• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade cpu + board + ram

helloween69

Power Member
Boas pessoas.

Tenho um 2500k e este começa a não se aguentar para o trabalho que faço, basicamente Photoshop, ilustrator, Corel, alguma edição de vídeo, e 10 ou 20 separadores do browser aberto. Não jogo no PC, logo tenho uma gráfica 6970 que para já tem de se aguentar.

Quero dar o salto para amd, possívelmente o 5600 quando houver stock, mas para já preciso de comprar a RAM e a motherboard aproveitando a black friday.

Board estive a ver a msi b550-a pro que está em promoção por 112€, também equaciono chip b450 , como por exemplo a Asus TUF GAMING B450-PLUS II por 81€.

Qual aconselham, tendo em atenção que poderei também adquirir un 3600x se aparecerem a bom preço?

E Ram 2x 8 gb , o mais barato possivel sem comprometer muito a performance, sabendo que não jogo ?

Cumprimentos

Cá vai o questionário:



1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
200€ para motherboard + memorias, para o cpu ja tenho definido que será um 3600x ou 5600x.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Componentes

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (InDesign, ilustrator, Corel, Photoshop, after effects e premiere um pouco também)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização? Muito tempo.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Material a manter:
Fonte Corsair 750 HX
Ssd 128gb
2 hdd 11tb
Caixa Silverstone Tj07
Cooler noctua 09 ( tenho de perceber qual)
Gráfica 6970

6) Vais fazer Overclock?

Sim

7) Características Gerais:


b. Processador (Intel ou AMD)
>Amd ryzen 3600x ou 5600x

c. Motherboard (chipset, formato)
Atx
d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
2x8 por agora
 
Última edição:
Boas,

Qual o orçamento e restante PC, por exemplo, fonte?, HDD?, SSD?, etc.

Para além disso, se o CPU for para comprar daqui a uns meses, não faz muito sentido estar a comprar Mobo + RAM agora.
Os preços mudam rápido, mesmo sem black friday, e estás com equipamento parado a desperdiçar garantia.

O melhor será preencher o questionário para te podermos ajudar melhor:
https://forum.zwame.pt/threads/ques...-de-pc-completo-upgrade-ou-componente.433899/
 
Olá Jackflash. Questionário adicionado. Será para comprar tudo agora , ou até final do ano.

Motherboards eliminei as com chip b450 e vou para esta abaixo pois com a promo da MSI vale a pena:
MSI mag B550M Bazooka

Memorias pensei nestas que acham? Casam bem com estas board e processadores pretendidos?

G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16
 
Última edição:
A board é boa e as RAMs também são adequadas tanto para o 3600, como para o 5600x.
Os Ryzen 5600x com RAMs com clocks maiores dão-se bem, mas 3600MHz também é bom. Se fores para o 5600x com este tipo de RAMs podes ganhar um pouco mais se fores para 4 SODIMMs em vez de apenas 2. Mas isso é uma coisa que podes pensar no futuro e se fores para o 5600x.

À partida não deves ter qualquer problema com a RAM e a motherboard, mesmo que não listada pela MSI.
Cada vez vez menos as QVL são relevantes.
 
Obrigado Jackflash, já efectuei a compra. Agora fica a indecisão sobre o cpu, estava a contar que os 3600x baixassem um bocado porque se não baixarem não é pela diferença de preço que não vou para o 5600x...
 
Sim eu percebo. Também estou à espera que os stocks dos novos CPUs aumentem, assim como das novas gráficas RTX, e ver como os preços variam, antes de comprar uma máquina nova.
 
Back
Topo