1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

(Updated) Wgf 1.0 / Wgf 2.0

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por blastarr, 7 de Maio de 2005. (Respostas: 41; Visualizações: 1904)

1. blastarr

blastarr Power Member

http://www.extremetech.com/article2/0,1558,1791681,00.asp

Interesting read...

-OpenGL até 1.4 mapeado no WGF (OGL 2.0 suportado nos drivers específicos)...
    -Virtualização...
    -Uniformização de coisas como AA e AF entre diferentes arquitecturas (ATI e Nvidia) - consistência do hardware à lá consolas...
    -Processamento na GPU sem intervenção da CPU
    -Independência do desktop e das aplicações 3D (um jogo já não toma conta de todo o sistema em fullscreen, diferença mais notada para quem tiver dois ou mais monitores)...

Isto promete, que venha a Beta 1 em setembro.
    Já faltou mais.

Última edição: 9 de Maio de 2005
  2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Não estou a achar piada nenhuma ao Avalon. Ter um desktop em 3d para que?
    só vai gastar recursos. Muitos recursos. Vai ser preciso um PC d topo actual só para conseguir correr isso direito. Nem quero ver quem só tem uma geforce 2.
    Espero q esta cena dê para desactiar.
    Preocupo-m mais com a performance nos jogos e aplicações que com o aspecto do windows.
    Não quero andar a estourar dinheiro em hardware para ter apenas uns efeitos bonitos no windows.

Gostei do facto d não ser preciso reiniciar quando s instalar drivers.
    TAmbei gostei da uniformização do resultado final renderizado. Isto deve ser o fim d optimizações manhosas por parte da Nvidia e até da ATI.
    Muito fixe o facto d as drivers da placa grafica não dependerem do CPU.

3. blastarr

blastarr Power Member

Recursos gasta o actual GUI e tu nem dás por isso pois estás habituado a tal, como eu.

O GUI é uma colecção de muitos BMP's, JPG's e GIF's, todos a funcionar processados pela CPU.

O Avalon vai ser processado pela GPU directamente, com a ajuda de gráficos vectoriais, pelo que um ícone não perderá qualidade quando for redimensionado, por exemplo.

No artigo diz que cada janela gasta apenas 150 triângulos, ora, com as GPU's actuais, podíamos ter mais de 100 janelas abertas sem problemas, pois o processamento das mesmas já vai nas centenas de milhar texturados por segundo (muitos milhões se formos pelo marketing e não quisermos texturas nem qlqr outro efeito sobre o polígono, ecrã negro... lol)

A MS recomenda hardware com suporte DX9.0c (Shader model 3.0) como mínimo para o interface de topo, se colocares o Classic, o To Go ou mesmo o Aero Express deve dar para correr em hardware mais antigo (SM 2.0 ou mais baixo). WGF 2.0 aínda não há nenhuma placa que o suporte, por isso...

A organização em 3D, em minha opinião, vai ser muito bom para trabalhar.
    Já vi uns vídeos sobre as possibilidades da mesma, e vai ser óptimo para quem tem muitas janelas abertas e já não sabe onde está o quê.

Última edição: 8 de Maio de 2005
  4. ShadeX

ShadeX Power Member

O winjer tem razão... 3D wtf for? Pra gastar GPU ora essa :D O que a gente precisava mesmo era de um "novo" conceito de GUI. Algo mais ao tipo impressora Postscript... O OS descreve a page e a printer rende...

Ademais, tanto quanto sei, desde o Win 3.1 (talvez até antes) que existe uma API gfx no windows que permite ás placas gfx "injectarem" funções "aceleradas" pelo GPU... Curiosamente não creio que haja uma placa sequer no mercado "consumer" a implementar a accel a 100%...

5. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Sinceramente estou enjoadíssimo do cinzento dos Windows antigos! Uso o Style XP há muito tempo e não quero outra coisa! Venha o Longhorn!

6. Horus-Anhur

Passar o trabalho do CPU para o GPU parece-m não ser uma boa solução.
    Especialmente agora q temos os dual core. E uma das vantagens é um cpu calcular a GUI do windows enquanto outro faz outras coisas.

Alem disso a actual GUI do windows gasta mais recursos d memoria q d CPU.

S tivermos em conta q os jogos actuais dependem mais do GPU não parece boa ideia gastar ciclos da grafica para a GUI.

Notem q só estou a criticar o Avalon e não o Longhorn e o WGF. Há muitas coisas q acho bem.

7. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Ve-se que entendem do que falam ... Venha o Longhorn ... e o Folding para as gráficas :D

Se tas a correr o jogo na tas a correr o GUI ....

8. blastarr

blastarr Power Member

A MS vai introduzir um formato concorrente do Adobe PDF, chama-se "Metro".

9. Madril

O nosso Metro tá em todas, até na SIC :D

10. blastarr

blastarr Power Member

Isso se tiveres um monitor, mas e se tiveres mais do que um e só quiseres o jogo num deles ?

11. Madril

Fica 1 gráfica com o jogo e a outra com a GUI ;)

12. Horus-Anhur

No pipeline de uma placa grafica ao desenhar os vertex a primeira acção é receber as instruções do CPU sobre q vertex e onde desenhar.
    Nesta GUI o CPU continua a estar presente.

Alem disso quem até agora não precisasse d placa grafica mais potente, pois não corria jogos ou renderizaçoes, passa a precisar. È estranho q alguem q só queira correr o office, e programas d email e navegação na net vá precisar d uma placa com suporte para DX9c.

Última edição: 8 de Maio de 2005
  13. timber

timber Zwame Advisor

De certeza que quando se passou para uma GUI houve alguém que disse que o modo de texto era bem bom só para escrever textos e tal. Mas pá isto é andar pra frente. Se gasta recursos, os recursos que melhorem.
    A intel só tem que mexer o cuzinho e meter uma coisa mais decente Extreme Graphics.
    Depois quando o Longhorn sair já a minha 9800 pro é arqueológica quanto mais uma GeForce 2.

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ninguem vai precisar de uma placa Dx9 para navegar na net e ver o email.

Por exemplo na ultima build:

15. blastarr

blastarr Power Member

Claro, foi o que eu disse.
    O modo "Classic" chega bem para esse tipo de tarefas.

16. Horus-Anhur

E o q eu disse era q esperava q fosse possivel desactivar o modo 3D.
    A questão era s isto era uma evolução ou apenas um desperdicio.

17. Madril

Desperdicio para ti, não pra toda a gente ...

Como já foi dito aqui, se não houvessem estas evoluções ainda andavamos de CLI ... como alias mta gente ainda anda ...

CLI = Command line interface.

18. Horus-Anhur

Achas mesmo q este interface vai revolucionar assim tanto a forma como trabalhamos com p PC? Eu tenho as minhas duvidas. E tenho duvidas q valha a pena.
    è esperar para ver.
    Pelo q vi, o Longhorn vai ter coisas muito mais excitantes.

19. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Certesas ainda ninguém tem, mas ao menos não estamos a mandar abaixo por se evoluir. Nem tudo o que é bom tem que ser revolucionário, basta ser evolucionário do que é já eficiente!

20. timber

timber Zwame Advisor

Chegaste a utilizar o Windows 1.0?
    Aquilo era muito mau. Era quase um freak show de programa
    Mas não chegas às interfaces actuais sem passar por lá
    Jogaste os primeiros jogos em CDROM que eram basicamente uma carga de entulho para ocupar espaço?
    Podia dar muuuuitos mais exemplos destes
    As primeiras versões provavelmente não trarão grande coisa de novo. Mas dá-lhes tempo

Partilhar esta Página