1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade CAIXA/FONTE

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por STRESSY, 19 de Agosto de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 2728)

1. STRESSY

STRESSY Power Member

Boas,

Não sei se esta é a secção mais correcta do fórum para postar mas como vi que por aqui para pessoal com experiencia em configurar e montar sistemas decidi-me por aqui. Se fiz mal desde já as minhas desculpas.

Há uns tempos comecei a dar por um ruído bastante agudo da minha torre e uma quebra bastante acentuado na performance. Decidi então por um cooler zalman na minha XFX 6800GT pensando eu que iria resolver o problema, pelos vistos resolveu baixou a temperatura do GPU mas o ruído continuou.
    Foi então que decidi trocar a minha fonte. Após me informar sobre o assunto cheguei a conclusão que já o deveria ter feito a muito mais tempo porque a minha fonte actual de 240W suporta 1 LEITOR CD/DVD 3 discos (1SATA+2IDE), a gráfica XFX6800GT e o processador Intel P4 3.0GHZ.

Aproveitei o lanço e decidi trocar a caixa

Desta:

para esta:

e junto com ela e uma pasta térmica adquiri esta fonte que na minha opinião foi a que se relevou melhor em relação à qualidade oferecida e ao preço:

LC-POWER 550W 6550 GREEN POWER V2.0 140MM

Agora o problema é que nunca troquei nem montei nenhum pc de caixa.

O meu sistema é o seguinte:

ASRock 775Dual-880Pro
    INTEL P4 3.0 SOCKET 775
    XFX 6800GT
    3 discos (1 sata 200GB / 2 IDE 120GB+80GB)
    1GB DDR I

Ora aqui começam as minhas duvidas...
    As fontes quando se comprar novas geralmente trazem cabos para ligar aos discos e etc porque quer-me parecer que estes vão ser curtos visto estarem numa caixa mais pequena...

Criei este tópico para que users mais experientes me dessem dicas sobre a troca de caixas pormenores e etc visto ser a primeira vez que vou fazer isto estou com um bocado de apreensão relativamente a isto.

Obrigado a todos ;)

Última edição: 19 de Agosto de 2007
  2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Desculpa, pode ser das horas e eu estar com sono mas não percebi bem a dúvida.

Estás com receio que os cabos da fonte nova sejam curtos?? Não deves ter problema nenhum.

É tudo bastante fácil, desligas os cabos todos da outra caixa, tiras a board e metes na caixa nova(a propósito é muito bonita.. que modelo e marca é essa?), ligas tudo na caixa nova e voilá.

E totalmente off-topic, continuas com o stock cooler da Intel? Porque o barulho também pode vir daí.

Cumps e óptima escolha na fonte :)

3. STRESSY

STRESSY Power Member

Sim o receio prende-se com os cabos não sei se vêm incluídos ou se são comprados à parte...

A caixa é da marca NZXT modelo Apollo Blue é sem duvida muito bonita :)

Sim continuo com o stock cooler mas em breve vou adquirir um C2D portanto se investir num cooler o que não me parece provavel vai ser um que depois seja compativel com um C2D.

Obrigado pelos esclarecimentos :)

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Os cabos de alimentação para discos,etc, vêm todos incluídos com a fonte.

A socket é igual à dos C2D(775) podes comprar um cooler agora ou depois não vais ter problema nenhum.

Cumps

5. STRESSY

STRESSY Power Member

Mais um vez obrigado :)

6. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Em princípio quer as caixas, quer as fontes, quer as motherboards são feitas num formato que garante as compatibilidades de comprimentos, tipos de fichas, etc. No teu caso e na maioria dos casos, estamos perante o formato ATX. Portanto, não tenhas receios quanto à questão se os comprimentos dos cabos, chegam ou não!

Em primeiro lugar montas a nova fonte na nova caixa.

Seguidamente colocas as porcas para a motherboard na nova caixa (normalmente vêm num saco de plástico para serem colocadas).

Depois fazes a mudança das drives.

Depois colocas a motherboard.

Depois tens de ligar os diversos cabos de alimentação e de comunicação (IDE, SATA, USB, FIREWIRE, SOM, etc.).

O mais complicado, e tens de ter ao pé de ti o manual da board, é a ligação do "Power Switch" do "Reset", do "HDD Led" e do ""Power Led".

Boa sorte! Qualquer dúvida coloca aqui :)

Boa sorte

7. STRESSY

STRESSY Power Member

Obrigado pelos teus preciosos conselhos Jorge :)

Já agora estou com uma duvida..
    Como desmonto o stock cooler do meu CPU? queria limpar-lo e por-lhe pasta térmica

aqui fica a foto:
    http://heldersousa.com.sapo.pt/Img002.jpg

é daqueles que tem 4 encaixes um em cada canto já lá estive a ver e não consegui e não quero estragar aquilo

Obrigado :)

Última edição: 19 de Agosto de 2007
  8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se olhares para cada encaixe, aquilo não tem uma indicação de uma seta lá?

Se for como eu estou a pensar.. é só girar cada encaixe(no sentido contrário da seta, que a seta indica como encaixar) que o cooler sai.

Cumps

9. blastarr

blastarr Power Member

Não é só assim.
    Tem de se fazer pressão sobre o sítio onde está a seta enquanto se roda, para se soltar do outro lado da motherboard e poder desmontar.
    Só quando se monta é que não é necessário rodar cada um dos quatro pinos do cooler.

10. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Pois já não me lembrava exactamente.

Olha a indicação do blastarr então :)

Cumps

11. STRESSY

STRESSY Power Member

É mesmo assim tem as ditas setas e tudo :)

Obrigado a ambos :)

12. STRESSY

STRESSY Power Member

13. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

O local onde vais ligar os fios da tua caixa na motherboard está indicado no ponto 13 da figura da página 12 do manual da motherboard - Front Panel Header localizado no canto inferior direito da tua motherboard.

O esquema das ligações encontra-se explicitado na primeira figura da página 24 do manual da tua motherboard - Front Panel Header.

Assim, deves fazer o seguinte:

1- O terminal da caixa que diz Power SW (uma ficha com dois furos) ligas nos 2 pinos que dizem PWR BTN + Ground do Front Panel Header;
    2 - O terminal da caixa que diz Reset SW (uma ficha com dois furos) ligas no pinos Reset# + Ground do Front Panel Header;
    3 - O terminal da caixa que diz PLed (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos PLed+ e PLed- do Front Panel Header;
    4 - O terminal da caixa que diz HDD Led (uma ficha com dois furos) ligas nos pinos HDLed+ e Hd Led- do Front Panel Header.

Não te esqueças de ligar a ficha de 4 pinos disponível no frontal da tua caixa a uma molex de 4 pinos da fonte de alimentação.

Penso que é tudo :)

Boa sorte ;)

14. STRESSY

STRESSY Power Member

fiz isso a bocado por acaso tive uma hora a ver e rever os manuais aquilo vem muito mal explicado ainda por cima os leds na caixa tem outro nome...
    mas lá ser pôs a dar :)

Muito obrigado do tudo Jorge :)

15. STRESSY

STRESSY Power Member

Algúem me pode ajudar..
    Não consigo desmontar um P4 2.6 socket 478 do meu irmão os encaixes são assim:

Se alguem me pode ajudar,
    Obrigado :)

16. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Tens que girar as patilhas na vertical! Sabes que estão bem porque o dissipador fica "folgado" e as patilhas não fazem força.

Depois tens que carregar ligeiramente para baixo e agarrares nas presas de plástico de um dos lados que encaixam na moldura de fixação do socket e puxa-as para fora, depois repete a operação do outro lado.

Boa sorte!

Partilhar esta Página