• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade a R5 1600

jorge_jomi

Power Member
Boas pessoal,
Como já o fiz noutras ocasiões cá estou eu para vos pedir mais uma opinião....

Meu sistema actual:
R5 1600
ASUS bx350
16gb RAM OC 3000 via XMP
SSD 320+ SSD 480 + HD 1 Tera
Saphhire RX580 SE
Fonte Seasonic 500w

Monitor LG 144hz

Jogos essencias para a build
COD
Pubg
CS
Battlefield V

Jogar a 1080......justifica o upgrade?
Se sim, qual a sugestão?

Um abraço e obrigado
 
Última edição:
Ora bem...
Acho que na verdade ainda dá conta do recado....tem 2 anos.
Ah!!! A RAM é a 3000...edit

Agora, justifica um upgrade?
A melhoria é grande?
Ao preço atual das gráficas....hum!!!
Isto é um mundo de dúvidas .....sem dúvida

Por quanto ficaria um update "justificável"??
 
A RX 580 que tens ainda é muito capaz de correr jogos recentes e exigentes a 1080p. Mas não com gráficos no ultra (ou algo parecido) e 144 fps. Mas provavelmente deves conseguir mais de 60 fps com gráficos bons.

Se o objetivo desse upgrade for obter a melhor experiência possível a 1080p, como referi acima, penso que uma RX 5700 ou uma RTX 2060 deverá ser uma melhoria substancial, na ordem dos 50%, face ao que tens. Se quiseres tirar o melhor partido possível dos 144Hz do monitor, o CPU começa a ser um fator muito importante, e penso que, adicionalmente, o upgrade para um Ryzen 5 3600 ajudará a evitar ou a reduzir "bottlenecks" que esse 1600 já faça a gráficas como essas, em jogos como CS ou Battlefield V.

Não adianta, na minha opinião, optar por placas gráficas mais potentes que essas, se o objetivo for 1080p 144Hz.

Agora, se valerá ou não o investimento (cerca de 550 euros), é difícil dar uma resposta, dado que pretendes jogar a 1080p na mesma, e a GPU que tens ainda é bastante boa para esse fim.

Só tu saberás se estás satisfeito com o desempenho que o teu sistema oferece, para o que pretendes.
 
Boas pessoal,
Como já o fiz noutras ocasiões cá estou eu para vos pedir mais uma opinião....

Meu sistema actual:
R5 1600
ASUS bx350
16gb RAM OC 3000 via XMP
SSD 320+ SSD 480 + HD 1 Tera
Saphhire RX580 SE
Fonte Seasonic 500w

Monitor LG 144hz

Jogos essencias para a build
COD
Pubg
CS
Battlefield V

Jogar a 1080......justifica o upgrade?
Se sim, qual a sugestão?

Um abraço e obrigado


Boas Jorge,

tinha uma configuração tambem com o r5 1600 e uma RX580.
Comprei ontem o R5 3600 e posso dizer que no pouco tempo que testei a jogar ainda não notei uma grande diferença.
 
Boas Jorge,

tinha uma configuração tambem com o r5 1600 e uma RX580.
Comprei ontem o R5 3600 e posso dizer que no pouco tempo que testei a jogar ainda não notei uma grande diferença.
Normal, ainda bem que existe o fórum, e a malta deve mesmo pedir opiniões a quem tem experiência, antes de avançar com compras.

Este mundo dos PCs é um sorvedouro de dinheiro, temos de resistir às tentações e ao marketing e comprar o que efetivamente precisamos.

O 1600 é um excelente cpu para 1080p 60fps, ter mais cpu para esse cenário não faz diferença nenhuma.

Assim como o 2600 o é, no máximo para gaming 1440p 60fps, para mais que isso já só o 3600 nos vale.

A outra opção é jogar com menos fedilidade, mas os mínimos vão sempre surgir e estragar a imersão, a não ser que se façam compromissos muito grandes.
 
Back
Topo