UPDATE - Quais os vossos projectos informáticos?

é que em conversa no irc, disseram-me que era igual ter o router ou o pc, pois as ligaçoes iriam passar todas pelo router na mesma...
O meu router tem um so linux, alterei-lhe o firmware de conceptronic para o da d-link e tem estado a funcionar ha +- 1 ano... so que de vez em quando aparece uma mensagem no log a dizer table full qq coisa... e a net fica um bocado marada...

não sei se percebes a ideia...
 
Re:

Tive a investigar e os routers da marca buffalo ( usados bastante no JP e EUA ), vem com " High-Speed Routing to Support FTTH".

Tem routers wireless com este suporte a bastante niveis até os modelos com 802.11n draft tambem já tem.

Já agora eles tem modelos com bom hardware até MIPS 300mhz e 64MB RAM :)

Mas a varios modelos com o HSR:

Página:
http://www.buffalotech.com/products/wireless.php

Exemplo:
http://www.buffalotech.com/products/product-detail.php?productid=117&categoryid=30

Decidi meter aqui este post principalmente devido ao projecto de HSR que o xupetas desenvolveu. Existem muitos routers sem este suporte, mas encontrei este da bufalo e decidi meter aqui.

Principais modelos são compativeis com OpenWRT o que é sempre uma mais valia.
 
Alguem já configurou um 486 como Firewall (Coyote Linux) ou Router?

Já agora, Clusters Caseiros??? Não estou a falar dos cereais...
 
Metanol disse:
Alguem já configurou um 486 como Firewall (Coyote Linux) ou Router?

Já agora, Clusters Caseiros??? Não estou a falar dos cereais...


Alem do HSHR uso a ipcop para testes de balancemaneto.

Mas diz-me cluster de q? servicos ou fwall?
 
Podem-me dizer o que posso fazer com isto.
tenho um router+modem adsl+ap num só, que é o C54apra que é igual ao d-link g604T.
e tenho um pc p200mmx com 96mb ram.
ha um portatil que se liga via wireless.
o router ate esta a funcionar +- mas sera que ficava melhor com o pc?
so tem uma placa de rede... é mesmo necessario duas? e posso usar o router como modem, e ap?!
ou vendo isto e compro um modem adsl pci no ebay? e depois um AP externo?!

é que nao sei mesmo se vale a pena e pelos vistos nao posso testar antes n é?!
 
então acho que me vou aventurar nisso de meter um pc a fazer de router... ainda me vou arrepender... ou nao?

em principio vou comprar um modem d-link 302t que vi a um fantastico preço de 22eur é bom n é?

depois tenho de saber que software vou usar no pc?! convinha que aquilo arrancasse por cd para n ter um hd a fazer barulho, ou comprava um hd silencioso, e ai ja podia meter + serviços no pc, ftp server etc...

depois, ha um portatil que acede ha net via wireles... e ou ponho o router k avariou o modem a fazer de AP, ou compro uma pci wireles/ap?!

que me dizem ...

ha, e o software do router tem de fazer uma coisa muito bonita, QoS, quero poder jogar a vontade sem que o gajo k ta no portatil me lixe o ping no A*A, ja vi que o coyote linux faz isso mas ainda esta em fase de desenvolvimento... ha outro que faça isto melhor?


Obrigado!
 
Por partes...

Napalm_Death disse:
então acho que me vou aventurar nisso de meter um pc a fazer de router... ainda me vou arrepender... ou nao?

Depende. Se adoptares a postura de uma amigo meu, só podes ganhar. Ele diz que nunca se perde tempo com nada, pq se aprende sempre qqr coisa.

Napalm_Death disse:
depois tenho de saber que software vou usar no pc?! convinha que aquilo arrancasse por cd para n ter um hd a fazer barulho, ou comprava um hd silencioso, e ai ja podia meter + serviços no pc, ftp server etc...

Slackware... Olha eu a ser biased ,) Mas a verdade é que as distro "user-friendly" são uma deagraça, e coisas tipo SME Server ou ClarkConnect fazem tudo menos preparar-te para quando não funciona. IMNSHO, mais vale perder tempo a aprender que perder tempo a tentar perceber pq não funciona.

Quanto ao barulho, podes sempre ir para HD's de portáteis. É caro, mas é silencioso. ou usar uma coisa muito tipica de projectos mini-itx, adaptadores CF<->IDE. HD's de 1GB, e um cadito lentos, mas no noise :)

Napalm_Death disse:
depois, ha um portatil que acede ha net via wireles... e ou ponho o router k avariou o modem a fazer de AP, ou compro uma pci wireles/ap?!

Nisso já não digo nada. O suporte wireless *nix vai desde bizarro a disfuncional. IMNSHO em Windows é o mesmo, mas tens um GUI ,) De qqr modo, wireless é só por conveniencia, pq em termos de performance/segurança é só uma desgraça. YMMV.

Napalm_Death disse:
ha, e o software do router tem de fazer uma coisa muito bonita, QoS, quero poder jogar a vontade sem que o gajo k ta no portatil me lixe o ping no A*A, ja vi que o coyote linux faz isso mas ainda esta em fase de desenvolvimento... ha outro que faça isto melhor?

QoS é mais um megahype. Tudo tem de suportar QoS para que funcione. Desde o router, ao stack TCP/IP, ás aplicações. O que tens a uso comun é traffic shapping, que tem anos e continua "experimental". No pior dos casos, podes limitar a utilização dele (portátil). Não melhoras o teu ping, mas impedes que o tráfego que ele gera entupa o pipe. Eu pessoalmente cheguei a jogar Q1/Q3 enquanto tinha a mula a bombar. Pena era mesmo os pings da netcabo. Mas por exemplo, com os antigo (e alguns actuais) clients de Bittorrent, era tão mau que nem ver páginas conseguia. 1 linha no rc.local da box Slack e pronto, já dava para todas as apps.
 
Obrigado por responderes

afinal era mesmo shapping que queria. já uso o Cfos no windows, e funciona bem, mas n tenho nada a nivel superior para controlar isso...

mas,.. slackware? ://
isso vai ser uma dor de cabeça... é que ja ha mts anos ando sempre com um bichinho do linux mas nunca consegui passar certos obstáculos que surgiam... e depois qd vou ao irc perguntar mts vezes mandam-me ir ler um guia de 200 paginas ou nem me ligam...
por isso prefiro ir para um coyote, m0n0wall ou ipcop primeiro... penso que não devem haver mt's problemas...

se vires aqui http://www.routerdesign.com quase todos usam softs especificos para routing...
 
Ora vejamos..basicamente....

Net...sem net com pc é a mesma coisa q num tivesse pc
-->Techzone
-->Techzone
-->Techzone
-->As vezes ate vou a xtremesystems
-->Relatorios pa escola
-->Techzone
-->Uns Joguitos de vez em quando
-->Ouvir musica
-->Techzone
 
Napalm_Death disse:
mas,.. slackware? ://
isso vai ser uma dor de cabeça...

Quase garantida. Mas sabes sempre que se ainda não está a fazer o que queres é pq ainda não chegaste lá. Pacotes especificos é pq tem/nao tem/suporta/não suporta e distros "bonitinhas" é pq por norma se enfiam no teu caminho em vez de sairem da frente :P

E a ultima vez que me lembro de ir ver, tinhas um grupo de ppl simpático a usar slack em pt, e costumavam ser friendly. Não noob-friendly entenda-se, mas "capaz de ler nas entrelinhas" friendly :D Por norma nestes "ambientes" é normal o ppl apontar-te na direcção certa, mas não te vão "levar a casa"

Napalm_Death disse:
se vires aqui http://www.routerdesign.com quase todos usam softs especificos para routing...

Não são softs, pq isso usam o mesmo que os outro, são é distros minimas destinadas a routing quase exclusivamente. Como a minah box de routing tem sempre de fazer outras coisas (normalmente squid+safersquid+clamav e AMP) nunca me dei ao trabalho de "lutar" com uma distrozita especifica. Slack é o eterno "não tem mas eu meto e ele não me chateia".

De qqr modo, se te sentes pouco á vontade, VMPlayer nisso. Tens sempre o Win por trás no caso de "empacotares" antes de aprenderes.
 
Back
Topo