• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade Caixa/Motherboard 300€

Zululu6

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Entre 100€ a 300€. Este mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming 1080p

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
+5 anos

5) Como é composto o teu computador actual?
Omen 25L desktop gt12
RTX 3060 ti
Ryzen 5 3600
motherboard moria3 b450
16gb hyperx XMP
fonte 500W

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Nao

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> silêncio

c. Motherboard (chipset, formato)
> não sei

11) Contexto, comentários adicionais.

Viva. Recentemente adquiri um Omen 25L desktop gt12. Antes de o comprar ja tinha visto varios reviews e ja sabia que o pc tinha má ventilação e altas temperaturas, o que se verificou quando estou a jogar, com temperaturas a chegar aos 90º no cpu e 85º na grafica.
O meu objectivo é sem duvida baixar essas temperaturas adicionando ventoinhas ou ate mudar de caixa. ( o mais silencioso possivel !)

opcao 1 - Apenas adicionar ventoinhas e mudar o cooler do CPU. budget ate aos 120€
opcao 2 - apesar de gostar da caixa, trocava agora para uma melhor, com boa ventilação. Aproveitava e trocava tambem a motherboard ja a pensar no futuro ( sei que esta é má e so tem 2 sockets para RAM, que nao me deixa fazer upgrade para 32gb um dia) + watercooler/air cooler. Nesta opção ja podia chegar aos 300€ . Obrigado!
 
Começava por trocar o cooler do CPU, por aí está grande parte do mal, e se a caixa suportar mudar a ventilação
Upgrade a board parece me um desperdício, o dia que precisares de upgrade os socket disponíveis hoje estarão desactualizados.

Mudando o cooler e com um par de ventoinhas deves resolver o problema e poupas um bom dinheiro.
 
Esse PC não tem um nome maior? É este "Desktop OMEN 25L GT12-0031np"?

Se é, tem pouca informação no site da HP sobre a caixa, parece magrinha e muitos cpu coolers não cabem.
 
Última edição:
Sim! é mesmo esse.
Pois , infelizmente no site da HP a informação é pouca. É realmente magrinha com uma janela do lado esquerdo. (A:43,31cm L:16,51 P:36,9)
 
Tenho um CPU igual ao teu, e com um Artic Esports anda em jogos nos 60-65º

Ve as dimensoes da caixa e do cooler e se couber é uma boa soluçao.
Se de facto não encontrares um cooler que sirva na caixa, pondera uma caixa nova.
 
Sim! é mesmo esse.
Pois , infelizmente no site da HP a informação é pouca. É realmente magrinha com uma janela do lado esquerdo. (A:43,31cm L:16,51 P:36,9)
Então não estou a ver como pode caber um cooler com ventoinha de 120mm em pé. Se for para manter a caixa tens de ir para um cpu cooler low profile, mas antes de decidir alguma coisa, vê se dá para adicionar mais ventoinhas à caixa.
 
Consegui meter uma ventoinha no topo mas só desceu uns ~3ºC media.
É possível meter mais uma na parte frontal.


Tenho um CPU igual ao teu, e com um Artic Esports anda em jogos nos 60-65º

Ve as dimensoes da caixa e do cooler e se couber é uma boa soluçao.
Se de facto não encontrares um cooler que sirva na caixa, pondera uma caixa nova.

quanto ao cooler do cpu, tive a medir e não da para meter uma de 120mm.
o cooler original (que não é de 120mm) esta praticamente "colado" ao lado das rams.
 
Parece que tens outro problema, a motherboard pode não te dar espaço entre as memórias e o CPU para um cooler novo, ou pelo menos um que não seja low profile.

Uma caixa com boa ventilação pode e vai melhorar as temperaturas, mas não tanto como esperas.
Diria que +-10° no máximo.
Resumindo cooler novo, se não der não será a caixa a resolver o problema totalmente.
Aí então será caixa, cooler e mobo, o que vai ficar perto dos 200€
 
Sim, ja esperava esses problemas, dai ter criado este post 🙂

no meu post original, meti la na "opcao 2" que podia chegar ate aos 300€ (para board, caixa e cooler). Agradecia sugestões. obrigado :)
 
A caixa tem sempre um gosto pessoal associado, vê umas quantas dentro de um orçamento pre definido.
Define também se queres uma caixa de tamanho normal ou uma opção mais reduzida.
A board uma B450, creio que não se justifica uma b550, a não ser que os preços sejam muito próximos.
Qualquer uma da gama média será uma melhoria em relação á que tens, especial atenção a compatibilidade das memórias.

Tens a Msi Mortar Max a 60€ na Amazon, um Artic eSports a 20€ numa loja nacional, e tenho uma 220t airflow, compacta e fresca, com controlo das ventoinhas e RGB por software.
No entanto esta caixa para quem tem discos HDD é para esquecer.
É dares uma vista de olhos

 
Back
Topo