1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Upgrade à Placa Gráfica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por zarpt, 17 de Novembro de 2005. (Respostas: 23; Visualizações: 1187)

1. zarpt

zarpt Power Member

Boas,

Anda tudo numa de comprar gráficas novas e eu tb quero :D

Tenho uma board MSI 845PE Max3, com um P4 [email protected], 1Gb DDR 333 Kingstone e uma ATI 9800XT 256MB.

Eu adoro jogar e principalmente os jogos novos com motores gráficos de ultima geração, tipo Doom3 engine, source engine, sandbox, etc. Acontece que a minha grafica actual ja não suporta montes de coisas que estes motores trazem como SM3.0 e HDR e já tenho de jogar tudo a 800x600 e às vezes a 640x480 para conseguir jogar com os detalhes todos quase no máximo ( eu dou mais importância aos detalhes que à resoluçao ) e mesmo assim a framerate não é por ai além.

Para já estava a pensar manter esta configuração e comprar só uma gráfica nova AGP e daqui por uns meses sim, investir num sistema PCI-E.

Acham que se fosse para um 6800GT ou Ultra (AGP) já iria satisfazer as minhas necessidades e poder jogar pelo menos a 800x600 com tudo no máximo e framerates sempre acima dos 60fps?

Thx.

2. M4N!4K

M4N!4K Power Member

minha opinião? nao gastes dinheiro agora.. tens uma 9800xt que muita gente adoraria ter.. se daqui a uns meses queres ir para pci express.. o dinheiro para a gráfica agp que ias comprar agora, metes já de lado.. e fica para a gráfica pci-express ;) imagina que daqui a uns meses quando quiseres ir para o pci-e não tens grande dinheiro e acabas por ou nao poder comprar grande grafica dps.. ou tens que comprar um cpu pior... :P

nao compensa gastar dinheiro na grafica agp para em menos de um ano estares a comprar outra pci-e ;)

cUmpZz

3. Tuca

Tuca Power Member

sim ..se fosse a ti ia pondo de lado algum €€ e pensava em vender o que tens e depois compras um sistema pci-ex .. é mt melhor .. em pci - ex tens opções melhores e mais baratas relativamente a placas semelhantes mas em AGP ..cumps

4. zarpt

zarpt Power Member

Obrigado pelas respostas.

Se calhar até vou fazer isso. Estou é um pouco descontente com a minha 9800xt 256 porque vejo que até falam bem dela, mas acho que não estou a ter a performance toda que devia estar a ter.

Já me disseram que se calhar preciso de uma fonte melhor e mais potente. Se calhar não tem nada a ver, ou se calhar é por outros motivos que estou a ter um fraco desempenho da minha gráfica.

Se calhar devia correr uns benchs num dos 3DMarks e comparar resultados. Que dizem?

5. Tuca

Tuca Power Member

que fonte tens?

sim corre uns benchs e compara com os resultados que andam por aí

6. blastarr

blastarr Power Member

O problema da performance é que a gráfica que tens não está a ser bem alimentada pelo CPU P4, mesmo estando em OC.

7. zarpt

zarpt Power Member

Isso quer dizer que o meu CPU está a limitar a performance da gráfica?

Acho que este processador devia ser mais que suficiente para ela. Ainda há pouco li um artigo qualquer onde fizeram uns benchs tudo com sistemas high-end, experimentando varios processadores diferentes, e nos jogos de hoje em dia os processadores tiveram quase todos a mesma performance, chegando-se à conclusão que a maioria dos jogos de ultima geração não são muito CPU dependent.

Agora, se não te estás a referir ao CPU limitar a performance, então não percebi. :\

8. blastarr

blastarr Power Member

É uma combinação de velocidade baixa (2.8Ghz tendo em conta que é um P4, é baixo, muito baixo), com o "esganar" da memória, pois os P4, mais uma vez, precisam de memórias com grande largura de banda (DDR 400 dual-channel, no mínimo), e tu tens DDR333.

A tua placa gráfica actual está ao nível de uma 6600 GT ou X700 Pro, ultrapassando-as em modos de qualidade de imagem superior, graças ao bus de 256bit.
    Aínda é bastante boa.

9. sak3r

sak3r Suspenso

blastarr é so para dizer que curti saber k mais ppl gosta do captain power :001:

a uns tempos andei as voltas com esse logo a ver se saia alguma coisa de jeito, mas desisti

ta porreiro o teu avatar

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Limite

Bem se tu com essa gráfica tens de jogar a 800x600 tás realmente muito mal, mas não é da gráfica de certeza, precisas é do resto do pc... Eu tou aqui a escrever num AMD64 com uma Ti4200 (K é bem mais fraca que a 9800XT) e jogo muitos dos jogos actuais a 1024 ou até 1280... Se queres fazer um upgrade pensa realmente em ir para PCI-E mas se queres poupar uns trocos arranja uma NF3-Ultra (AGP8x) e um AMD64 (Mais tarde compras RAM) e por uns 200/250€ tens aí um PC para jogares maior parte dos jogos bem melhor... Mais tarde se não quiseres gastar assim tantos € quanto isso orientas uma 6800Ultra AGP e continuas a jogar mais que bem...

11. BrOiller

BrOiller Power Member

A 9800XT simplesmente não rende nos novos motores, tipo doom3, FEAR. Jogas bem no motor do HL2, mas nos motores mais recentes não porque a placa não foi feita para este tipo de motores, O mais provavél é até aparecerem artefactos porque a placa aquece demais. Até uma 6600 GT bate a 9800XT nestes motores novos. Basta veres benchmarks, que não faltam pela net.

Vai ser dificil é arranjares a 6800 GT ou Ultra versão AGP, já foram descontinuadas e as que há nas lojas são as ultimas AGP da Nvidia, a partir daqui só pciE.

Última edição: 18 de Novembro de 2005
  12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Epah aqui ao pé de mim há 6800 AGP aos pontapés... Quanto à 9800XT ser batida pela 6600GT podes mostrar-me benchs ? Nos que eu vi ficava ela por ela com uma 9800pro... (Sendo portanto a XT melhor)

Mas o que ele diz é abusivo, jogar a 800x600 ? Até eu na Ti4200 consigo jogar pelo menos a 1024...

13. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

realmente...lol essa placa pra mim servia me bem bem...tenho uma 9600XT e inda me contento bem

14. zarpt

zarpt Power Member

Bem... Pelo que vejo pelas respostas esta gráfica ainda me devia dar para mais uns mesitos até passar para um sistema pci-e.

Se calhar eu pensava que era a gráfica que já estava muito mais que ultrapassado e afinal se calhar é mesmo o contrário e o resto do meu pc é que já está ultrapassado, pensando eu que não :\

Acho que vou mesmo fazer uns benchs no 3DMark para poder comparar mesmo com resultados.

Qual acham o mais indicado para fazer o teste 2001, 2003, 2005? Existe alguma versão free que dê para fazer os teste que preciso?

15. BrOiller

BrOiller Power Member

http://graphics.tomshardware.com/graphic/20050705/vga-charts-pcie-07.html

http://graphics.tomshardware.com/graphic/20050705/vga-charts-pcie-09.html

Acho que é notória a diferença, epa a 9800 foi feita para o directx8 e ai bate bem a 6600GT, mas se quiseres jogares jogos novos com dx9 já bem implementado ( FEAR, Call of Duty 2, NFSMW ) e mesmo openGL ( Quake 4) já não dá. Nestes motores novos vais notar um aumento muito grande de fps se mudares para uma 6800 GT, tipo o dobro. Falo por experiencia própria.

Agora se vale a pena? Para mim valeu , estava na mesma situação que o autor da thread como não acho que agora seja a melhor altura para comprar um pc ( socket M2 ) fiz só upgrade à gráfica e a diferença foi da noite para o dia 9800XT para 6800 GT, sobretudo nos jogos mais recentes. Nos jogos antigos ( dx8 ) não se nota esta diferença tão grande.

16. God_Lx

God_Lx Folding Member

Já mudaste foi a gama da placa ;) Se leres acima referiste que a 6600GT era bem superior à 9800XT dele, e agora já falas duma 6800GT k já tem uma performance de duas 6600GT... (Btw será coincidencia os dois benchmarks k mostraste serem de jogos com o motor do Doom3 ? :P)

zarpt não tenhas duvidas que é o CPU/Mobo que precisas de trocar, mete aí um AMD64 e como já disse mesmo uma board AGP k são bem baratas e ficas a conseguir jogar FEAR NFSMW CoD2 mais que bem em resoluções de 1024x768 e até 1280x1024...

17. M4N!4K

M4N!4K Power Member

sao todos free ;) claro que limitados, mas nao precisas da versao pro. se testares olha, testa os 3 lolol :P e não te assustes de ver isso lento... ha testes mt puxadotes no 3dmark que até a minha 6800gt se borra toda lololl

cUmpZz

18. God_Lx

God_Lx Folding Member

testa com o 2001 e depois compara com um score normal duma 9800XT aqui do forum... Vais ver k te assustas, o 2001 é mais dependente do CPU/RAM k os outros, nos outros só conta a gráfica quase...

Espero que tires pelo menos 16 mil no 3DMark01 pq senão isso tá mesmo muito mal... (A minha Ti4200 mais velha k eu sei lá o que tira 16 mil :P)

19. blastarr

blastarr Power Member

Para fazer o teste global ao sistema, o 3DMark 2001 e o PCMark são os melhores.

Para fazer o teste só à gráfica, o 2003 ou 2005.

20. zarpt

zarpt Power Member

Obrigado pelas respostas quanto aos 3DMarks. Vou testar com o 2001 que já tou a ver que é mais generalista e comparar os resultados com as 9800XT aqui do forum.

Eu não queria estar a comprar nova MB e CPU agora, acho que é preferivel esperar uns meses e depois comprar um sistema PCI-E. Agora segundo este quote, se com o meu sistema actual eu comprar um 6800Ultra AGP, acham que o desempenho vai ser bastante melhor nos jogos DX9?

EDIT 1: fiz agora um bench no 3d mark 2001 e tive 13361

Partilhar esta Página