1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade ao CPU

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por redshot, 7 de Junho de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 807)

1. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, tenho um Asus A3F com um T2300. Ora acontece que eu queria fazer upgrade a este processador, que é de socket M.

Questão: Qualquer CPU com esse socket funciona no portátil, ou tenho de ter mais alguma coisa em consideração?

Cumps

2. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

se bem me lembro havia uns portateis com o cpu soldado.... verifica se o teu é desses!

3. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Não é, pode ser substituido. Eu já o tirei fora para mudar a pasta térmica.

Cumps

4. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

ah entao é possivel. agr tens que ver se a BIOS suporta o CPU

recomendo uma actualização da BIOS

Última edição: 7 de Junho de 2009
  5. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, experimentei hoje o novo CPU, um T7200, mas não funcionou.

Ainda vou fazer um upgrade à BIOS, e vamos ver.

Há mais alguma incompatibilidade que tenha de ter em conta entre estes processadores? o T2300 e o T7200?

Cumps

6. Axxantis

Axxantis Power Member

Não conheço este portátil em concreto, mas regra geral é complicado fazer upgrades de CPUs em portáteis, mesmo que isso pareça ser fisicamente possível. É que um dos maiores problemas dos portáteis reside na dissipação do calor, e eles estão geralmente construídos para optimizar a dissipação para o CPU com que vêm de fábrica. Para evitar potenciais problemas as marcas costuma limitar na BIOS os CPUs que a motherboard pode levar. No teu caso tens um T2300 a 1,66Ghz e um consumo de 31W. Um T7200 a 2Ghz tem um consumo de 34W. Apesar de parecer pouco, vai ter de certeza uma temperatura média superior, o que no limite até poderia exigir uma arquitectura de dissipação de calor completamente diferente. As próprias voltagens também devem ser diferentes.

E mesmo que funcione, a não ser que utilizes software que tire muito partido do CPU, não vais notar grande diferença de performance com esse upgrade.

Lembrei-me agora que o T7200 é de 64bits e o T2300 é de 32bits. Não sei exactamente que implicação é que isso pode ter na compatibilidade entre ambos, mas acredito que possa ter alguma.

Última edição: 2 de Julho de 2009
  7. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Encontrei na internet um caso parecido. O upgrade foi o mesmo, o chipset é o mesmo. Também só funcionou quando se fez update à Bios, portanto no meu caso deve ser exactamente a mesma coisa.

Cumps

8. O teu portátil só deve de poder suportar socket M, que é a generalidade dos casos onde vem este tipo de CPU. Sendo assim, terias de substituir por um outro M, mas mais potente. O grande problema é que os M estão descontinuados, ou seja já não se produzem nem vendem, a não ser ebay e cenas do género. O meu Vaio tem o mesmo problema de só aceitar dos M, e por isso tive mesmo quase a comprar um 780 se não me engano, mas depois achei que não valia o esforço porque a melhoria não vai por ai além e se ele já anda quente, mais quente andaria.

Por isso, acho que é melhor ficares com esse ou então se vires que já não te serve começas a pensar num bichinho novo :P

9. techno.star

techno.star Banido

10. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, já comprei o CPU, e já o meti a funcionar no portátil. Ainda não testei a fundo, mas para já tenho alguns pontos a assinalar:

-Boost de perfomance, também mau era;
    -Temperaturas mais baixas que o anterior T2300, pelo que isso não será um problema;
    -Em modo de poupança, gasta tanto ou menos que o T2300.

Portanto, só vantagens, além do mais suporta 64 bits.

Cumps

11. p4thos

p4thos What is folding?

De facto, só porque o processador é melhor não significa que aqueça mais. O aquecimento é derivado de variados factores, o poder de processamento é apenas um deles, mas não é o mais relevante.

Ainda bem que conseguiste! ;)

12. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Eu sou testemunha! O dealer trouxe a encomenda numa caixa de fósforo "QUINAS" de fabrico português!

Claro que está a funcionar :P um upgrade à bios et voila :D

Agora falta fazer upgrade à gráfica (NOT!)

Bom negócio disparovermelho :D

Partilhar esta Página