• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade ao meu PC

Rollw0w

Membro
Viva, já faz muito tempo que não visitava este Forum e pelos visto continua a "bombar"!
Então desde já quero dar os meus parabéns a todos os que continuam ativos, a fazer deste forum o melhor de todos.

Bem, seguindo para o que me fez trazer aqui. Tenho um pc que comprei já à uns poucos anos e queria saber se é possível fazer algum upgrade, ou seja, por exemplo uma nova gráfica se vale a pena e se é possível. (Devido à motherboard e processador etc).

Lista dos meus componentes:
Intel Core i5 4460 3.2GHz 6 MB Skt 1150
MSI GTX960 Armor 4GD5T OC
Motherboard MSI H81M-E34
Gskill Ripjaws X DDR3-1600MHz 16GB (2x8)
Seagate Barracuda 1TB SATA III 64MB
Nox Coolbay SX Black
Seasonic Focus Gold 80+ Plus 550W
DVD-RW Asus 24X Black Bulk
Samsung SSD EVO


Para já a intenção seria "talvez" substituir a gráfica, o que pensam ? Vale a pena por uma outra e se vai rodar nesta motherboard. A ram também é DDR3 talvez também nao seja do melhor.. Agora só mesmo com os entendidos.


O meu orçamento para a gráfica (upgrade) Talvez no máximo 300€

Desde já obrigado a todos,
Abraço.
 
Bom, podes meter aí uma 1660 Super (250€), em muitos jogos deves ver melhorias assinaláveis de fps, e vais poder puxar mais os gráficos em tudo, em relação ao que tens.
Mas já começam a haver muitos jogos onde esse i5 não vai dar para mais fps, independentemente da gráfica que lhe metas.
Ou seja, se procuras apenas melhorar os gráficos, uma gráfica nova mais potente, só por si ainda será um upgrade bastante bom. Se procuras essencialmente melhorar os fps, vai depender muito do que jogas.
 
Bom, podes meter aí uma 1660 Super (250€), em muitos jogos deves ver melhorias assinaláveis de fps, e vais poder puxar mais os gráficos em tudo, em relação ao que tens.
Mas já começam a haver muitos jogos onde esse i5 não vai dar para mais fps, independentemente da gráfica que lhe metas.
Ou seja, se procuras apenas melhorar os gráficos, uma gráfica nova mais potente, só por si ainda será um upgrade bastante bom. Se procuras essencialmente melhorar os fps, vai depender muito do que jogas.

Muito obrigado pela ajuda.
Claro são sugestões que procuro.
O processador futuramente talvez possa vir a fazer um upgrade dependendo dos preços claro e sempre tendo em conta se a motherboard funcionar com esses componentes.

A minha dúvida é sempre se realmente funcionam para a motherboard que tenho
 
Boas secalhar para agora compensa me mais isto. O que pensam sobre isto ?

Cerca dos 300 euros

Compro:
Motherboard Micro-ATX Gigabyte B365M DS3H
RAM G.SKILL Aegis 16 GB (2x8) DDR4 3000MHz CL16 preta
Processador Intel Core i5-9400F hexa-core 2.9GHz c/turbo 4.1GHz 9MB Skt1151

Contínuo com a minha gráfica geforce 960 depois no futuro posso invertir em comprar uma gráfica melhor ou seja aproveitar os componentes que ja tenho como a minha fonte já é boa tenho ssd etc... como tou indeciso em se faço upgrade de uma gráfica ou disto que falei...

Obrigado abraço.
 
@Rollw0w honestamente trocaria a gráfica em que verás maiores ganhos e depois quando desse upgrade ao resto iria para um Ryzen 3600 no minímo, esse i5 9400f apesar de ser um bom CPU actualmente não acho que o vá ser no futuro e visto que vais fazer um upgrade de CPU mais vale fazeres para algo com mais future proof.
 
A 1660 super e ti são a mesma coisa, uma apenas é mais cara que a outra. A diferença entre elas é negligivel
Muito obrigado!! Desde já.
Uma ultima coisa @Happy aye sir

Uma Geforce RTX 2060 SUPER Ventus 8G GP OC
Já é acima daquilo que posso mas é uma ponderação.

Será que vale a pena, e que fica bem com o que tenho de momento ?
Senão em princípio irei mesmo para as 1660 como referido. Grande abraço.
 
@Rollw0w Se estiveres a pensar dar um upgrade ao processador muito para breve, a RTX2060 super é uma boa opção. Se não, o teu processador vai ter um bottleneck monstruoso com essa gráfica.

Eu tinha um Ryzen 2600 e com a RTX2060 super já tinha um bottleneck assinalável em jogos mais CPU bound tipo AC odyssey (A gráfica ficava nos 70% de utilização com o CPU a 100%).
E esse CPU é cerca de 40% inferior ao Ryzen 2600.
 
@Rollw0w Se estiveres a pensar dar um upgrade ao processador muito para breve, a RTX2060 super é uma boa opção. Se não, o teu processador vai ter um bottleneck monstruoso com essa gráfica.

Eu tinha um Ryzen 2600 e com a RTX2060 super já tinha um bottleneck assinalável em jogos mais CPU bound tipo AC odyssey (A gráfica ficava nos 70% de utilização com o CPU a 100%).
E esse CPU é cerca de 40% inferior ao Ryzen 2600.

Então para esta gráfica, uma Motherboard ATX (sem ser micro) e um bom processador nao é necessario ser topo de gama quanto fica e qual aconcelhas ? Ryzen pouco conheço. Ou seja ainda percebo menos ahha.
 
@Rollw0w Esquece a INTEL neste momento, é mais cara e com desempenho pior ou igual à AMD.
Toda a gente aconselha o Ryzen 5 3600, seria uma boa aposta pelos 200€. Eu comprei o Ryzen 7 3700x por ser mais future proof ao ter 8 núcleos, mas já custa 350€.
Quanto à motherboard, a MSI b450 Tomahawk max é muito acoselhada aqui no fórum, é a que tenho e recomendo. É a board com melhor qualidade/preço actualmente na minha opinião, principalmente pela ótima dissipação de calor nos VRM's.

Se optares por fazer o upgrade ao cpu seria:

Ryzen 5 3600 / Ryzen 7 3700x - 200€ / 350€
Motherboard MSI TOMAHAWK MAX - 115€
Memórias RAM à escolha 3200mhz cl16 - +/- 90€
 
Para te dar uma ideia o Ryzen R5 3600 está ao nível do i7 8700 que é muito semelhante a um i7 9700, um 3700x é 9%-13% inferior a um i9 9900k mas custa menos 160€ e para os Ryzen 3900x e 3950x a Intel simplesmente não tem concurrência mesmo na gama HEDT.
Pela primeira vez em dez anos posso concordar, a Intel sempre esteve na vanguarda, a AMD sempre foi a opção disponível para quando você queria economizar algum dinheiro e nunca foi uma marca ruim, mas eu sempre preferi a Intel porque era a melhor. Com esses lançamentos recentes, quem lidera hoje é definitivamente a AMD, melhores processadores e melhores preços!
 
Back
Topo