Upgrade a PC velhinho....

kabonga

Power Member
Que Upgrade recomendam para este computador:

- MB ASRock P4S61;
- Celeron 2.4Ghz;
- 256mb (PC3200 - 200Mhz) RAM ;
- Placa de TV Pinnacle;
- Disco Samsung 20Gb.

Este computador é apenas para processamento de textos e internet e de preferência manter a board e o processador, pois não queria gastar mtos euros porque já os gastei no Core2Duo.

Algum upgrade que já se notasse uma diferença a nível de processamento.
 
velhinho?
tenho um pentium 1 - acho que é pentium - com 16 megas de ram (nao é 15, é 16 hehe), sem entradas usb... mas isso acho que é lixo - alias , podia fazer de servidor, mas itnha de gastar uns euros... o servidor vai ser é o meu pc assim ao menos fica mais barato e rapido!

sempre ganhas alguma coisa em pores linux ai... archlinux era capaz de te funcionar bem! optimizado para i686 - pentium II já é i686 - ou entao gentoo que ainda funcionaria melhor - digo eu. depois punhas o xfce e tal e coiso e catchá!
 
não querendo mexer nesse processador é complicado... esse é dos primeiros celeron ou já é dos celeron-D? É q se for dos primeiros mudavas isso para um p4, punhas 256 de ram (ou aumentavas para 1 giga) e ja ficava bem mais rapido para o efeito que queres... se fôr celeron-D então com a RAM e um discozinho melhor já deve desenrascar bem...
ou entao experimenta a solução do joaospinto antes de gastares €€ e logo vês...
 
Em relação ao disco, qual aconselhavam? Samsung 80gb 7.200rpm udma 133 ou Disco WESTERN DIGITAL 80 GB 7200RPM ATA100 8Mb Cache?
Na RAM estava a pensar numa KIngston 512mb 333Mhz, ou será com uma a 400Mhz a diferença era muita? (o preço entre elas varia em 0,90€!!)
 
Última edição:
Achas que vale a pena gastar dinheiro nessa máquina? Qualquer sistema *nix aproveita esses recursos muito melhor do que Windows, e não te faltam threads a explicar como instalar as apps de que falas.
 
Este computador é para a minha mãe, se eu lhe metesse o linux ou outro... bem.... acho que o computador virava vaso para as plantas ou aquário! lol

Em princípio só devo mudar o disco e a memória. Dos modelos que vi, qual deles aconselham?
 
WD para disco 400Mhz para RAM!
concordo na ram, mas no disco compra o q for mais barato q n fazem grande diferença e no sistema q vais instalar essas diferenças vão ser atenuadas. Mais... aconselho-te a comprar as componentes em segunda mão pq se estás apertado de € podes encontrar bons negócios. É uma questão de estares atento.
 
Remendar, mas

- - - - - - - -
Upgrade
de Remendo
- - - - - - - -
37 euros - Twinmos Dimm 512 3200
44 euros - Seagate 80GB 7200RPM

Se der, compra antes um módulo de 256Mb, para ficares com 512MB e escusas de deitar a tua memória para o lixo.


- - - - - - - -
Upgrade
Recomendado
- - - - - - - -
76 euros - Twinmos DDR 1024MB PC3200
62 euros - Seagate 160GB 7200rpm 8mb



Nota:

- Nem penses correr o Windows Vista, com o upgrade de remendo...

- Mesmo que optes por Linux, precisas do upgrade de remendo, para puderes correr o OpenOffice sem problemas. Aliás, podias começar a usar o OpenOffice no Windows, para facilitar a eventual migração para Linux. Garanto-te que com o OpenOffice ficas muito bem servido.
 
Última edição:
Também sou da opinião que não vale muito a pena fazer um upgrade a esse PC. Tendo em conta o uso que lhe será dado.

O que te recomendava era que instalasses por ex. o DreamLinux, parece-me ser a distribuição ideal para o teu caso, é bastante leve, uma vez que o ambiente gráfico é o XFCE 4.4, corre perfeitamente no teu PC, para além disso é visualmente apelativa e trás tudo quanto é codec e aplicação que necessites out of the box, ou seja nem precisas de estar a instalar nada.

Outra vantagem é que, como será a tua mão a utilizar o PC (suponho que não tenha muitos conhecimentos de informática), com o Linux não terás problemas de virus, spywares e afins, e não é nada complicado de trabalhar, acredita que por muito poucos conhecimentos de informática que ela tenha, se é capaz de realizar essas tarefas no Windows é perfeitamente capaz de as realizar no Linux.

Outro ponto, apenas foi referido que o PC será usado para processamento de texto, para isso usa o Abiword, é compativel com o Word, é extremamente leve, trás todas as funcionalidades básicas deste tipo de software e tem corrector ortográfico em PT, portanto é desnecessário estar a gastar recursos com o OpenOffice, que também vem instalado na distro que te indiquei.

Como tens a opção LiveCD, saca o CD e experimentas se gostares instalas, senão procuras outra solução.

Podes fazer o download aqui.
 
OpenOffice Light

Peço desculpa se estou a difamar o OpenOffice, mas actualmente não aconselho nenhum PC a ninguém com menos de 512Mb de RAM.

Quando penso em RAM, estou a contar que esta será usada para correr várias aplicações em simultâneo e nunca só para uma de cada vez. Se não tudo corre bem (parece rápido) até alguém se lembrar de abrir o browser com o processador de texto, ou o programa de visualização de fotografias com outro qualquer.


O meu servidor tem um processador hiperlento http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/motherboards.jsp?motherboard_id=261 , tem instalado o SUSE 10.1 e está equipado com 1Gb de RAM.
O KDE é um espectáculo, quando a tua mãe o vir, até se esquece que está no Linux.

Eu sei que a maioria das pessoas têm medo do Linux, mas ao verem o KDE mudam logo de ideias.
Experimenta (se ainda não conheces) e vê com os teus próprios olhos!
 
Última edição:
Back
Topo