1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Upgrade.. AMD ou Intel?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Praetorian, 16 de Dezembro de 2003. (Respostas: 20; Visualizações: 1114)

  1. Praetorian

    Praetorian Power Member

    Boas!! :)

    O natal está chegando e irei efectuar um upgrade ao meu velho sistema mas estou indeciso entre dois sistemas diferentes:

    P4 2.6 Bus 800Mhz + Asus P4P800GD :)
    ou
    AXP3000+ c/ board Asus A7N8X versão DualDDR ;)

    o resto do material será 2x 256MB memória Kingston, um gravador DVD's da Plextor (o objecto mais caro deste upgrade, e o mais essencial ;)), uma caixa Antec Sonata c/ fonte 380w True Power, entre outros componentes que não merecem destaque. O pc será essencialmente para jogar e alguns trabalhos web e ediçao imagem. Procuro o sistema que maior performance me ofereça. :)

    Eu sei que o AXP3000+ em princípio parece ser o mais performante, mas o PR desse Athlon é comparado a um P4 dos antigos, logo não sei como o XP3000+ se sairá frente a um P4 2.6 com Bus a 800MHz. Qual dos dois sistemas me aconselham, tendo em conta que o sistema Intel irá me sair €1.00 mais caro. :D

    p.s.: nao vale sugestões do género "compra um barton 2500+ e overclocka". :P Tenho mesmo de decidir entre esses dois sistemas acima. :)
     
  2. Lasac

    Lasac OC Legend

    I vote P4

    Se por acaso fores para amd, compra dantes uma Abit NF7-S 2.0 Ultra400!

    Tão baratinhas na *****.pt ;)
     
  3. OddZ

    OddZ Power Member

    o XP está algures entre o 2.6 e o 2.8 ... ( C )
    por isso, pá, nao sei :) eu secalhar ia para o XP :) mas nao sei ... eu agora mudei-me para INTEL e tinha um XP (2k) mas a maquina ainda nao chegou por isso ... logo se ve se realmente vale a pena intel ou nao
     
  4. Praetorian

    Praetorian Power Member

    Obrigado pelas opiniões, no entanto fiquei na mesma. :D

    Só um pormenor sobre o qual gostaria de me informar, a Intel tem a tal tecnologia Hyper-Treta, será que isso se justifica activar num 2.6? Tendo em conta que o clock é inferior a um 3.0 (o 1º cpu a incluir essa tecnologia), será que a performance não irá piorar, devido ao clock inferior?

    Eu em principio iria optar pelo XP3000+, mas ouvi dizer que as boards nForce2 morrem de um dia para o outro, sem explicação. Basta entrar na BIOS e efectuar algumas modificações, ou então dar reset ao computador através do botão reset, e a board vai-se! Fica sem dar sinal de vida. :eek:

    Os benchs da anandtech.com são de confiar? É que se forem, sou capaz de dar uma vista de olhos e optar pelo cpu que apresente maior performance. De qualquer forma, caso opte por AMD vou tomar em consideração o conselho do Lasac. :)

    Boa tarde a todos.
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    eu ouvi dizer que nao devias acreditar em tudo o que ouves dizer.
    a NF7-S sem duvida que e uma melhor escolha
    em termos de benchs os do anando sao dos mais fiaveis que andam para ai
    da minha experiencia com hyper-treta posso te dizer que com um programa muito especifico (que basicamente resolve matrizes) o hyper-treta diminuiu a performance apesar da diferença ser minima entre estar ou nao estar ligado.
     
  6. Praetorian

    Praetorian Power Member

    Já ví duas Asus A7N8X-Dx "morrerem", uma durante uma instalação do XP, foi só carregar no reset e "puff", nunca mais deu sinal e a outra após alterar definições na Bios e depois foi para arrancar e nunca mais deu sinal. Só as ventoinhas da fonte ficaram a funcionar. Ambas compradas na Power On e gentilmente trocadas sem custo adicional. E parece-me que já tinha ouvido falar sobre problemas idênticos a esse neste forum. Por isso o meu receio. Mas pelas vossas indicações, parece-me que a board da Abit não sofre do mesmo problema. :)

    Desde ja agradecido pela vossa atenção, vou tomar a decisão com base nos benchs do site anandtech.com.

    Cumprimentos! :)
     
  7. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    Boas!

    mas acho isto, ridiculo...!

    Quando se entra na Bios, ou vais aplicar definições sobre os discos
    opções da gestao de energia
    activar desactivar Recursos da board (IRQ, porta paralela, SOm!, etc...),
    e finalmente, Mexer na secção de OVERCLOCK!

    em overclock, ou se faz com peças de jeito que nao custam apenas meio tostão (oem), ou entao deixa-se o pc quieto!
    Destas opções todas, duvido que a board deixasse de arrancar se alguem pouco esperto nao fosse mexer nos timmings voltagens e mhz!

    é do caraças nao é?!.... quem quer brincar com Bios, meta RAM de 40contos, dissipadores de 8 contos e nao Fontes OEM de 300w.... oem's pro lixo!

    quanto aos RESETS e deixar de arrancar... bullshit, em defaut nao! desculpa la loll! em default as NForce2 tal cmo todas as boards, sao feitas para durar decadas... nao morrem com RESETS...

    mas afinal, pelo que li no teu ultimo POST, o que pifou afinal?!?! fontes ou boards ?!


    por esta e por outras, a amd tem má fama...
     
  8. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    PS: se é para ficar tudo default, desses dois sistemas a AMD sem duvida a melhor opção...
     
  9. Praetorian

    Praetorian Power Member

    Se a AMD tivesse má fama, eu nem colocava a hipotese de comprar um XP3000+ ;)

    A respeito do que aconteceu, vou tentar explicar de forma a compreenderes. Um pc com fonte 360 Chieftec, Radeon 9700 non pro, 2 dimm memória kingston value ram, etc. Ligamos o pc, entramos na BIOS, verificamos os valores que lá se encontravam, alteramos unicamente os timings das memórias para timings manuais, e depois reiniciamos o sistema. Sem overclock, apenas alterando os timings, nao me recordo exactamente quais mas qualquer coisa como 3-6-6.. os valores q tão no site da kingston! Depois quando o sistema foi reiniciar, a board já nao deu sinal de vida. O ecrão ficou a preto, nao passava sinal para o monitor, a board nao apitou, a unica coisa que dava sinal de vida eram as ventoinhas da fonte (ou seja, a fonte estava em condições). Board enviada para ser trocada. Enviaram uma board nova. Com a segunda board, nao alteramos os valores, já com receio de que o mesmo acontecesse uma vz mais. Começamos por instalar o XP (colocamos o cd boot), formatamos o disco, mas depois o sistema, por qualquer motivo bloqueou. TIvemos que recorrer ao botãoo de reset. Resultado. A mesma cena se passou uma vez mais, sistema nao arranca, ventoinhas trabalhando normalmente, board enviada pra ser trocada. Eram versões anteriores à v2.0, sendo que a terceira board a ser recebido, já era uma das novas Asus v2.0, com suporte oficial para XP3200+. Felizmente com essa board, nao sucederam os mesmos problemas, trocamos os timings para timing manuais, instalamos o xp, até já bricamos um cadinho com a BIOS e até agora o sistema está impecável.

    Será que agora ficou melhor explicado o que quis dizer na minha intervenção anterior? :rolleyes:

    Cumps! :)
     
  10. Praetorian

    Praetorian Power Member

    p.s.: com a pressa de explicar o que se tinha passado esqueci-me de te agradecer pelo conselho. :)
     
  11. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    lol no prob!


    Entao quinta la tamos... e sexta, the LAST day of mcse! lol depois falamos, cya
     
  12. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    Eu axo k kem tem pouco guito pa gastar como eu, e faz upgrades com frequência ao PC (como eu tb :D) deve comprar AMD, agora akele pple k compra computador pos próximos 5 anos deve comprar Intel, mais caro, mas mais fiável.

    IMHO
     
  13. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso


    Tal como o Timber disse, "...eu ouvi dizer que nao devias acreditar em tudo o que ouves dizer..."
    o que o steelboy disse, é uma das coisas que nao se deve acreditar!! :D lol

    duvido q tenhas falado por experiencia ó Steelboy :D
    Se eu perguntar aqui neste forum, quantos AMD's de SLOT e Socket A com mais de 4anos ainda funcionam... vais ouvir bastantes "eus" !

    nao é a marca por fora do computador que dita a durabilidade dele... quem compra um PC e nao o abre ou modifique, tem pc pra anos! seja amd ou intel....
     
  14. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    E? Mas tu tens razão, eu até conheço AMD's com 10/15 anos que estão a funcionar, mas não me baseei só nisso. Tens que ver que a relação preço/performance dos AMD's é melhor, o k é bom para kem não nada em dinheiro como eu, senão sem dúvida nenhuma comprava Intel. Agora fazer upgrades com componentes mais caros se posso fazê-no na mesma gastando menos? Não. Além disso, se por algum motivo a fan do cooler falhasse, um AMD (talvez a partir dos Durons) corre o risco de arder, enquanto que um Pentium tem a função "auto-throttling" (n sei se é assim k se escreve), k protege o "precioso" investimento do utilizador. Eu não tomo partido por nenhuma das marcas só estou a dizer o k escolhia conforme o tipo de utilizador. Só kero é k haja processadores baratos aki po pai... :D
     
  15. SuBzEr0

    SuBzEr0 [email protected] Member

    a questão é muito simples quanto à escolha: tens guito--intel andas mal dos trocos---amd

    para mim é simples :)

    []´s
     
  16. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    Aqui tenho que discordar... os cpu XP e Durons da mesma geração para a frente (com 3 anos de idade +/-) sempre suportaram protecção de calor!
    o que tu devias de ler primeiro, é que os fabricantes de motherboards nao implementaram o sistema que activa essa protecção nas boards anteriores ao KT266 ! estes cpus so corriam o risco de keimarem SE tivessem em boards da geração KT133/KT133a !

    Tu tens AMD com board ddr ?! vai ver á bios como la encontras a protecção!
     
  17. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    Eu não arriscava... :D Se tiveres tempo experimenta um dia destes tirar o cooler de um AMD com essa protecção de calor a funcionar e vê o k acontece.

    edit: sim, eu tenho AMD com board DDR e n tem essa protecção.
     
    Última edição: 18 de Dezembro de 2003
  18. Storm

    Storm To fold or to FOLD?


    tb concordo, mas realmente devias escolher outra board ou uma Abit ou Epox
     
  19. Snaitas

    Snaitas Power Member

    Voto no AMD,e a board não vás para a Asus.
    Vai antes para uma Abit ,epox ou se tiveres papel vai para uma DFI lanparty nfII ultra.
     
  20. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    Max temperature Shutdown e Max temperature Warning, e nas nforce2 tambem tens Throttling... se nao tiveres nada disto, bota a Board fora :D

    ja tive quase todos os chipsets DDR do mercado para AMD ( tirando os da SIS), e todas tinham esta protecção de max temperature shutdown! desde a kt266 até kt600 e nforce2
     

Partilhar esta Página