• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade CPU, MB, RAM. 400€

Sparks

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
400€, dentro de 1 mês, futuramente uma placa gráfica até 250€ (1660 super?)


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade CPU, MB, RAM


3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming, 40% 1080p
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados, 5% (Photoshop, Lightroom, DaVinci Resolve)
c) Office / Navegação web / Filmes, 55%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
6 anos, até ao limite da MB. NVME, melhor CPU possivel, mais RAM, etc.

5) Como é composto o teu computador actual?
  • Caixa - Zalman Z9 Plus
  • Disco - SSD Samsung Evo 250Gb + Seagate 1T
  • RAM - team elite 2x2gb ddr2 800mhz + Kingston 2x1Gb
  • MBoard - Asus P5K pro
  • Gráfica - nVidia gtx 670
  • CPU - Intel core 2 QUAD Q6600 G0
  • Cooler - Zalman 7000 AlCu
  • Fonte - OCZ ModXStream Pro 700w


6) Vais fazer Overclock?
Possivelmente mas só no futuro


7) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Já tenho caixa ATX, suponho que seja compatível com upgrades actuais

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD Ryzen 3600

c. Motherboard (chipset, formato)
> b450 parece-me suficiente, MSI gaming plus ou tomahawk?
Lembrei-me agora das mATX, há uma MSI A-PRO a 62€, excelente preço, será que não impede upgrade futuro?


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 3200Mhz 2x8Gb

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> no futuro (1660 super?)

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Penso que a minha tenha os Wat necessários

11) A ideia é fazer agora CPU+MB+RAM, porque a placa gráfica que tenho (emprestada) ainda dará para as curvas até reunir mais alguns € para investir numa dentro de uns 2 ou 3 meses, planeio ter uns 250€ para GPU. Tenho um jogo em vista que é o Anno 1800 que gostaria de jogar com boa qualidade sem me preocupar com frames baixos.

As minhas principais questões seriam quais serão os melhores componentes possiveis até 400€, se a caixa é compativel e se a fonte aguenta. Ao mudar estes componentes é necessária reinstalação limpa do Win10? Se sim, existe alguma forma fácil de backup/restore de alguns programas? Instalar tudo de novo aborrece-me um bocado.
 
Última edição:
A escolha da CPU e do MOBO é boa, e para 1080p gaming (mesmo que você não acredite) 8 GB é suficiente, mas como você está fazendo algum design gráfico, pode ser necessário abrir várias instâncias e vídeos, etc. Então eu acho que você precisaria de todos os 16. A GPU também pode ser um 1070 ou 1080 e esse PSU que você possui é suficiente, mas se for tão antigo quanto o processador, talvez seja hora de se aposentar e comprar um novo.
No que diz respeito à reinstalação, saiba que o Windows 10 só é desativado após várias alterações na máquina (mas não sempre); no entanto, prefiro instalar do zero, porque as chances de tudo correr bem a primeira são aumentadas; você pode clonar alternativamente com software como o EaseUS, mas só clono quando não tenho tempo e é urgente.
 
Obrigado pelas respostas!
Suponho que a caixa que tenho dê para o upgrade. A fonte talvez a aguente mais um pouco enquanto não compro a nova GPU.
Por coincidência hoje ficou em Flash Sale o jogo que pretendia (Anno 1800) e comprei-o logo.
É possível que compre o material já para a próxima semana :)
Acham que uma board mATX seria suficiente?
 
Eu não recomendaria meter uma fonte com 10 anos com um CPU atual...
Quanto à board também não recomendaria uma mAtX se realmente queres fazer overclock, as mATX mais baratas têm cooling medíocre.
 
O 3600 corre bem numa B450m Max mas diria para não comprares essas boards pois se um dia quiseres fazer upgrade uma B450 boa já consegues colocar lá um 3900x/3950x, uma fraca não podes por mais que isso e no entanto estás só a poupar 20€.
 
Bem, sendo assim vou manter ATX para melhor possibilidade de upgrade futuro.
Vou também diminuir a RAM para 1x8Gb, e mais tarde quando necessário compro outra. Com o dinheiro que poupo aí vou investir na fonte, que a minha já tem 8 anos de uso. A fonte de 500w não limitará upgrades no futuro?
 
Back
Topo