1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade (até 600€, amd)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por c1t1z3n, 15 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 715)

1. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

Ora o velho PC decidiu ir desta para melhor, de modo que tenho de avançar para o meu upgrade. Já andei cá pelo forum a resolver algumas duvidas nos meses passados, mas chegou-se o momento de avançar. Deixo tb o questionario respondido para ajudar.

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    até 600€ (mas quanto mais poupadinho, melhor)

2) Quando vais comprar o computador?
    Proximas semanas, o velho foi desta para melhor :P

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    - Jogos (por enquanto a 1280*1024)
    - Modelaçao/Animaçao/Rendering 3D
    - Virtualização (menos importante)

5) Marca de processador
    a. AMD (preferencialmente)

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Muito... 3-5 anos...

7) Preferes alguma marca?
    Estou aberto a sugestoes, no entanto a Asus nunca me deixou ficar mal.

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador
    b. Quad core

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    Por enquanto mantenho a minha 7900gt, a compra da grafica será para mais tarde.

10) Memórias
    a. DDR2 -> 4gb

11) Motherboard
    a. ATX
    ii. Overclock
    iii. Gaming

12) Disco Rigido
    Ja tenho (2x160GB raid0 + 1TB)

13) Drives
    Ja tenho.

14) Necessitas de Fonte?
    Corsair TX-650 (ou HX-620 ...ou 520 se chegar) (incluir no orçamento)

15) Necessitas de Caixa? (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Antec P-182 (excluir do orçamento, isto será um extra para mais tarde.. por enquanto tenho onde montar o PC :P)

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Nop.

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Pode ser online ou fisica em Aveiro ou Lisboa.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    *****/***** fica perto de casa. *****/***** em lisboa. Qualquer outra online desde que seja de confiança ;)

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Nop

20) Vais fazer Overclock?
    Vou

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    Montado em casa.

Fim do Questionário

Portanto no fundo o que preciso será Board, Ram, CPU, a fonte está escolhida (mas conta para o orçamento). Para uma config AMD parece-me que 600€ chegam e sobram, por isso quanto mais poupadinho for, melhor (sobra para a caixa, ou a grafica, uns tempos depois :P)

==> As minhas ideias:
    CPU: AMD PHENOM II X4 940 BE
    Board: ASUS M4A78-E (ou PRO?)
    Memorias: Tou um bocado à nora... 800mhz? 1000? 1066?
    Fonte: Corsair TX-650
    vou manter a grafica do pc antigo por enquanto: evga 7900gt.

- Gostaria de sugestoes de Boards e Memorias principalmente.
    - Pelo que estive a ver o ddr3 nao oference um aumento de performance tao grande assim, se estiver errado entao por favor elucidem-me :D

==> Duvidas:
    - Algumas boards da asus dizem "*Due to AMD CPU limitation, DDR2 1066 is supported by AM2+/AM3 CPU for one DIMM per channel only. Refer to www.asus.com for the memory QVL (Qualified Vendors Lists)." Quer isto dizer que nao posso por 2x2gb ddr2 1066? (em dual-channel?)

- nao ha chatices em ter um chipset grafico integrado da ATI (m4a78-e) e uma grafica nvidia, suponho eu.. :P

ora penso que está tudo.. :P

cumps e obrigado ;)

Última edição: 15 de Fevereiro de 2009
  2. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Muda a board para uma Gigabyte DS4H que é óptima para fazeres OC ao X4 940.

- Gigabyte DS4H 137.20€ (Globaldata)

Quanto as ram, mete estas:

- GSKILL KIT 4GB 1000HMZ PI 59.30€ (Globaldata)

Com um pequeno OC metes a 1066MHZ.

Agora o que eu fazia se fosse tu, era meter uma fonte mais barata, por exemplo uma LC-Power 600W que custa menos de 50€ e com o que sobrava, já dava para te meteres numa HD4830 que é mt superior a que tens neste momento e ainda por cima queres jogar, por isso acho que era o melhor que fazias.

3. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

hum, por acaso nem me tinha lembrado de ver as ofertas da Gigabyte :P vou dar uma olhadela a essa e outras boards ;)

quanto à ram: 1000mhz + oc versus 1066mhz de origem? tem aqui na f13 a 1066 por mais 5€...
    GSKILL PC2-8500 PI TT Dual Channel 4Gb (2x2048) 64.95 €
    nao estou mto a par das memorias por isso todas as sugestoes sao bem vindas...
    ...entao quando vejo, no caso partiicular das gskill, inumeros modelos ( LA, NT, HK, HZ, NQ, NR, PI, PK, PQ ) fico completamente à nora :P

---

a grafica ainda nao entra neste orçamento, tenciono fazer um upgrade mais tarde provavelmente para 4850/4870 (ou geraçao seguinte se ja for tempo disso) ... possivelmente mudo de monitor para ter uma maior area de trabalho (e de jogo :P), mas isso será a 2ª fase do upgrade. Por enquanto é so cpu + board + ram + fonte.

EDIT: A gigabyte tb avisa "Note: Due to AMD AM2+ CPU limitation, memory module DDR2 1066 or above speed is only supported by 1 dimm per channel." alguem me pode explicar a situaçao?

Última edição: 15 de Fevereiro de 2009
  4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Como não vais puxar muito pelas memorias, compra as mais baratas e depois afinas a velocidade e os timings. São virtualmente identicas para o uso que lhe vais dar.

5. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

Ora de Ram parece-me que ja está! :p

quanto à board eu tinha visto umas Asus, mas o user hugOalexandre falou-me da Gigabyte, e entretanto deparei-me com uma dfi .. cada uma com preço em patamares diferentes :P Qual destas me recomendam (e ja agora: porquê? :p) :

ASUS M4A79 DELUXE 178,40 € (globaldata)
    ASUS M3A79-T DELUXE 164,40 € (globaldata)
    DFI LANPARTY DK 790FXB-M2RSH 145,00 € (*****)
    GIGABYTE GA-MA790GP-DS4H 132,00 € (*****)

cumps, e obrigado

6. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

escolhe a DFI

AMD + DFI = combinação perfeita

7. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

Ok. DFI e GSkill entao ;)

esclareçam-me so umas ultimas duvidas:
    - a fonte TX-650 será "demais"? bastará uma HX-520 ou VX-550?
    - que coolers (para cpu) aconselham?

8. vasco fernandes

a fonte nunca é de mais, mas uma VX550 já dá conta do recado

9. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

boas, surgiu uma duvida de ultima hora.

em principio vou comprar tudo duranta a semana que vem, mas lembrei-me de ver como ficaria uma config semelhante para ddr3 (apenas pelo facto se ser mais future-proof) e cheguei a isto:

AMD PHENOM II X4 925 ou 810 (que ja esta disponivel)
    GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P SOCKET AM3 (deve estar aí a aparecer)
    CORSAIR PC3-12800 XMS3 DHX DUAL CHANNEL 4 GB

o 810 é mais baratuxo, tb sao só 2.6ghz... teria de levar algum OC... o 925 deve estar aí a sair e sempre eram 2.8ghz
    nao sao black editions, mas ainda fazem algum OC, o preço seria mto semelhante, e a performance tb penso que sim, ficando um pouco mais preparado para o futuro...

o que acham? (do 810 para 925 havera uma grande diferença?)

10. vasco fernandes

atenção que a diferença desses 2 CPU não são só 200MHz, o 810 tem a cache capada em relação ao 925

11. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

sim, o 810 tb tem menos cache é verdade ja nem me lembrava, mas tendo em conta o 925 pelo menos, valeria a pena ou nao?

é que o custo total acaba por ser muito semelhante, a nivel de performance parece-me ser mais o menos o mesmo (ainda que sem o multiplicador desbloqueado..) , ficava já com um plataforma ddr3...

senao este fim de semana vou buscar a DFI :P

Partilhar esta Página