• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade CPU e possivelmente outros componentes

RyuuKu18

Power Member
Boas pessoal, um amigo amigo meu está a sentir dificuldade em rodar alguns jogos (ele começou a jogar o remake do resident evil 2 e mesmo com os settings baixos tem falhado muito) e com vontade de dar um upgrade.
Ele perguntou-me se havia algo que ele conseguiria dar upgrade sem ter necessidade de comprar um pc novo completo. Pareceu-me que o único sítio onde talvez ele pudesse dar upgrade seria no cpu e nas rams mas a verdade é que já há uns anos que não acompanho muito o mercado e não sei exatamente o que lhe dizer.
O que acham que seria o melhor a fazer? Sei que é uma questão um bocado vaga até pela falta de orçamento mas é apenas para poder ter uma ideia do que há e o que vale a pena.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Orçamento por decidir. A compra seria o mais cedo possível mas na verdade sem pressa porque o pc ainda se aguenta.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O mais tarde possível

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
i5-6400
ASUS H110M-K
1x Kingston HyperX Fury DDR4-2133MHz 16GB
NVIDIA GeForce GTX 960
Seasonic M12II Evo Edition 520W

6) Vais fazer Overclock?
Não


7) Características Gerais:

b. Processador (Intel ou AMD)
>Processador de preferencia para o socket que ele tem atualmente


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
Para o upgrade em questão ele vai precisar de uma placa grafica, como tal vai ser quase impossivel arranjar algo a precos decentes antes do final do ano..
Esse PC devia levar upgrade MB/CPU/RAM/GPU e até PSU para ficar algo atual para gaming.
 
Tentaria, para já, apanhar uma gtx 1660 abaixo de 400€ para notar alguma diferença, e só quando a ideia for um upgrade geral (ou seja, tudo) voltaria a pensar nisso (já com os preços estabilizados).
 
5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
i5-6400
ASUS H110M-K
1x Kingston HyperX Fury DDR4-2133MHz 16GB
NVIDIA GeForce GTX 960
Seasonic M12II Evo Edition 520W
A solução barata, é meter um CPU novo, o máximo que essa motherboard suporta é --> https://www.cpu-world.com/CPUs/Core_i7/Intel-Core i7 i7-7700K.html
Não é um grande upgrade, pelo menos ficas com HT e um clock mais alto.

Aconselho a meter a memória em dual channel, põe mais outra dimm de 16GB igual à que tens.
Quanto à gráfica, não é um bom momento para mudar :(.
 
A solução barata, é meter um CPU novo, o máximo que essa motherboard suporta é --> https://www.cpu-world.com/CPUs/Core_i7/Intel-Core i7 i7-7700K.html
Não é um grande upgrade, pelo menos ficas com HT e um clock mais alto.

Aconselho a meter a memória em dual channel, põe mais outra dimm de 16GB igual à que tens.
Quanto à gráfica, não é um bom momento para mudar :(.
A questão é que isso em muito pouco vai ajudar para notar alguma diferença nos jogos :/ Ainda para mais para o que pedem no mercado de usados. mesmo que com sorte só gastasse 250€, não ia ganhar grande coisa mantendo uma 960 :/
A alternativa, bem falando, seria comprar um pc novo, mas de momento por menos de 1400€ também não compra nada de especial
 
talvez uma solução mais barata, seria apenas mudar a gráfica e ver como ele se comporta. Provavelmente um SSD ou M.2 também possa ajudar e ao mesmo tempo preparas-te para futuro.:victory:
 
talvez uma solução mais barata, seria apenas mudar a gráfica e ver como ele se comporta. Provavelmente um SSD ou M.2 também possa ajudar e ao mesmo tempo preparas-te para futuro.:victory:
Pois, a minha sugestão era tentar apanhar uma 1660s, mas já vi que estão para 450/500€ novas...

Talvez se conseguir apanhar uma 1070 usada a bom preço (200€ seria o ideal, mas andam a pedir perto de 300].

Com isso já ia notar uma diferença bastante acentuada.
 
A questão é que isso em muito pouco vai ajudar para notar alguma diferença nos jogos :/ Ainda para mais para o que pedem no mercado de usados. mesmo que com sorte só gastasse 250€, não ia ganhar grande coisa mantendo uma 960 :/
A alternativa, bem falando, seria comprar um pc novo, mas de momento por menos de 1400€ também não compra nada de especial
Mesmo assim continuo a bater na tecla da memória, só um DIMM não é bom para os jogos.

EDIT:
O i7 7700k está a 105€ no *****.
 
Última edição:
Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Pois estava mesmo a tentar evitar as graficas por causa do preço e queria saber se haveria algum upgrade que valesse a pena fazer sem ser a grafica mas já percebi que vale mais a pena a grafica que qualquer outra coisa.
Em relaçao às rams e à ssd, ele tem ssd só não mencionei porque nao achei que fosse muito importante e já tinha visto antes de postar as rams mas ja nao encontro um dimm igual ao dele em lado nenhum (apenas vi novos) entao teria de lhe dizer para comprar rams novas. Custa-me um bocado estar a dizer-lhe para comprar cenas novas mas que ja estao a caminhar para o desatualizado.

Eu vou-lhe mostrar o thread e ver o que ele acha. Já agora @AntenaMan está a 105 onde? Se puderes manda-me msg com o nome da loja, obg.
 
Esquece, é o I7 7700T, não é o K, enganei-me, o site é um conhecido site de vendas chinês, desculpa o fórum censurou.

Não faz sentido acrescentar mais 16gb. Mais depressa valeria a pena comprar um kit 2x8 e vender o dimm que tem. 32GB para essa máquina é useless.

O 7700k é, a meu ver, um desperdício de dinheiro sem gráfica, pois vai gastar dinheiro e ficar "meh". Sim, faz sentido colocar o 7700k eventualmente, se já tiver colocado gráfica, quiser melhorar e não quiser um pc novo. Até lá, mais vale guardar o dinheiro.

Fazer upgrade por fazer, só porque o dinheiro está a fazer comichão, não tirando propriamente o partido que se pretende, é o que muitos de nós costumam fazer :D :D E depois o que acontece? Ficamos desiludidos pois o resultado não foi o esperado. E acabamos por gastar mais então para colocar algo em condições.
 
Back
Topo