• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade Computador 1000€

WarBringerPT

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Até 1000 (max, mas queria gastar - que 1000) Se tudo correr bem no final do mês.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade ao CPU, portanto nova MB e nova RAM pelo menos, talvez nova fonte.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
O monitor atual é de 19'' 1440x900, upgrade ao monitor seria depois de upgrade ao pc. Já o tenho há mais de uma década, estou mais que habituado a esta resolução. No entanto, depois deste upgrade a próxima compra seria um monitor 1080p. Não estou a pensar dar o salto para 1440p/4k tão cedo, 1080p é mais do que suficiente.
Jogos que costumo jogar atualmente: Final Fantasy 14, Death Stranding, GTA 5 Online, The RiftBreaker, Control, Elden Ring, entre outros jogos.
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Não costumo fazer atualizações rápidas, 5-6-7 anos para fazer upgrade a algo (se achar necessário).

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
cpu: i5 4690k 3.5ghz, oced 4.6ghz
cpu cooler: coolermaster evo 212
gpu: gtx 1650 super 4gb
ram: 16gb ddr3 1333 oced 1800
Storage: ssd 120gb (SO e alguns programas), ssd 500gb (gaming only), hdd 1tb (armazenamento e programas - usados).
PSU: XFX pro XPS-550W-SEW, bronze
monitor: asus vw 195, 19'' 1440x900

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Sempre fiz overclock nos meus cpus e gpus. No entanto, deixei esta gpu a stock visto que isto hoje em dia, desde que tenha power e cooling suficiente, dá um boost nas frequências por si.
Pelo que andei a ver os cpus funcionam na mesma base de turbo boost, portanto não é algo must have, embora preferisse ter para no futuro poder puxar um bocado mais caso seja preciso para adiar upgrades.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Nem sei. Caixa atual é uma nox Coolbox, a comprar uma nova seria algo semelhante (com o panel lateral de acrilico ou algo do género para poder ver o interior). Filtros de pó 100%, a atual enche de pó facilmente. Se poder ser tool-less (para adicionar discos) melhor. Se tivese algum pci-e riser para ter a gpu na vertical melhor ainda ,mas passo bem sem isso se já for complicado arranjar algo.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
> z690, ou b660 se for 1 locked cpu

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> mínimo 16gb, mas preferia passar para os 32gb. DDR4, pois os preços de DDR5 ainda não parecem compensar.


g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Se a que tenho não chegar... nem sei, talvez semi-modular.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não me importaria de ter wireless e bluetooth na motherboard, para não ter que usar dongles extra, mas não é o mais importante.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Computador com um i5 de 4ª geração, a notar-se claramente que certos jogos + programas no background = 100% usage, e no futuro pior será, dai o upgrade.
Teria preferência em unlocked cpu, mais "future proof" (o possível hoje em dia).
A minha caixa actual poderia ficar com o hardware atual e servir de server/storage/mediacenter, portanto talvez uma caixa mais moderna (a atual tem 0 cable management). Sempre gostei de ver builds de caixas pequenas, mas dependendo do cooler talvez uma caixa de médio tamanho.
Dependendo do CPU também precisaria de um cooler. Prefiro air coolers, o meu atual é um 212 evo comprado em 2016.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Bump.
Alguma sugestão? Estava a pensar começar a comprar as coisas no próximo fim de semana, mas ainda ando com dúvidas no que comprar.
De momento ando a pensar num i7 12700k + z690 + 16/32gb ddr4, tou na dúvida se a minha PSU atual aguenta com este cpu portanto seria uma outra compra (que ainda não andei a ver modelos).
Se fosse com este CPU precisava de um cooler a sério, vi aqui e ali algumas reviews, o Deepcool ak 620 pareceu-me bom, performance similar ao nd15 mas mais barato.
 
Nao, nesse PC tens de comprar um ecra novo tb. 12700k nao me parace a melhor opcao sao quase 400€.

Nesse ecra a 1650 Super chega , podes fazer upgrade ao CPU e memoria entretanto qd as graficas baixarem compras uma outra.
 
Nao, nesse PC tens de comprar um ecra novo tb. 12700k nao me parace a melhor opcao sao quase 400€.

Nesse ecra a 1650 Super chega , podes fazer upgrade ao CPU e memoria entretanto qd as graficas baixarem compras uma outra.
Prioridade 1º é cpu + mobo + ram e se for preciso PSU. GPU que tenho chega para o que jogo e para o monitor que tenho, monitor que será upgraded depois de ter os 1ºs upgrades.
Falei no 12700k mas também tenho como opção 12700 com b660 ou 12600k com z690. Coloquei no post anterior o 12700k porque, pelo budget, creio ser o melhor cpu que consigo encaixar que me vá durar mais tempo, mas é apenas uma ideia, ando á procura de sugestões.
 
Última edição:
Em termos de longevidade o 12600k e o 12700k oferecem o mesmo nesse departamento na minha opinião. A não ser que os jogos passem todos a utilizar 8 nucleos o que não deverá acontecer tão cedo dado que o hexacore e quadcore são a maioria.
 
Ora bem ja tive 9100F 9400F 9600K, 11400F,12600(actual), Ryzen 3700X (sim eu sei absurdo)
Como disseram e bem, o numero Cores é interessante mas para software que tire partido disso , em jogos os de hj em dia qd nao conseguires jgr bem com 6 core last gen o 8 core esta igualmente arrastar-se.

Posto isto da AMD tens 5600X que esta em boa promo 220 actualmente, ou Intel 12600 por 230€ , OC esquece com essa fonte para teres um 12600k 4.9/5.0 a gastar mais do dobro do que em stock settings ao preco da eletricidade dos dias de hj nao vale a pena, na minha opinião.

Eu a ti board/CPU ao teu critério e um disco bom SSD NVME, se fores para Intel tens de ter atencao e ir para uma Board Asus que tenha socket cortado para LGA 1200 senao tens de arranjar kit retencao para esse cooler 1700, na coolermaster pagam-se.
Para AMD, provavelmente esse cooler sendo o EVO ja trouxe retencao AM4 origem.
Por outro lado LGA 1700 Z690 pode vir a servir para futuro upgrade? Pode mas duvido pk indo para intel vais para DDR4 e num futuro upgrade qd o DDR5 estiver "no ponto" ja ning quer ter DDR4. Ou seja tens de te reger ao que achas melhor para o imediato, possivelmente sera o melhor para durar.


Dslp post grande/desabafo e os erros.
 
Back
Topo