Upgrade à Placa Gráfica

zarpt

Power Member
Boas,

Anda tudo numa de comprar gráficas novas e eu tb quero :D

Tenho uma board MSI 845PE Max3, com um P4 [email protected], 1Gb DDR 333 Kingstone e uma ATI 9800XT 256MB.

Eu adoro jogar e principalmente os jogos novos com motores gráficos de ultima geração, tipo Doom3 engine, source engine, sandbox, etc. Acontece que a minha grafica actual ja não suporta montes de coisas que estes motores trazem como SM3.0 e HDR e já tenho de jogar tudo a 800x600 e às vezes a 640x480 para conseguir jogar com os detalhes todos quase no máximo ( eu dou mais importância aos detalhes que à resoluçao ) e mesmo assim a framerate não é por ai além.

Para já estava a pensar manter esta configuração e comprar só uma gráfica nova AGP e daqui por uns meses sim, investir num sistema PCI-E.

Acham que se fosse para um 6800GT ou Ultra (AGP) já iria satisfazer as minhas necessidades e poder jogar pelo menos a 800x600 com tudo no máximo e framerates sempre acima dos 60fps?

Thx.
 
minha opinião? nao gastes dinheiro agora.. tens uma 9800xt que muita gente adoraria ter.. se daqui a uns meses queres ir para pci express.. o dinheiro para a gráfica agp que ias comprar agora, metes já de lado.. e fica para a gráfica pci-express ;) imagina que daqui a uns meses quando quiseres ir para o pci-e não tens grande dinheiro e acabas por ou nao poder comprar grande grafica dps.. ou tens que comprar um cpu pior... :P

nao compensa gastar dinheiro na grafica agp para em menos de um ano estares a comprar outra pci-e ;)

cUmpZz
 
sim ..se fosse a ti ia pondo de lado algum €€ e pensava em vender o que tens e depois compras um sistema pci-ex .. é mt melhor .. em pci - ex tens opções melhores e mais baratas relativamente a placas semelhantes mas em AGP ..cumps
 
Obrigado pelas respostas.

Se calhar até vou fazer isso. Estou é um pouco descontente com a minha 9800xt 256 porque vejo que até falam bem dela, mas acho que não estou a ter a performance toda que devia estar a ter.

Já me disseram que se calhar preciso de uma fonte melhor e mais potente. Se calhar não tem nada a ver, ou se calhar é por outros motivos que estou a ter um fraco desempenho da minha gráfica.

Se calhar devia correr uns benchs num dos 3DMarks e comparar resultados. Que dizem?
 
blastarr disse:
O problema da performance é que a gráfica que tens não está a ser bem alimentada pelo CPU P4, mesmo estando em OC.

Isso quer dizer que o meu CPU está a limitar a performance da gráfica?

Acho que este processador devia ser mais que suficiente para ela. Ainda há pouco li um artigo qualquer onde fizeram uns benchs tudo com sistemas high-end, experimentando varios processadores diferentes, e nos jogos de hoje em dia os processadores tiveram quase todos a mesma performance, chegando-se à conclusão que a maioria dos jogos de ultima geração não são muito CPU dependent.

Agora, se não te estás a referir ao CPU limitar a performance, então não percebi. :\
 
zarpt disse:
Isso quer dizer que o meu CPU está a limitar a performance da gráfica?

Acho que este processador devia ser mais que suficiente para ela. Ainda há pouco li um artigo qualquer onde fizeram uns benchs tudo com sistemas high-end, experimentando varios processadores diferentes, e nos jogos de hoje em dia os processadores tiveram quase todos a mesma performance, chegando-se à conclusão que a maioria dos jogos de ultima geração não são muito CPU dependent.

Agora, se não te estás a referir ao CPU limitar a performance, então não percebi. :\

É uma combinação de velocidade baixa (2.8Ghz tendo em conta que é um P4, é baixo, muito baixo), com o "esganar" da memória, pois os P4, mais uma vez, precisam de memórias com grande largura de banda (DDR 400 dual-channel, no mínimo), e tu tens DDR333.

A tua placa gráfica actual está ao nível de uma 6600 GT ou X700 Pro, ultrapassando-as em modos de qualidade de imagem superior, graças ao bus de 256bit.
Aínda é bastante boa.
 
blastarr é so para dizer que curti saber k mais ppl gosta do captain power :001:

a uns tempos andei as voltas com esse logo a ver se saia alguma coisa de jeito, mas desisti

ta porreiro o teu avatar
 
Limite

Bem se tu com essa gráfica tens de jogar a 800x600 tás realmente muito mal, mas não é da gráfica de certeza, precisas é do resto do pc... Eu tou aqui a escrever num AMD64 com uma Ti4200 (K é bem mais fraca que a 9800XT) e jogo muitos dos jogos actuais a 1024 ou até 1280... Se queres fazer um upgrade pensa realmente em ir para PCI-E mas se queres poupar uns trocos arranja uma NF3-Ultra (AGP8x) e um AMD64 (Mais tarde compras RAM) e por uns 200/250€ tens aí um PC para jogares maior parte dos jogos bem melhor... Mais tarde se não quiseres gastar assim tantos € quanto isso orientas uma 6800Ultra AGP e continuas a jogar mais que bem...
 
A 9800XT simplesmente não rende nos novos motores, tipo doom3, FEAR. Jogas bem no motor do HL2, mas nos motores mais recentes não porque a placa não foi feita para este tipo de motores, O mais provavél é até aparecerem artefactos porque a placa aquece demais. Até uma 6600 GT bate a 9800XT nestes motores novos. Basta veres benchmarks, que não faltam pela net.

Vai ser dificil é arranjares a 6800 GT ou Ultra versão AGP, já foram descontinuadas e as que há nas lojas são as ultimas AGP da Nvidia, a partir daqui só pciE.
 
Última edição:
Epah aqui ao pé de mim há 6800 AGP aos pontapés... Quanto à 9800XT ser batida pela 6600GT podes mostrar-me benchs ? Nos que eu vi ficava ela por ela com uma 9800pro... (Sendo portanto a XT melhor)

Mas o que ele diz é abusivo, jogar a 800x600 ? Até eu na Ti4200 consigo jogar pelo menos a 1024...
 
Bem... Pelo que vejo pelas respostas esta gráfica ainda me devia dar para mais uns mesitos até passar para um sistema pci-e.

Se calhar eu pensava que era a gráfica que já estava muito mais que ultrapassado e afinal se calhar é mesmo o contrário e o resto do meu pc é que já está ultrapassado, pensando eu que não :\

Acho que vou mesmo fazer uns benchs no 3DMark para poder comparar mesmo com resultados.

Qual acham o mais indicado para fazer o teste 2001, 2003, 2005? Existe alguma versão free que dê para fazer os teste que preciso?
 
God_Lx disse:
Epah aqui ao pé de mim há 6800 AGP aos pontapés... Quanto à 9800XT ser batida pela 6600GT podes mostrar-me benchs ? Nos que eu vi ficava ela por ela com uma 9800pro... (Sendo portanto a XT melhor)

...


http://graphics.tomshardware.com/graphic/20050705/vga-charts-pcie-07.html

http://graphics.tomshardware.com/graphic/20050705/vga-charts-pcie-09.html

Acho que é notória a diferença, epa a 9800 foi feita para o directx8 e ai bate bem a 6600GT, mas se quiseres jogares jogos novos com dx9 já bem implementado ( FEAR, Call of Duty 2, NFSMW ) e mesmo openGL ( Quake 4) já não dá. Nestes motores novos vais notar um aumento muito grande de fps se mudares para uma 6800 GT, tipo o dobro. Falo por experiencia própria.

Agora se vale a pena? Para mim valeu , estava na mesma situação que o autor da thread como não acho que agora seja a melhor altura para comprar um pc ( socket M2 ) fiz só upgrade à gráfica e a diferença foi da noite para o dia 9800XT para 6800 GT, sobretudo nos jogos mais recentes. Nos jogos antigos ( dx8 ) não se nota esta diferença tão grande.
 
Já mudaste foi a gama da placa ;) Se leres acima referiste que a 6600GT era bem superior à 9800XT dele, e agora já falas duma 6800GT k já tem uma performance de duas 6600GT... (Btw será coincidencia os dois benchmarks k mostraste serem de jogos com o motor do Doom3 ? :P)

zarpt não tenhas duvidas que é o CPU/Mobo que precisas de trocar, mete aí um AMD64 e como já disse mesmo uma board AGP k são bem baratas e ficas a conseguir jogar FEAR NFSMW CoD2 mais que bem em resoluções de 1024x768 e até 1280x1024...
 
Última edição:
zarpt disse:
Bem... Pelo que vejo pelas respostas esta gráfica ainda me devia dar para mais uns mesitos até passar para um sistema pci-e.

Se calhar eu pensava que era a gráfica que já estava muito mais que ultrapassado e afinal se calhar é mesmo o contrário e o resto do meu pc é que já está ultrapassado, pensando eu que não :\

Acho que vou mesmo fazer uns benchs no 3DMark para poder comparar mesmo com resultados.

Qual acham o mais indicado para fazer o teste 2001, 2003, 2005? Existe alguma versão free que dê para fazer os teste que preciso?


sao todos free ;) claro que limitados, mas nao precisas da versao pro. se testares olha, testa os 3 lolol :P e não te assustes de ver isso lento... ha testes mt puxadotes no 3dmark que até a minha 6800gt se borra toda lololl

cUmpZz
 
testa com o 2001 e depois compara com um score normal duma 9800XT aqui do forum... Vais ver k te assustas, o 2001 é mais dependente do CPU/RAM k os outros, nos outros só conta a gráfica quase...

Espero que tires pelo menos 16 mil no 3DMark01 pq senão isso tá mesmo muito mal... (A minha Ti4200 mais velha k eu sei lá o que tira 16 mil :P)
 
zarpt disse:
Bem... Pelo que vejo pelas respostas esta gráfica ainda me devia dar para mais uns mesitos até passar para um sistema pci-e.

Se calhar eu pensava que era a gráfica que já estava muito mais que ultrapassado e afinal se calhar é mesmo o contrário e o resto do meu pc é que já está ultrapassado, pensando eu que não :\

Acho que vou mesmo fazer uns benchs no 3DMark para poder comparar mesmo com resultados.

Qual acham o mais indicado para fazer o teste 2001, 2003, 2005? Existe alguma versão free que dê para fazer os teste que preciso?

Para fazer o teste global ao sistema, o 3DMark 2001 e o PCMark são os melhores.

Para fazer o teste só à gráfica, o 2003 ou 2005.
 
Obrigado pelas respostas quanto aos 3DMarks. Vou testar com o 2001 que já tou a ver que é mais generalista e comparar os resultados com as 9800XT aqui do forum.


BrOiller disse:
Agora se vale a pena? Para mim valeu , estava na mesma situação que o autor da thread como não acho que agora seja a melhor altura para comprar um pc ( socket M2 ) fiz só upgrade à gráfica e a diferença foi da noite para o dia 9800XT para 6800 GT, sobretudo nos jogos mais recentes. Nos jogos antigos ( dx8 ) não se nota esta diferença tão grande.

Eu não queria estar a comprar nova MB e CPU agora, acho que é preferivel esperar uns meses e depois comprar um sistema PCI-E. Agora segundo este quote, se com o meu sistema actual eu comprar um 6800Ultra AGP, acham que o desempenho vai ser bastante melhor nos jogos DX9?

EDIT 1: fiz agora um bench no 3d mark 2001 e tive 13361
 
Última edição:
Back
Topo