Upgrade Canon EOS 1300D

joaotnumis

Power Member
Olá a todos! Comprei uma Canon EOS 1300D no Verão do ano passado. Tenho pensado em comprar uma nova máquina. O que acham melhor, tendo um budget de máximo 700 euros, comprar uma máquina nova ou uma lente nova? Se for para comprar uma nova, tenho em vista a Canon EOS 200D. Acham uma boa aquisição? No budget de 700 euros, gostava que viesse incluída a lente, e se fosse possível uma mochila para a transportar. Agradeço a todos desde já.
    1. O QUE: Máquina e lente incluída
    2. POR QUANTO: Até 700 euros
    3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, pessoas, edíficios...
    4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados
    5. COMO ÉS: Casual e entusiasta
    6. JÁ TENS: Canon EOS 1300D
    7. COMO É A TUA "REDE": Canon e Nikon
    8. Tinha preferência pela Canon.
 
Última edição pelo moderador:
Eu tenho uma 1200D, e estou agora com upgrade em curso, mas sei concretamente as razões pelas quais o estou a fazer.

A resposta depende sobretudo duma coisa...

Em que é que te sentes limitado na 1300D? De que coisas sentes falta nessa câmara?

Cumps
 
Olá @m4ndr4ke . As limitações que eu sinto são principalmente na parte do vídeo. As camâras mais recentes trazem autofoco. Sinceramente não dá muito jeito estar a gravar alguém e estar sempre a ter que focar normalmente. Depois ainda há o problema das fotos com pouca luz, nunca fica com muita boa qualidade. Além disso, uma das coisas que sinto falta é o touchscreen, dá sempre mais jeito.

Cumprimentos.
 
Ok, isso ajuda a compreender melhor.

Qual é a 18-55 que tens?

É assim, apresentas aí várias questões, e nem todas são relacionadas com o corpo.

A parte do vídeo depende da câmara e realmente a 200D seria uma óptima opção para isso.
Touchscreen também, claro.

Fotos com pouca luz, nem tanto. Isso depende mais da objectiva e da iluminação ambiente (ou artificial). A 1300D porta-se bem o suficiente para produzir resultados satisfatórios, mas a 18-55mm é uma lente com uma abertura muito pequena para fotografar com má iluminação.

Aí entram as questões da objectiva e de flash. Ambos fazem uma revolução nos resultados obtidos, e diria até que mais o flash do que a objectiva, para curtas distâncias.
Não é trocar o corpo que é o grande game changer, para fotos à noite.
 
Ok, essa não é a melhor das 18-55 para vídeo, de facto. Ficarias sempre a ganhar no vídeo ao passar para uma das 18-55mm IS STM.

A 200D é uma boa escolha por ter Dual Pixel Autofocus, isso permite uma qualidade de foco em vídeo e em live view muito superior, sobretudo quando são utilizadas lentes STM. É, sem dúvida, um bom caminho, mas mantenho a ressalva de que estas lentes não são adequadas para fotografia com pouca luz. Elas têm aberturas muito pequenas, têm uma entrada de luz muito reduzida, o que vai puxar bastante mais pelo sensor da câmara e, indirectamente, vai levar à introdução de grão nas fotos e vídeos. Seja com a 1300D ou com uma 80D, isso acontecerá, é matemática directa. É preciso, ou adicionar mais luz ao cenário, ou utilizar lentes com maiores aberturas -- idealmente até os dois.

Uma 200D bem comprada arranja-se por 530/540€ com a 18-55mm f/4-5.6 IS STM, mesmo nas lojas portuguesas. Ficarias ainda com algum dinheiro para, mais tarde, poderes avançar com uma lente para utilização em pouca luz, por exemplo.
 
Uma 200D bem comprada arranja-se por 530/540€ com a 18-55mm f/4-5.6 IS STM, mesmo nas lojas portuguesas. Ficarias ainda com algum dinheiro para, mais tarde, poderes avançar com uma lente para utilização em pouca luz, por exemplo.

Mas achas que é realmente um bom upgrade (passar da 1300d para a 200d) ou compensa mais ficar com a 1300d e investir em lentes de qualidade?
 
Mas achas que é realmente um bom upgrade (passar da 1300d para a 200d) ou compensa mais ficar com a 1300d e investir em lentes de qualidade?
Eu acabei por não comprar a 200D, mas sim ir amealhando para ir comprando umas lentes, uns filtros e talvez um tripé novo. Criei há algum tempo um tópico para escolher uma lente para paisagens, e provavelmente vou comprar a 10-18.
 
Para vídeo acho um óptimo upgrade, por ter dual píxel e por permitir a ligação de microfone externo.

Para fotografia não, nem por isso. No mínimo 750D/760D, e se possível 800D/77D/80D.
 
Back
Topo