso pergunto: Que projectos para o futuro próximo?

A minha lista pessoal:

HSHR (High speed home routing):

Se pensarmos nisso, e aqueles que utilizam a sério a mula e torrents, sabem que acima das 3000 conecções por segundo os vossos routers (os que os usam) atingem muito rapidamente a saturação chegando muitos a crashar.

O que acontecerá no futuro á medida que as velocidades aumentam?
    Lembrem-se que 80% dos routers vendidos só são estáveis até 4mbits (mesmo que digam adsl2 e etc)...
    O HSHR é um projecto per-se que utiliza hardware x86 based para efectuar routing de dados (nat’s e port-forwards inclusive) á velocidade das ethernets tambem conhecido como wirespeed.
    Tradução: conseguem com um K6/233 mhz com 64 mb de ram, velocidades totais de cabo/adsl com mais de 24000 conecções por segundo a 100 mbits...
    Em termos de router que faça isto temos o 7200 da cisco que começa na sua configuração mais barata em €4500.
    Neste momento já estou em testes com esta ideia, não utilizando uma máquina física mas sim uma máquina virtual a correr dentro de uma dmz tendo ela atribuída uma ethernet que liga ao modem de cabo.

Posso dizer que nesta fase baixei o meu lag em jogos on-line tendo a mula a pastar, aparentando que levou uma injecção de esteroides.

Outra vantagem deste tipo de configs é o facto de se poder efectuar QOS e traffic shaping sem custos adicionais seja por rede seja por protocolo.

Asterisk (PBX de voip):

Low cost routing de voz. Para que o sistema automaticamente encaminhe o telefonema pelo provider que faça um preço mais competitivo.
    Isto será utilizado em conjunto com o sistema PAP2 que já descrevi anteriormente.

E voces?

Ps: Finalizei o HSHR nesta versão

Resultado: [​IMG]

Não havia referido mas o hw utilizado foi este:
    RouterOS Mips

Agora sim... isto é velocidade :lol:

Última edição: 26 de Janeiro de 2006
  2. greven

greven Folding Artist

Bom post.

Mas esqueceste de por uma hipotese. É que para além de:

Há quem use o desktop para trabalhar. Para além de jogar (cada vez menos), uso o meu desktop para programar, escrever texto, relatórios, investigação, arte digital (Photoshop...), correr programas de engenharia (Matlab, PSpice, PSim, EWB...).

Bons projectos.

3. xupetas

xupetas Banido

True true...

My bad

4. Lastpain

Lastpain Power Member

Idem :)

5. esquiso

esquiso Power Member

eu é só pa net, trabalhos e pa ajudar a humanidade (folding)

6. timber

timber Zwame Advisor

Os meus computadores só servem para basicamente eu me entreter
    Ocasionalmente faço algum TPC neles. Mas tento evitar (quando posso...)

7. sotavento

sotavento [email protected] Member

Desde que comprei o portatil ... até RESPIRO no meu desktop ... só não tenho os olhos no DESKTOP do portatil qd tou a dormir/comer/f****/conduzir.

Tenho o NFSMW (fiz só 2 niveis) e + um par de joguinhos (tb só testei os menus) mas uso 99% para TRABALHAR ... o fundo do desktop é apenas um ecrã negro ... pel oemnos era há uns 6 meses atrás qd olhei pra ele da ultima vez.

De resto é só photoshop , 3dmax , proggies de engenharia , web/php e o catano.

8. ninja_indiano

ninja_indiano Power Member

o meu proj e' tentar usar o PC cada vez menos....no entanto isso ta a ser muito difficil.

9. manulo

manulo Power Member

hj essa makina maluca pa td =) LOOL quse td..trabalho programar conversar com os amigos...

10. stuka666

stuka666 Power Member

De momento é só entretenimento :D

11. Hige

Hige Power Member

sinceramente a vontade e interesse pela matéria é alguma, mas conhecimento n é nenhum, e como consequencia, ideias para possiveis cenas resumem-se a uma ou duas cenas que depois o medo de fazer maravilha, faz com a coragem de seguir enfrente tb n seja muita ;p

12. madafakapc

madafakapc Power Member

Por enkuanto é so para sacar/net/peskisar mas jogar é poko! Projectos alguns em mente desde ke haja dinheiro para os fazer.....hehehehe ideias nao faltam....e essas cenas que tu falaste se nao tens o hardware entao como as implementas com o actual hardware que tensh?!?!?!

Projecto aumentar a minha rede caseira/wired e sem wire expandir o media center por aki....etc etc.....e outras cenas maradas em mente.....satelites.....comunicações etc etc etc....haja como fazê-lo.....

uso mais o windows mas o linux ainda nao me mudei definitivamente pq nao kis....ta aki instalado à espera....mas........

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

- Virtualização. Vmware, Xen, Virtual Server, etc.

- Sistemas Operativos no geral.

- Aprender mais sobre networking, vpn, etc.

- Jogar mais Live for speed. Voltar a foldar.

14. xtm

xtm Power Member

Ter acesso a informação se é que me faço entender, basicamente ouvir musica, jogar, ver series e filmes, internet e tudo o que arrasta, trabalhar ? o meu trabalho nao passa por um pc (ainda), feliz ou infelizmente ;p

Basicamente isso, pc = relax, enjoy ;p

15. urban

urban Power Member

Projectos (pessoais) concluídos/em manutenção

Ligação de Linux com ADSL (Speedtouch USB e Siemens Santis) (Jan/2003) - por muito básico que isto pareça, na altura foi difícil como o c*****

Servidor 24/7 com ssh/sftp, email (pop3,imap,smtpauth,spamassasin, webmail, wapmail), web (php), mysql, ftp, fw, internet sharing (ethernet e wifi). (Fev/2003)

File server c/ mula e storage local com partilha na rede local. (Mar/2005)

micro empresa de Design e Tecnologia (Jul/2004)

Páginas:
    Blog técnico (Fev/2003 - 1ª versão, Abr/2005 - 2ª versão), Blog n técnico (Jul/2003)

Projectos em construção
    Linux Media Box c/wifi, DVD ripping, Audio Ripping, TV tuning, TV time-shifting, storage server, internet box, etc.

Passagem da home lan a gigabit

16. eXcept

eXcept Power Member

Neste momento aprofundar os conhecimentos em redes com Cisco

17. souto

souto To fold or to FOLD?

por agora tenho usado o pc para aprender várias lingg's de programaçao. por agora ando a brincar com java. de resto uso para MSN, um joguito ou outro e folding 24/7.

cumps.

18. ShoKinG

ShoKinG Power Member

eu de momento é para estudar sistemas operativos / redes mas n tenho projectos nenhuns em mente, xupetas os teus projectos parecem ser muito bacanos. pode ser que um dia destes possamos ter uma conversa sobre os mesmos :)

19. MadDog

MadDog Mega BOINC

(barreiro)Aqui o ambiente de trabalho é do piorio, como tudo o resto... :007: , nao se pode perder recursos, uso este pc para o vicio do bench / oc / jogos e boinc.

(barreiro)O 2º pc nem monitor tem, esta a uso de partilha e so serve mesmo para isso.

(albufeira/barreiro)o portatil é para net e trabalhos contabilisticos, gestao, calculo de irs e afins.

No de evora é so mesmo para boinc , net e ver filmes.

Abraço

20. avantix

avantix Power Member

A Empresa para onde vim agora deu-me um LapTop para trabalhar! Nesse apenas PDF, muitos textos, muiuta treta solaris, oracle, manuais, tricks, blabla bla!

No meu desktop, já desinstalei udo o que era relativo a trabalho que usava antes! Falta-me só apagar os .php que ainda sobram por lá! Com calminha!

O Desktop será apenas para net e diversão! NADA MAIS! ACABOU FINITOOOOOO

Partilhar esta Página