• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade a PC velho. Gaming e Programação

stefanopt

Suspenso
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
750€. O upgrade tem que ser feito na *****

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Componentes apenas. Um CPU, uma Mobo e umas RAMS novas, e um SSD de 1TB se couber

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar): O jogo mais pesado é capaz de ser F1 2020 ou PUBG
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado): Programação e correr modelos (Se bem que a gráfica não é para atualizar)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Alguns

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
O que está na Assinatura, só que de momento tenho 2 monitores

6) Vais fazer Overclock?
Posso fazer, sim.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>

b. Processador (Intel ou AMD)
> 10400f, 11400f, 10700f, 11700f 11600k ?

c. Motherboard (chipset, formato)
> Tem que ter Wifi e Bluetooth preferencialmente

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16GB


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Wifi e Bluetooth pref

11) O meu pc está nos trincos ainda, no que toca a performance em 1080p, o problema prende-se quando tento fazer muita coisa ao mesmo tempo, o CPU e RAM ficam overloaded. A RAM tem solução, mas o CPU não, então queria mesmo trocar o CPU por algo com mais cores. O foco é uma mistura de produtividade e gaming, sendo que o maior problema vem quando tenho 2 jogos abertos em simultaneo (O CPU fica a 100% e o pc encrava todo)
 
Última edição:
pessoalmente iria para algo assim
cpu sera melhoria significativa para 8c/16t e a board permite tirar partido da ram 3200mhz cm wifi+bluetooth
 
Up. Mudou o orçamento, mas também fico preso à loja em que posso fazer a compra. Cumps

2500ffb584e4f15a65d2ab0c86edeffa.png
 
Última edição:
Atualmente o 11400 é a melhor escolha para quem procura algo mais equilibrado, o 10700 é uma boa escolha se procuras algo mais focado para produtividade, algo que dê uso a um 8C/16T, por outro lado podes sempre tentar procurar um i7 desse socket e melhorar essa RAM para uns 3200Mhz, já ias notar um ganho consideravel por um bom preço, estou aqui a ver uns 6900k por 180 €, não tem o IPC de um 11400 nem de um 10700, isso é verdade, mas com um 6900k e uma DDR4 3200Mhz CL16 já tens ai um ganho consideravel de rendimento por 300 €.

Uma questão de ver uma analises e decidir, mal por mal é um upgrade consideravel por 180 €.
 
Humn, as escolhas da imagem parecem boas. Agr eu jogo PUBG sabendo o quanto CPU bound o jogo é deves ter um aumento performance/estabilidade, agr uma GTX980 Ti , é inferior(ligeiramente a uma 1660 Super não esperes milagres).

Cps
 
Humn, as escolhas da imagem parecem boas. Agr eu jogo PUBG sabendo o quanto CPU bound o jogo é deves ter um aumento performance/estabilidade, agr uma GTX980 Ti , é inferior(ligeiramente a uma 1660 Super não esperes milagres).

Cps
Os milagres que "espero" são a nível de produtividade. Tenho imensa coisa aberta no pc ao mesmo tempo, e os jogos que jogo são maioritariamente CPU bounded, as in, FM, LOL, RuneScape ou TFT. Por isso, a gráfica não me chateia muito.
 
esquece a 10xxx geração, já vamos na 11xxx..
Ok, eu estava a ver a 10xxx porque estive a ler que era bom valor por €, especialmente quando se tem em conta os consumos quando comparado com a 11xxx. A nivel de performance overall, o 11600kf é melhor que o 11700f ?

Posso sempre não meter a caixa, que na realidade não preciso e era mais para chegar ao limiar do budget que outra coisa, e meter um 11700f, ou algo do género. O problema é que a minha gráfica já está "velhinha" e tenho medo de um dia rebentar, e depois não tenho gráfica integrada para a máquina sequer, e ao preço que as gráficas estão, não penso comprar nenhuma
 

em jogos a diferença não vai ser notória em jogos com uma GTX 980 Ti, com uma 3080 já é muito pouco notória mas para produção/programação são mais 2cores e 4threads.

o Ideal será veres a versão não-K do I7.
 

em jogos a diferença não vai ser notória em jogos com uma GTX 980 Ti, com uma 3080 já é muito pouco notória mas para produção/programação são mais 2cores e 4threads.

o Ideal será veres a versão não-K do I7.
Eu sei, mas em termos de performance/price, o 11700 não oferece muito mais em comparação ao 10700, certo?
Estariamos a falar em +50€ de diferença, que por mais 20€ se transformaria em mais 16GB de Ram, o que overall acho que é melhor que ter um 11700 em vez de um 10700, certo?
 
De notar que o Hardware Unboxed acabou de publicar um video em que as B560 não são grande coisa, tenho que isso melhor..

Quanto ao não ir para a geração anterior, os Rocket Laje consomem imenso e, fora o 11400F é tudo pessima ideia, mesmo.. muito caros e muito quentes, o 11400F tem a vantagem porque uma B560 é mais barata que uma Z940 mas, por outro lado, com a diferença de preços entre o 10400F e o 11400F vai dar ao mesmo..

Já vi o video.. basicamente só usem motherboards MSI e a Tomahawk de preferencia.. que custa 180€, pois é.. pelo que estou a entender tens é uma nota de crédito nessa loja de 750€..

Quanto ao socket morto, na realidade é o mesmo.. os 10400F e os 11400F usam o mesmo socket, que morreu, sim, os Alder Lake vão usar outro socket por isso será o final deste, a questão de ir logo para as B560 tem a ver com a falta de maturação das mesmas e a principal vantagem para o 11400F é por correr DDR4 acima de 2666Mhz, uma limitação do 10400F nas B460, que não é o caso nas Z490, Z490 essas que suportam Rocket Lake.. e pelo que se viu não adianta de nada "pensar no futuro" com esta plataforma, a mudar de CPU vou para um 10700k e não para um 11700k, não só custará muito mais como o ganho é minimo mas os consumos não o são..

Honestamente, para o sistema que tem, era actualizar a RAM, comprar um 6900k à parte e o resto ia para perifericos, placa de som externa, monitor, teclado e rato, mais uns SSD, um volante, etc.

Não nego que vá ter ganhos em ir logo para um 11400F, mas para o que joga.. e se o limite que sente é no CPU por ser um 4C/4T.. é que um 11400F é 6C/12T e um 6900k 8C/16T, com um IPC inferior, claro, um 10400F é 20% mais rapido que um 6700k, por exemplo..
 
Última edição:
Bump.
A loja em questão tem algumas coisas em promoção, o que faz com que a build não fique assim tão descabida. O que acham disto, para esgotar o budget ao máximo?
2a0a776e304de35ab13f0cab7487c706.png


Preciso da caixa, dos 32GB de RAM e do SSD? Possivelmente não, no entanto, já que vou mudar as coisas no PC, fazia um upgradezito na caixa, para parecer algo diferente. Em relação à RAM, é mesmo porque está em promoção e eu por norma já tenho bastanta coisa aberta, logo os 32GB vão dar jeito. O SSD é mesmo porque me ficam a sobrar 100€ nos vales que me foram dados, e ou é isto ou é gastá-lo em upgrade a algum componente. O que me dizem?
O 5600X é mais para deixar em aberto o path para dar upgrade para o 5950 ou algo do género no futuro.

Em relação a períféricos, não preciso de nenhum. A minha senhora ofereceu-me um rato do qual gosto muito, e se o trocar ela fica chateada (EndGameGear X1). O teclado, ao dar upgrade, seriam para um wireless, mas mesmo assim, estou contente com este. A nível de monitores, era algo que considerava, no entanto preciso de uma gráfica melhor, o que nos tempos de hoje é um big não, no entanto, aqueles 110€ do SSD fazem-me comichão, visto que noutras lojas consigo melhor pelo mesmo preço, mas não estou mesmo a ver onde mais os gastar. Podia comprar uma board melhorzita, e a outra caixa da Lian Li, mas de resto, não estou mesmo a ver
 
Última edição:
Se queres AMD essa build parece a melhor escolha, agora eu a ti ia para uma board melhorzeca que estas a pensar em ter mais do que um six-core no futuro.
 
Back
Topo