1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Upgrade ao PC

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dare_me, 6 de Março de 2007. (Respostas: 30; Visualizações: 1171)

1. dare_me

dare_me Power Member

Apesar de ser a 1ª vez que crio 1 tópico sou já um leitor assíduo e totalmente viciado do vosso fórum. Estou a pensar fazer um upgrade para o c2d e6300 mas queria manter alguns componentes, como por exemplo a placa gráfica, as memórias e o disco. Neste momento tenho esta configuração:

- Pentium 4 2.8Ghz skt 478 FSB 800Mhz
    - board ASUS p4p800SE (chip 865PE)
    - 1 Gb Ram DDR400 (512x2 Kingstons CL3 em Dual Channel)
    - Disco Maxtor 250 Sata 16Mb cache + Seagate 120 Gb Sata 8 Mb Cache
    - Gráfica Geforce 6600GT 128Mb AGP 8x

Tenho conhecimento de uma board da ASROCK (Core 4DualVista acho que é assim...) que me permite manter a gráfica e as mems, mas será um bom investimento? Ou é preferível trocar tudo e meter já uma boa board, cpu, mems e gráfica nova? o orçamento para trocar só board e cpu é de +/- 240€ enquanto o upgrade total ficaria por 500/550€.

Relativamente ao CPU alguns posts no fórum têm referido que o o c2d e6300 é um bestbuy comparativamente aos AMD x2 de entrada de gama (4200+/4600+). Mas para quem como eu não se sente muito à vontade no oc, no caso de ser melhor fazer um upgrade mais profundo não seria preferível adquirir um AMD 4200+/4400+? (ficam ligeiramente mais baratos, assim como as boards...)

Obrigado antecipadamente pela vossa ajuda

2. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Independentemente de fazeres ou não OC, os C2D são substancialmente melhores k os AMD X2... Têm melhor capacidade de processamento, maior estabilidade e maior durabilidade... Por isso aconselho Vivamente C2D...
    A nível da board, sinceramente penso k seria um mau investimento de futuro comprares a ASROCK para manteres as mesmas mems... Eu se fosse a ti vendia os meus componentes para largar um pouco o orçamento e colocava uma configuração que te desse para aguentar uns 2/3 aninos sem ***** tipo de dificuldade...
    Mantinha os discos...

Depois se quiseres posso fazer uma configuração baseada no teu orçamento...

Cumps

3. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

Board: Asus p5b ou p5n-e tanto uma como outra é boa mas a p5n-e tem mais extras e a p5b faz um pouco + de mhz!

Cpu: c2d e6300

Memorias: tem que ser DDR2 e nao ddr400! vai pas team xtream ou gskill de 800mhz com bons timmings, quanto menos melhor.

Discos: mantem!

Grafica: vende essa, precisas maze de pci-e! uma 7600GT chega e sobra

e pronto...cumpz

4. dare_me

dare_me Power Member

Desde já muito obrigado pela resposta rápida! De facto estou receoso em comprar esta board pq quase toda a gente diz mal dela! Por outro lado, permitia-me nesta fase fazer uma transição gradual... o que mais me custa é desfazer-me da placa gráfica q é agp, até pq ainda me corre todos os meus jogos a pelo menos 1024x768 (pes6, hl2, tce, et, aoe, fm2007...).

Não exite mais nenhuma board q me permita aproveitar no mínimo a gráfica, isto é ter um slot agp e outro pci-e (e de preferência a 16x ao contrário desta asrock)? É que a memória despacho com facilidade e sem perder grande €, mas na gráfica já n é assim...

De qq forma, se tivesse de fazer um upgrade aos meus componentes, quais as escolhas mais inteligentes em termos de qualidade/preço?

mais uma vez obrigado... :)

5. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

nao adianta, existe boards sim com agp so e tb com as duas mas para que? depois compras uma pci-e e nunca mais usas o slot de agp!

e tb ve: agp que é 8x pa pci-e 16x é o dobro!!!!!!

Aserio é uma boa coisa que fazes... :)

sobre os componentes ja te disse quais deves apostar ;) basta disseres um orçamento e dissemos o mais concreto!

6. dare_me

dare_me Power Member

Essas boards custam acima de 120€ (andei a ver no kunatokusta...) e por isso saem muito fora do orçamento. Não gostaria de gastar mais de 80€ na board e 180€ no cpu. Nas mems estou indeciso se compro 1Gb a 667 (+/-70€)e daqui por uns tempos compro outro bloco de 1Gb e faço dual channel (dá p fazer com mems diferentes?) ou se compro já 2Gb a 667 para fazer dual channel (+/-140€), q me dizem?

7. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

as boards para INTEL estao caras...se queres bom e barato no minimo so tens essas 2, antes disso nao valem nada senao so for para pc default mas como queres OC tens que juntar dinheiro...

p5b= 135€
    p5n-e= 120€

sobre as memorias podes bem comprar apenas 1GB agora e depois outro 1GB, ainda aguenta bem mas se compras memorias compra de 800mhz pk assim tens oc como deve ser e de preferencia com timmings o mais baixo possivel!

P:S dualchannel de marca diferentes nao dá, desde que seja mesma marca e do mesmo tamanho... faz um DC a 80% pk para 100% de DC(dualchannel) elas tem que ser de packs visto que tudo é igual (chips)...

Última edição: 6 de Março de 2007
  8. dare_me

dare_me Power Member

reparei que utilizas uma board asrock embora de outro modelo... estás satisfeito com ela? é q é bastante + barata q as q me indicaste...

tks desde já

9. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

A nível de mems 2Gb era o mais indicado, pois mems dif não fazem dual channel (dificilmente!!!);
    A nível de board, vou fazer uma pesquiza e ja digo algo...

10. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

a que utilizo é boa para default, nao tenho OC nela...alias vo vender esta semana ela, vo comprar uma p5n-e...

digo-te! se queres default tens montes delas boas entre 60€ a 90€ mas se queres OC vai pas p5b ou p5n-e! nao existe mesmo menos que isto ;)

mas se quiseres a minha board apita que eu vendo-a :D

11. dare_me

dare_me Power Member

Eu disse q n me sentia muito à vontade p fazer oc no primeiro post. Por isso n preciso de uma board q me permite espremer até ao tutano todo o sistema :) Apenas o básico, tipo subir o FSB de 266 para 333 e conseguir fazer do c2d e6300 a 1.86 para 2.33Ghz.... já agora sabem de algum site para iniciantes ao oc? gracias!!!

obrigado pelas respostas rápidas...

12. dare_me

dare_me Power Member

mesmo nessa board consegues fazer um oc n consegues? o fsb vai até aos 333 pelo menos n vai?

13. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

aki no forum nao ha melhor, vai a overclock duvidas e tens la overclock para iniciados!

sendo assim queres um OC de pouca massa pode obtar por uma igual a minha ou entao uma asus P5LD2-SE que consegue dar 2.5GHZ estaveis ;)

14. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

nao :( as asrock n passam dos 300fsb ou seja

300x7=2.1GHZ visto que o e6300 tem um multiplicador de 7x ;)

15. dare_me

dare_me Power Member

tens a certeza? acho k já li q alguém conseguiu ir até perto dos 350... mas que n ultrapassou este valor...
    obrigado pela dica sobre o oc para iniciados!

16. dare_me

dare_me Power Member

de qq forma, voltando ao tópico! Q componentes recomendam para fazer upgrade, em termos de relação qualidade/preço e em termos de oc para iniciantes?

17. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-667 DUAL CHANNEL - 150€
    ASUS P5B CHIPSET 965 SOCKET 775 - 130€
    XPERTVISION 7900GS 256MB DDR3 PCIe - 180€
    CORE 2 DUO E6300 1.86GHZ FSB1066 2MB CACHE BOX - 190€
    TUNIQ TOWER 120 - 45€

Total: 695€

OU

TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-667 DUAL CHANNEL - 150€
    ASUS P5B CHIPSET 965 SOCKET 775 - 130€
    XPERTVISION 7600Gs 256MB DDR3 PCIe - 120€
    CORE 2 DUO E6300 1.86GHZ FSB1066 2MB CACHE BOX - 190€

Total:590€

Na minha opinião juntava mais um pouco e optava pela primeira configuração, visto que possui uma placa gráfica muito superior e o melhor cooler a ar do momento.

18. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Com 550€ vai ser complicado colocar ai uma confiração porreira pra OC, mas vamos tentar...
    Só vou colocar Board, ram, cpu e talvez uma gráfica... (se der guito)...

ASUS P5B-V - 155€
    GSKILL PC6400 PK DUAL CHANNEL 2GB DDR2 - 178.50€
    INTEL CORE 2 DUO E4300 - 166€
    Total: 500€
    Coms os 50€ mais o k fizeres com a venda da tua gráfica dava pa comprar uma PCIe na boa...

19. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

120€ mas aumentou de 99€ para 120€??

20. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Eu coloquei esse preço porque nem em todas as lojas os preços são os mesmos.

Partilhar esta Página