1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade: AMD vs Intel -&- SLI vs Crossfire

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por phObiAh, 4 de Novembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 893)

1. phObiAh

phObiAh Power Member

Boas...
    Tenho umas quantas duvidas em que gostava de ouvir a vossa opinião.
    Juntei uns trocos para fazer um upgrade á minha máquina, e como é natural, surgiram uma série de duvidas... Resolvi centrar os meus gastos em 3 componentes: Board; CPU e Gráficas.
    Quanto à board, sempre gostei da ASUS, portanto deve ser a minha escolha. No entanto foi a partir daí que começaram os problemas:
    1- AMD ou INTEL?
    2- SLI(Nvidia) ou Crossfire(ATI)?

Fiz algumas pesquisas e cheguei a algumas conclusões:
    1- Como não pretendo fazer overclocks e não tenho muito dinheiro, escolhi AMD.
    2- As gráficas da ATI são mais baratas e possuem melhor tecnologia nas gamas intermédias (clocks mais elevados e DDR3 por ex.) em relação a placas Nvidia. Além disso, o sistema Crossfire é posterior ao SLI, corrigindo alguns erros e inovando em mts aspectos o sistema multiGPU (não é necessário ter duas placas iguais, SuperAA, Scissor & Supertile rendering, não é necessário estar sempre a sacar drivers e patches para jogar).

Ora bem...
    Tenho um orçamento de 400/500 euros para comprar motherboard, CPU e gráfica(s). Tendo em conta que de momentos os preços estão relativamente baixos, que depois do natal vão surgir novas tecnologias (mais caras) e que preciso de um PC pa jogar razoávelmente os jogos que aí vêm... As perguntas que vos coloco são:
    1- Concordam com as minhas conclusões?
    2- Valerá a pena investir num sistema de multiGPU (SLI OU CROSSFIRE)?
    3- Será que me podiam ajudar a fazer uma configuração baseada no meu orçamento (400/500€), com uma board ASUS, um processador AMD e duas gráficas ATI em Crossfire? :(

Fico à espera das vossas respostas... Um abraço e continuação de boas jogatanas...

2. Romani48

Romani48 Power Member

Sistema crossfire é posterior ao SLI? é verdade porém

SLI foi o primeiro a surgir com as voodoo há uma carrada de anos.. tendo sido depois readaptada e melhorada pela nvidia, tendo sido apenas aproveitado o conceito e o nome..
    crossfire veio depois mas SLI continua a dar melhor performance

entao é assim..

1º INTEL sem duvida.. não que a AMD seja má.. mas OC deixa a AMD a milhas.. isto se pusermos um CPU mais fraco da Intel ao lado de um mais "potente" da AMD.. porque se nao se forem de gamas iguais, em stock os INTEL ganham na boa..
    EDIT: ponto um pano de agua fria por cima.. AMD é também uma opção excelente, nao que os CPUs acabem por ser mais baratos.. mas por exemplo as boards que tens opções excelentes..

2º SLI sem duvida.. alias o sonho de um entusias ta seria ter SLI em chipsets Intel para ter um OC perfeito..

depois

1 se tas a pensar num pouco de OC vai para os intel.. se queres estabilidade 100% Out of the box, e algo bom, e poupares no overall do sistema, então AMD é também uma optima opção

2º... ATI mais baratas? sim .. mas antes de mais clocks elevados não querem dizer nada entre marcas... Sistema SLI é MELHOR que o Crossfire.. e enganas te.. no SLI é que não é preciso graficas iguais.. alias até á pouco tempo na ATI precisavas de uma placa normal + uma versão especial crossfire para fazeres o crossfire..

quanto a drivers e patchs é igual nas duas

Agora investir num sistema multiGPU depende muito

eu digo comprar uma 8800GT

o problema é que nao tens o budget para isso pelo que se calhar o melhor é algo como

uma P5KC, um 6550, uma x1950pro da ATI ou entao uma 8600GT/2600XT se o budget tnao chegar para a x1950

EDIT: podes também considerar uma 7900GS XXX que tens na aqua por 129€.. uma grafica de excelente qualidade também..

mais tarde posto um orçamento

Última edição: 4 de Novembro de 2007
  3. Matabicho

Matabicho Power Member

Olha por acaso tambem tou na mesma situaçao,queria um PC por volta dos 400/500€ e tambem tava a pensar ir para um AMD... Nao vale mesmo a pena AMD? È que eu nao pretendo fazer overclock alias nem sei fazer e pelo que ouvi dizer os Intel ganham apenas no overclock aos AMD.

4. Romani48

Romani48 Power Member

é assim.. também vai depender muito do destino final que vais dar ao PC.. eu abocado comentei um pouco fanboiado de mais :p

AMD tem excelente opções..

e se nao vais mesmo fazer OC então algo como um 5200 ou 6000+ e uma board tipo M2N SLI Deluxe ou M2N32 SLI Deluxe
    ficas com uma config excelente

EDIT: exemplo de como podem ser bem mais baratas: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2172054

Última edição: 4 de Novembro de 2007
  5. phObiAh

phObiAh Power Member

Re:

Antes de mais... Obrigado pela tua resposta.

Pelo que estive a ler sobre as diferenças entre SLI e Crossfire, fiquei com a impressão de que o crossfire era o melhor sistema. No entanto, como não tenho experiência própria no assunto e como a internet é um ninho de informação ambigua, vou confiar naquilo que me disseste e vou investir no SLI.
    Quanto à intel, de momento tenho um P4 2.6 em OC a 3.3, no entanto não noto diferença alguma em termos de rendimento ou 3D marks. Será que com um Dual core vale mesmo a pena comprar intel para OC?

Assim sendo era fixe se me pudesses indicar uma configuração para SLI. Mesmo que saia do orçamento. Tendo em conta que quero o PC preparado para jogar rzoávelmente os jogos que estão para vir durante algum tempo; duas 8800GT juntamente com a board e o CPU que sugeriste?

Última edição: 5 de Novembro de 2007
  6. Romani48

Romani48 Power Member

penso que o melhor é esperares mais um mÊs ou dois.. para já os unicos sistemas SLI capable são os chipset 680i e 650i

das duas uma ou compras uma EVGA 680i (T1) ou esperas pelo aparecimento do novo 790i
    discutido nesta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2158092

depois para nao subir muito no orçamento vai para o E6550 ou o E6750.. se puderes investir num quad core vai para um Q6600 Stepping G0

e sim.. oh nem vais imaginar a diferença abismal entre o teu P4 e um C2D ou C2Q

alias no segmento do teu os melhores eram os AMD A64

7. phObiAh

phObiAh Power Member

Re:

ok... vou seguir o teu conselho. guardar uns trocos e esperar mais um ou dois meses. Depois invisto numa configuração que me dê mais garantias a nível de duração e qualidade.
    Obrigado pela ajuda.

"Life is short... Play more!"

Partilhar esta Página