1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[updated] Componentes para low budget (200€)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Fixer, 30 de Dezembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 724)

1. Fixer

Fixer Power Member

1) Qual o orçamento?
    Cerca de 200€, não posso exceder muito

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

Workstation

3) Quando vais comprar o Computador?
    Primeira semana de Janeiro

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Principalmente trabalho! Corel, Photoshop, por vezes alguma edição de video (640x480), e muito Notepad++ :007:
    Trabalha todos os dias pelo menos 10 horas e muitas vezes trabalha 24h por dia, para aproveitar as HH da cabovisão, pelo que desejo alguma fiabilidade.

5) Marca de processador
    Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Queria dizer daqui a um ano, mas o mais certo é ser só quando avariar ou já não der mesmo para as necessidades.

7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Desde que funcione e seja fiável, serve! Nos últimos 2 anos já fiquei sem um portátil Tsunami e outro Acer, ambos MB avariada... :005: Não volto a querer portateis para uso intensivo.

8) Processador
    Sendo um "lowcost", quero meter o E5200, a diferença de preço para o E2200 acho que compensa, pois é um processador recente, com 2MB de cache, 45nm, ...
    Já trás dissipador ou tenho de acrescentar um à lista?

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)Depende dos valores. Pode ser onboard ou uma barata que dê para dois monitores.

10) Memórias

2 GB DDR2 (se desse, preferia uma placa de 2GB, que sempre sobrava um slot para mais tarde poder por mais 2GB)

11) Motherboard
    (ATX Low budjet)
    Como o orçamento é curto, estou na dúvida se compro uma MB com grafica on-board ou se compro uma mais barata e compro uma gráfica. Talvez o orçamento não chegue para isso...
    Quanto ao tamanho, preferia ATX.
    Tem de ter "espaço" para duas placas PCI (TV e wifi) que já ca tenho e se for de grafica on-board tem de permitir levar uma grafica posteriormente.

12) Disco Rigido
    Estou indeciso se gasto mais dinheiro nos componentes e monto o disco de 40GB IDE que cá tenho e continuo a usar o externo de 500GB tal como faço agora, ou se compro já um disco SATA2 (os western digital de 500GB não são muito caros...)
    Atrazará muito o PC ter um disco assim já velhote? Se não atrazar, compro sem disco...

13) Drives
    Não preciso de nada, desde que a MB tenha um IDE para ligar o gravador de DVD que tenho.

14) Necessitas de Fonte?
    15) Necessitas de Caixa?

Tenho uma caixa mATX e outra ATX, mas a única fonte de alimentação que tenho, não possui a ficha de 4 pinos e é de 320W, pelo que devo precisar de uma fonte.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Já tenho teclado, rato, 2 monitores de 19", colunas, ... pelo que não preciso de nada disto.

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Dou preferência a lojas fixas, mas se a diferença de preço compensar pode ser on-line.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    As mais acessíveis para mim são a ***** e ***** em Castelo Branco. Em alternativa pode ser a Poweron ou ***** em Gaia/Porto.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Wireless(tenho placa PCI) e LAN.

20) Vais fazer Overclock?
    Só se pela performance valer mesmo a pena e a fiabilidade se mantivesse.

21) Vais fazer a assemblagem em casa?
    Sim, tenho alguma aptidão para isso.
    PII, PIII e P4s montei e desmontei vários. Neste (C2D) já ouvi dizer que é preciso umas peças para segurar os dissipadores... Está será a minha maior dúvida, mas se o cá tiver, ele há-de encaixar e sem ser à força, que se for preciso o Google ajuda... De resto é idêntico a todos os anteriores em que já mexi e remexi.

Resumindo, precisava de ajuda para escolha dos componentes, principalmente da motherboard, que pouco ou nada percebo de chipsets, compatibilidades com processadores e memorias e afins...

Outra questão é se um disco de 5400 RPM Ultra ATA/100 serve para uns tempos ou se é mesmo imprescindível um Sata2, ou se mais vale não comprar o disco para já e optar por uma MB um pouco melhor e uma placa gráfica barata mas que dê para trabalhar nos dois monitores ao mesmo tempo (1280x1024 + 1440x900) e se der para um joguito de carros de vez em quando, perfeito!

Aqui ficam dois exemplos feitos por mim na *****:

Com disco e gráfica onboard

Sem disco e gráfica à parte

Última edição: 5 de Janeiro de 2009
  2. RSC

RSC Power Member

INTEL PENTIUM DUAL CORE E5200 (2.5GHZ) SKT 775* 74,50 €
    ASUS P5KPL-CM 52,20 €
    SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP* 44,70 €
    LC-POWER 420W (LC-420HR) 19,10 €
    KINGSTON 2GB DDR2 800MHZ 17,40 €

Total: 207 euros (Preços Globaldata)

3. Jonybat

Jonybat Folding Member

Ora aí está...Eu penso e o RSC faz :D

Melhor que isto é complicado ;)

4. Fixer

Fixer Power Member

Obrigado pelas respostas.
    Pelos vistos mais vale esquecer o disco velho e meter um SATA, ficando a gráfica para próxima compra...

5. Fixer

Fixer Power Member

Bem, voltando aqui ao tema e depois de uma pequena mudança de planos...

Deecidi "abrir" o disco externo que cá tenho (WD 500GB Sata2) e para já vou usa-lo para instalar os S.O.. Como tal, já sobra mais "budget" para outros componentes...

A placa gráfica faz-me falta, pois desejo mesmo usar os dois monitores, já o faço com uma velhinha Matrox G450 DualHead...

Como tal, pegando na configuração que me foi sugerida, que acham desta alteração?

INTEL PENTIUM DUAL CORE E5200 (2.5GHZ) SKT 775*
    ASUS P5KPL/1600
    LC-POWER 420W (LC-420HR) ou HALFMMAN 500W SILENT
    KINGSTON 2GB DDR2 800MHZ CL5
    ASUS EAH3450 256MB

Com isto devo passar um pouco dos 200€, mas não é por aí. Acham que valerá a pena um dia comprar outra gráfica igual e fazer o crossfire ou não valerá a pena o investimento?
    É que se não valer o investimento, talvez até seja melhor comprar a Board ASUS P5KPL-C/1600, que sempre é mais barata e tem slot PCI ex1, que não sei se algum dia farão falta...

E a fonte da HALFMMAN, acham que é boa? Eu coloquei-a aqui porque custa mais ou menos o mesmo da LC-POWER, tem mais 80W e é "SILENT"...

Por último, a DDR2 é melhor a CL5 ou a CL6? Ambas serão suportadas pela motherboard?

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda. Mais tardar 4ª feira vou fazer a encomenda!!! :p

Partilhar esta Página