Upgrade ao computador [RESOLVIDO]

noup

Power Member
Viva!
Vou fazer um upgrade ao meu computador mas estou indeciso entre comprar um processador novo ou ficar com o que já tenho (um Pentium4 2.4GHz 533Fsb).
1- Se ficasse com o que já tenho, compraria uma motherboard Asus P4P800-X (86.66€) e 1 GB de memória DDR333.
2- Se comprasse um novo, que processador e motherboard escolher sem gastar um balúrdio (socket 478 ou 775?)?
 
Última edição:
Sinceramente eu penso que tu ainda tens um bom pc. Não sei quanto tens de memória mas 1GB deve ser a quantidade ideal.

Não é preciso estares a comprar um pc novo o teu ainda aguenta bem. Compra um cooler novo que seja bom e inicia-te no mundo do overclock vais ver que vais poupar bastantes €€ pois deves conseguir por o teu p4 no minimo a 2.8GHz.

Se tu comprasses uma board com socket 775 tinhas que comprar um outro cpu pois o teu não dava.

Pensa em comprar um pc por volta do Natal até lá não tens qualquer problema. E nessa altura podes escolher coisas muito mais interessantes além disso pondera também a compra de um AMD mais precisamente um Athlon 64 com socket 939 como o 3200+ e uma boa board.

No entanto é como te disse já pensa nisso mais pelo Natal.
 
Obrigado pela resposta!
É assim, é que eu não tenho um computador todo, porque a board queimou. Então vou mesmo precisar de comprar uma board nova. E as memórias que tenho, são 4x128MB (512MB) de RIMMs, que além de serem bué caras, para aumentar para 1GB vou ter que vendê.las, e alem disso arranjar uma board igual à minha que suporte RIMMs é um bocado complicado..
Portanto, a board vai ter que ser uma nova e as memórias também. Agora, já que vou comprar uma board nova, não sei se valerá a pena gastar mais uns euros e comprar também um processador, daí a questão.
Quanto ao overclocking, eu até tenho um bom cooler do processador (Zalman CNPS 7000B), mas aumentar para 2.8GHz não me daria a performance de um P4 800Fsb com HT.

Resumindo, vou ter que comprar board e memórias. Agora, a pergunta principal penso que é:
Será que posso comprar também um processador e memórias melhores do que DDR333 sem gastar muito mais dinheiro?
 
Quanto é que estás disposto a gastar?

Queres ter uma máquina de jogos com uma board toda xpto ou basta uma que faça o serviço e que seja barata?

Existe material para todos os gostos.

Quanto à memória aqui no Porto já só encontro memória DDR400 333 é peça de museu... E podes por a 400 a funcionar com o teu P4 que não tem problema...

As memórias devem ficar por €100 a board à volta de €70 se fores a comprar um cpu deve ficar por mais €170 talvez sinceramente não sei a quanto estão os P4.
 
Se tiveres €, acho que não vale a pena estares a gastar em material já algo desactualizado..
Investias num p4 775 ou num amd 939, ficavas com um sistema porreiro e nem precisavas de gastar muito..:)
 
Só que o objectivo é aproveitar o máx de peças...

A questão é queres gastar €200 agora e comprar um pc por volta do Natal ou mais tarde até caso aches que ainda estás satisfeito ou então gastares €1000 já.

É isto que tens que decidir... Eu pessoalmente preferia a opção dos €200 pq depois até tinha outro pc para andar a fazer experiências. Não sei se tens uma rede em casa mas podias usar o outro pc como servidor.
 
é sempre complicado essas cenas, mas no meu caso, k n tenho muito guito para investir, e como n tens board fazia assim:

-tentava arranjar uma board usada na secção de vendas, uma boazita.
-metia la o PIV 2.4 e puxava por ele, se desse, para uns 2.8, k ja melhorava o sistema um cadito (eu tenho um 2.4 e chega-me bem!)
-vendia as rimms e comprava umas ddr400 (1gb kem sabe).

por outro lado, se axas k tens algum disponivel, comprava um sistema novo (com novo socket seja ele amd ou intel! o k preferires :P) e vendia o cpu e as rimms para ajudar... para o novo sistema n ia para um cpu muito ousado um bonzito chegava, e popava algum! as memorias seriam as tais 1gb ddr 400, mas tb n ia para umas todas XPTO, para uns jogos e dia a dia chegavam bem mas boazitas :)

Mas isso sou eu, agr tu é k tens de ponderar e olhar para o teu bolso! :D
 
Pessoal, obrigado pela ajuda! Bem, é assim... a minha opinião é uma "miscla" das vossas, mas estou agora ainda mais indeciso... mas vou tentar especificar ao máximo (€€) as decisões possíveis.
Não quero comprar nada usado, e os RIMMs vou ter mesmo que vender. A quantidade de memória que vou comprar vai ser 1GB e vou comprar também uma placa gráfica com o chip 6600GT da nvidia (ronda os 200€). Também não estou a pensar em fazer overclocking.
  1. Mantenho o processador. Compro uma ASUS P4P800-X por 86.66€ e 1GB de DDR333 por 160€. Total=447€
  2. Compro um processador novo P4 530 SOCKET 775 3GHz por 177.90€, motherboard ASUS P5DG1 PRO por 119.90€ e 1GB PATRIOT PC3200 DUAL CHANNEL por 205.90€. Total=704€. Terei ainda que vender o P4, que me parece estimado em 50€, mas será que isto tem alguma procura?
  3. Igual à situação anterior, mas Athlon64 em vez do P4. De AMD não pesco lá muito, porque nunca tive nenhum, mas vi +/- isto: motherboard ASUS A8V Deluxe por 139.90€, processador AMD ATHLON 64 SOCKET 939 3000+ 90nm 512K BOX por 171.50€ e 1GB de memória igual à anterior por 205.90€. Total=718€.
O meu valor limite era de 500€, porque a ideia era simplesmente comprar uma board e memórias. O único problema com os outros valores não é a falta de dinheiro, é mesmo estar a gastar mais em algo quando pode não valer a pena. Além disso não sei até que ponto será fácil vender o processador (e as memórias). Vale a pena o novo processador?
 
Sinceramente, se achas que n vais precisar de mto poder de processamento, n precisas ter um topo de gama para jogos, por isso acho que a primeira solução será a melhor.
Até pq daqui a pco saem os dual core e os actuas amd64 baixam de preço.
Podes investir dps nessa altura, ou esperar que o dual core amadureça e dps comprares uma cena artilhada (dual core, pci-e, ddr2, etc).
Esta é a minha opinião
 
eu ja dei a minha opinião, e assim escolhia a 1ª opção... ainda para mais vais comprar um gráfica tb...
com essa opção andavas bem e daki por um ano logo se pensava num sistema melhor! so k em vez de ddr333 comprava ddr400, já a pensar num sistema novo passado o tal ano...

só k é a tal cena depois nessa altura podes kerer um sistema e a grafica n servir para o k keres, ou sei la... estas senas sao sempre uma dor de cabeça :rolleyes:

seja lá o k escolheres, espero k escolhas bem!
 
xtr3me disse:
Sinceramente, se achas que n vais precisar de mto poder de processamento, n precisas ter um topo de gama para jogos, por isso acho que a primeira solução será a melhor.
Até pq daqui a pco saem os dual core e os actuas amd64 baixam de preço.
Podes investir dps nessa altura, ou esperar que o dual core amadureça e dps comprares uma cena artilhada (dual core, pci-e, ddr2, etc).
Esta é a minha opinião
Na verdade, no meu caso, quanto melhor processamento melhor. Não que eu me esteja a queixar do poder de processamento actual, mas é que duvido que vá investir novamente neste computador a curto prazo (tipo, no próximo ano/2 anos). Por isso é que queria saber até que ponto um sistema com um pentium 4 775 seria mais rápido que o meu actual.
 
conspiracy disse:
eu ja dei a minha opinião, e assim escolhia a 1ª opção... ainda para mais vais comprar um gráfica tb...
com essa opção andavas bem e daki por um ano logo se pensava num sistema melhor! so k em vez de ddr333 comprava ddr400, já a pensar num sistema novo passado o tal ano...

só k é a tal cena depois nessa altura podes kerer um sistema e a grafica n servir para o k keres, ou sei la... estas senas sao sempre uma dor de cabeça :rolleyes:

seja lá o k escolheres, espero k escolhas bem!
acredita... que dor de cabeças! mas como já disse no post anterior, não estou a contar fazer um novo upgrade muito em breve..
Talvez fazer overclocking não fosse má ideia de todo. Alguém aqui tem experiência em "overclockar" o meu processador com uma board da asus? (cheira-me que já sei a resposta para esta pergunta) Será que assim já posso comprar memórias DDR400, se puder aumentar o FSB?
 
noup disse:
Pessoal, obrigado pela ajuda! Bem, é assim... a minha opinião é uma "miscla" das vossas, mas estou agora ainda mais indeciso... mas vou tentar especificar ao máximo (€€) as decisões possíveis.
Não quero comprar nada usado, e os RIMMs vou ter mesmo que vender. A quantidade de memória que vou comprar vai ser 1GB e vou comprar também uma placa gráfica com o chip 6600GT da nvidia (ronda os 200€). Também não estou a pensar em fazer overclocking.

[*]Compro um processador novo P4 530 SOCKET 775 3GHz por 177.90€, motherboard ASUS P5DG1 PRO por 119.90€ e 1GB PATRIOT PC3200 DUAL CHANNEL por 205.90€. Total=704€. Terei ainda que vender o P4, que me parece estimado em 50€, mas será que isto tem alguma procura?

Mantém a solução em Intel e vai para o LGA775 não te vais arrepender, ficas ai com uma máquina estável e com capacidade para o que pretendes.
Já ouvi dizer algures que os novos Intel até que nem são maus para OC, e as novas boards asus são impecáveis para isso, os novos firmawares para as bios delas estão muito mais virados para isso e são 5* .

As mems. Patriot para OC pareçem ser excelentes, por isso não fazes nada má escolha, assim como a 6600GT é optima para o que pretendes.

Quanto ao material que te fica para spare, tens sempre pessoal interessado, basta pores um anúncio e acredita que tens compradores para esse material todo.
 
Ghost021 disse:
Mantém a solução em Intel e vai para o LGA775 não te vais arrepender, ficas ai com uma máquina estável e com capacidade para o que pretendes.
Já ouvi dizer algures que os novos Intel até que nem são maus para OC, e as novas boards asus são impecáveis para isso, os novos firmawares para as bios delas estão muito mais virados para isso e são 5* .

As mems. Patriot para OC pareçem ser excelentes, por isso não fazes nada má escolha, assim como a 6600GT é optima para o que pretendes.

Quanto ao material que te fica para spare, tens sempre pessoal interessado, basta pores um anúncio e acredita que tens compradores para esse material todo.
OK, era mesmo isto o que eu queria ouvir. :D
Pah se comprar o processador novo, não estou muito virado para overclocking. Por isso, as memórias que mencionaste são boas mesmo sem overclocking? tenho outras opções:
  • ***** TCCD SERIES 2x512MB PC3200 CL2 (chips Samsung) 224.30€
  • PATRIOT 2x512 PC3200 DUAL CHANNEL 205.90€
  • TRANSCEND JETRAM 512MB PC3200 CL2.5 81.50€
  • TRANSCEND JETRAM 512MB PC3200 CL2.5 COPPER 87.50€
 
Buenas,

As patriot são um xcelente set de memórias seja em stock ou em o.c. , aliás até as transcend que ai tens mencionadas são boas, um colega meu tem um set de 2*512 dessas mems e não se queixa delas.
Se preferires poupar dinheiro então as transcend são optimas, se quiseres manter as patriot epá ficas muito bem servido á mesma, já vi ambas as mems a funcionarem e não me deixaram desiludido.
 
Ghost021 disse:
Buenas,

As patriot são um xcelente set de memórias seja em stock ou em o.c. , aliás até as transcend que ai tens mencionadas são boas, um colega meu tem um set de 2*512 dessas mems e não se queixa delas.
Se preferires poupar dinheiro então as transcend são optimas, se quiseres manter as patriot epá ficas muito bem servido á mesma, já vi ambas as mems a funcionarem e não me deixaram desiludido.
Ok, vou para as patriot então. Thanks. :)
 
Eu dei inicialmente a minha opinião no entanto não tinhas dito que querias comprar uma gráfica.

Eu siceramente acredito que a melhor opção é a 1, mas sem comprares a gráfica. Tentas aguentar a que tens.

No fim do ano compras uma máquina a partir do 0 mas já com especificações para te durar mais tempo tendo em conta os cpus dual core, e por isso mesmo não te aconselhava já a compra da gráfica pois os preços até lá descem e vão saindo coisas novas e melhores...
 
Sumerset disse:
Eu dei inicialmente a minha opinião no entanto não tinhas dito que querias comprar uma gráfica.

Eu siceramente acredito que a melhor opção é a 1, mas sem comprares a gráfica. Tentas aguentar a que tens.

No fim do ano compras uma máquina a partir do 0 mas já com especificações para te durar mais tempo tendo em conta os cpus dual core, e por isso mesmo não te aconselhava já a compra da gráfica pois os preços até lá descem e vão saindo coisas novas e melhores...
Disse no 3º post :D Eu ainda não tinha dito, mas não comprar gráfica não é opção. É assim, isto tudo surgiu porque vou comprar um Apple Cinema Display 20''. Ora, este monitor precisa de saída DVI e a minha placa actual coitadita... (GeForce 4 MX440). Além disto, tinha aqui um P4 de um computador antigo, além do computador que tenho actualmente. Por isso resolvi mandar o computador que tenho actualmente para a casa dos "cotas" e arranjar um novo para mim, a começar com a placa gráfica nova. Mas como não considero que seja boa altura para fazer um bom upgrade (tal como vocês também já o disseram), estava na dúvida de usar o antigo processador ou arranjar um novo. Mas pronto, lá me decidi por optar por um novo porque dá-me jeito 1GB de RAM e não fica assim tão caro quanto isso (vai ficar qualquer coisa perto de 700€ - sem contar com o monitor obviamente). Em princípio amanhã já vou tratar disto. :)
 
Última edição:
Back
Topo