Hardware upgrade a ssd macbook pro late 2013

Starrk

Power Member
Hello,

A minha cara metade adora o seu macbook, mas só tem 128gb de memoria, por isso pensei fazer upgrade.

Queria saber se alguém aqui tem a experiência de fazer degrade ao ssd de um macbook pro late 2013.
O modelo é o A1502 EMC 2678

Pelo que percebi deste video,
, só tenho de comprar um ssd m2(2280) e o adaptador.

Estava a pensar nisto:

SSD M.2 CRUCIAL P1, CT1000P1SSD8, CAPACIDADE DE 1000GB 123,90€ numa loja nacional

e só no ebay.co.uk é encontrei um adaptador:
https://rover.ebay.com/rover/1/710-...17-/273568653794?_trksid=p2484178.m4865.l8989

preferia comprar um adaptador com um ar menos rasco, mas foi o que encontrei. Alguém sabe onde encontrar melhor?

Obrigado

David
 
Este adaptador também funciona:
M2%202280%20as%202013%20macbook%20SSD-1.jpg
 
Uma vez que estão a insistir tanto, fico com duvidas.
A meu ver, se as soluções têm potencialmente o mesmo resultado, porque pagaria 316.99 por este ssd https://www.owcshop.eu/catalog/product_info.php/aura-2013-p-1526 , em vez de pagar 123,90 € + 10€(adaptador) por este https://www.*****.pt/ssd/49136-crucial-p1-1000-gb-pci-express-30-m2-0649528787354.html

Eu não tenho experiência com Mac's, por isso gostava de perceber quais os potenciais problemas de optar pela solução mais barata.
 
Estás a ver esta porta USB?
usb2-Apinout-600.jpg


Agora troca o Data + com o Data -. Depois vende um produto assim. De uma forma muito simplista isto foi o que a Apple fez nessa altura. O adaptador limita-se a fazer o "match" entre as ligações de um SSD M.2 padrão e a ranhura no computador.
 
Uma vez que estão a insistir tanto, fico com duvidas.
A meu ver, se as soluções têm potencialmente o mesmo resultado, porque pagaria 316.99 por este ssd https://www.owcshop.eu/catalog/product_info.php/aura-2013-p-1526 , em vez de pagar 123,90 € + 10€(adaptador) por este https://www.*****.pt/ssd/49136-crucial-p1-1000-gb-pci-express-30-m2-0649528787354.html

Eu não tenho experiência com Mac's, por isso gostava de perceber quais os potenciais problemas de optar pela solução mais barata.

o pior que pode acontecer é se o disco ou o adaptador não forem bons e teres problemas a instalar o SO ou ligares a máquina e não ser detectado, se fores optar pela solução mais barata certifica te que a marca do disco e compatível com Apple pois o adaptador (em teoria) será de certeza, sei que algumas marcas são compatíveis mas depois tens stress, sei que os aura pro x2 com o Catalina tem problemas com deep sleep, aliás a própria owc reconhece esse problema e da umas dicas para minizar a hipótese de erro, mas nada a nível de atualizações de firmware do disco, no entanto os aura pro N já não tem esse problema (mas são mais lentos que o x2)
 
Aproveitando o tópico visto que se trata do mesmo assunto, tenho um macbook air de 2013 com disco de 120Gb, já com varias atualizações de sistema, queria aumentar a capacidade. Falaram-me de disco mais adaptador para mac mas que não era o ideal.
Numa loja pediram-me por um SSD próprio para mac de 240Gb com formatação , 135€ acham um valor razoável?
Obrigado
 
Eu fiz o que tinha falado no post acima, e correu muito bem.

no link do macrumors tem muito detalhe sobre como fazer, que ssd escolher, e os problemas que podes ter.
https://forums.macrumors.com/threads/upgrading-2013-2014-macbook-pro-ssd-to-m-2-nvme.2034976/
Por 130€ o meu macbook ficou com 500gb.

O unico senão é que se usares um ssd nvme, podes ter problemas com a hibernação. mais uma vez, está muito bem explicado no link do macrumors. Mas mesmo se fizeres o upgrade na appstore, o disco é provavelmente nvme, e vais ter os mesmos inconvenientes.

Por esse preço que te estão a propor, acho estranho que o ssd seja "PCIe M.2 AHCI", que são os originais desses macs, que já não se fabricam, e mesmo em segunda mão custumam ser muito caros.
 
Eu fiz o que tinha falado no post acima, e correu muito bem.
Por esse preço que te estão a propor, acho estranho que o ssd seja "PCIe M.2 AHCI", que são os originais desses macs, que já não se fabricam, e mesmo em segunda mão custumam ser muito caros.

O que me propuseram foi um SSD Interno NVMe PCIe Transcend JetDrive 850 240GB p/MacBook Air. Não é compatível com o meu mac?
 
Em principio é compatível. Só estou a dizer que pelo mesmo preço fiquei com 500 gb. Se calhar estão a cobrar muito pela instalação, ou a usar um disco mais caro. Há muitos ssd de 240 por 50€
 
Em principio é compatível. Só estou a dizer que pelo mesmo preço fiquei com 500 gb. Se calhar estão a cobrar muito pela instalação, ou a usar um disco mais caro. Há muitos ssd de 240 por 50€

Este modelo pelo que vi nas lojas online, ronda os 120€ não queria muito usar adaptadores que com sistemas mac pode vir a dar problemas no futuro.
 
Claro, tens a segurança adicional de não usar adaptador. apesar de no link que pus acima estar muito bem documentado quais os adaptadores seguros, e os que dão problemas.

Nestas coisas o diy sai muitas vezes mais barato, mas também tem mais possíveis riscos associados
 
Coloquei um adaptador no Mac mini 2014 para trocar os discos da apple por um disco NVME da Samsung e até agora super contente mesmo. Não tive qualquer dificuldade com a montagem e instalação de raiz do Big Sur.

Basicamente o truque é exactamente o mesmo, o adaptador no caso dos Mac mini é diferente mas acaba por ser igual o conceito em si.
 
O adaptador é necessário porque a Apple trocou
Este modelo pelo que vi nas lojas online, ronda os 120€ não queria muito usar adaptadores que com sistemas mac pode vir a dar problemas no futuro.
Um Mac Intel não é diferente de qualquer outro computador, a arquitectura é a mesma.

Um SSD é um SSD, não há SSD específicos para Mac, sejam eles SATA ou NVMe.

Já expliquei anteriormente, mas a imagem não está disponível, vou dar outro exemplo.
1280px-Molex_female_connector.jpg


Isto é uma ficha Molex. Os cabos pretos são a massa, o amarelo os +12V e a vermelho os +5V. O formato da ficha é padronizado e o mesmo acontece com as interfaces M.2. Nesses computadores a Apple trocou foi a lógica. Neste exemplo é o mesmo que trocarem o amarelo com o vermelho.

O que os adaptadores fazem é servir de ponte entre a ligação lógica M.2 convencional e a ligação M.2 que a Apple usou naqueles computadores.
 
Back
Topo