• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade da Configuração

joaopenas

Power Member
Viva pessoal, quero fazer upgrade a minha configuração (AMD FX 6300, 16GB DDR3, GTX 1650).

Tenho pensado fazer upgrade para um 10400F.

As minhas duvidas em relação a intel são:
- Vale a pena um board z490, ou as B460?
- Vale a pena ram 3200MHz, ou 2666Mhz?

Cumprimentos
 
Ram 3200 vale, até porque a diferença de preço é baixa. Board msi b460m pro-vdh e rams a gosto

Obrigado l@rama.
Mesmo a board não suportando os 3200MHz, é simplesmente já para o futuro? Tinha pensado nas Kingston HyperX Predator DDR4 3200.
Aconselhas essa board em relação ao custo/beneficio?
 
As RAM DDR4 não tem grande futuro atenção, o seu fim está eminente, comprar a pensar no futuro é deitar dinheiro à rua.
Tambem tenho ideia que nos intel ao contrario dos Ryzen a velocidade da memoria tem muito pouco impacto.
Ainda diria que é fácil fazer um overclock na maioria de 2666 para 3200 mas nem todos estão confortáveis a fazê-lo e creio que nem dá nas B460.
 
As RAM DDR4 não tem grande futuro atenção, o seu fim está eminente, comprar a pensar no futuro é deitar dinheiro à rua.
Tambem tenho ideia que nos intel ao contrario dos Ryzen a velocidade da memoria tem muito pouco impacto.
Ainda diria que é fácil fazer um overclock na maioria de 2666 para 3200 mas nem todos estão confortáveis a fazê-lo e creio que nem dá nas B460.

Achas que devia esperar um pouco pelas novidades?
Pelo que sei as unicas boards para intel que aceitam memorias a partir de 3200Mhz são as z490.
 
Achas que devia esperar um pouco pelas novidades?
Pelo que sei as unicas boards para intel que aceitam memorias a partir de 3200Mhz são as z490.

Se precisas já do PC, compra já, se vais estar á espera de novidades nunca compras, está sempre a sair novidades. A velocidade da RAM é questão do dinheiro que tens, como disseram a diferença preço não é grande.
 
Se precisas já do PC, compra já, se vais estar á espera de novidades nunca compras, está sempre a sair novidades. A velocidade da RAM é questão do dinheiro que tens, como disseram a diferença preço não é grande.

sim, sim tens toda a razão.
E em relação a escolha entre amd ou a intel?
 
Considerando que tenho um 10400F fiz alguma investigação sobre o mesmo, a questão da RAM torna-se relevante de 2666Mhz para 3200Mhz, acima de 3200Mhz o impacto é menor, mas há uma diferença de aproximadamente de 15% de rendimento em alguns casos indo de 2666Mhz para 3200Mhz, no entanto.. poder usar acima de 2666Mhz num 10400F requer uma Z490 e uma Z490 decente custa 200 €, uma boa B460 custa 80 €, a questão de ir para RAM mais rápida vai depender se planeias subir para uma 10900K* no futuro quando a mesma estiver a um bom preço em segunda mão, permitindo manter esse sistema viavel por bastante mais tempo.

Estou em Z490 porque tenho DDR-4 3466Mhz e porque deverei actualizar este CPU dentro de um par de anos, é uma questão de ver o rendimento e preços dos Rocket Lake lá para 2024, no entanto, para o GPU em questão não precisas de grande CPU para o alimentar, o 10400F, mesmo a 26660Mhz terá bastante folga.

Se fores para DDR-4 2666Mhz vai logo para a latência mais baixa que encontrares, acho que é CL14, assim consegues compensarligeiramente a perca de largura de banda, isso e depois trata de a calibrar manulamente, ainda consegues ter a performance de uma 3200Mhz com CL altos e não calibrada.

*refiro esse CPU porque seria uma passagem de 6C/12T para 8C/16T, de momento considero o numero de nucleos mais importante do que o IPC para efeitos de "futuro" de um CPU, de momento 6C/12T é o ideal mas já há jogos a demonstrar dar uso aos 8C/16T mas o numero é muito limitado e os ganhos não justificam o custo extra, no entanto eu proprio, mesmo tendo uma Z490, se arranjar um 10900K a um bom preço em segunda-mão porque não? Mas teria que ser algo como uns 150€, e mesmo ai há o rendimento dos Rocket Lake a considerar.
 
Última edição:
Considerando que tenho um 10400F fiz alguma investigação sobre o mesmo, a questão da RAM torna-se relevante de 2666Mhz para 3200Mhz, acima de 3200Mhz o impacto é menor, mas há uma diferença de aproximadamente de 15% de rendimento em alguns casos indo de 2666Mhz para 3200Mhz, no entanto.. poder usar acima de 2666Mhz num 10400F requer uma Z490 e uma Z490 decente custa 200 €, uma boa B460 custa 80 €, a questão de ir para RAM mais rápida vai depender se planeias subir para uma 10900K* no futuro quando a mesma estiver a um bom preço em segunda mão, permitindo manter esse sistema viavel por bastante mais tempo.

Estou em Z490 porque tenho DDR-4 3466Mhz e porque deverei actualizar este CPU dentro de um par de anos, é uma questão de ver o rendimento e preços dos Rocket Lake lá para 2024, no entanto, para o GPU em questão não precisas de grande CPU para o alimentar, o 10400F, mesmo a 26660Mhz terá bastante folga.

Se fores para DDR-4 2666Mhz vai logo para a latência mais baixa que encontrares, acho que é CL14, assim consegues compensarligeiramente a perca de largura de banda, isso e depois trata de a calibrar manulamente, ainda consegues ter a performance de uma 3200Mhz com CL altos e não calibrada.

*refiro esse CPU porque seria uma passagem de 6C/12T para 8C/16T, de momento considero o numero de nucleos mais importante do que o IPC para efeitos de "futuro" de um CPU, de momento 6C/12T é o ideal mas já há jogos a demonstrar dar uso aos 8C/16T mas o numero é muito limitado e os ganhos não justificam o custo extra, no entanto eu proprio, mesmo tendo uma Z490, se arranjar um 10900K a um bom preço em segunda-mão porque não? Mas teria que ser algo como uns 150€, e mesmo ai há o rendimento dos Rocket Lake a considerar.

Morais obrigado desde já pela excelente explicação.

Pois tinha equacionado se valia ou nao essa diferença de 100/120€ entre a B460 e a Z490, pensando no mesmo sentido que tu, futuramente daqui a uns anos, poderia vir a adquirir um outro processador mais potente se encontrasse um bom negocio.

Depois o que tinha pensado tambem era se valia investir esta diferença da board, num melhor CPU, como por exemplo o 10600k.

Se optasse pela Z490 teria que comprar eventualmente um cooler melhor para o CPU para o OC não?
 
O 10600k é uma boa escolha se puxares por ele e se fores jogar a 1080p, sim, mas além do cooler respectivo há que ver a caixa (e mais importante, as ventoinhas que tens nela) e a PSU, eu não fui para esse porque era mais caro e, na altura, estava com uma PSU de 550W (que já ia a caminho dos 7 anos e com a nova caixa notei que sofria de coil whine e lá a actualizei), isso e tinha que investir em cooling silencioso que o meu NH-U12P não é assim tão silencioso com as ventoinhas a dar-lhe bem, e o gasto ia acabar por ser consideravel. No entanto não estou nada arrependido, este 10400F porta-se muito bem com tudo o que lhe atiro, grande parte partem vem da RAM que procurei ser a mais rápida para um preço decente, e ainda nem a calibrei..

Diria que, até agora, só talvez iria achar que um 10600k com OC iria ajudar com os minimos do Cyberpunk 2077 mas isso é um jogo que só lhe volto a tocar na eventual Definitive Edition lá para 2022, não me chateia nada.
 
Última edição:
O 10600k é uma boa escolha se puxares por ele e se fores jogar a 1080p, sim, mas além do cooler respectivo há que ver a caixa (e mais importante, as ventoinhas que tens nela) e a PSU, eu não fui para esse porque era mais caro e, na altura, estava com uma PSU de 550W que já ia a caminho dos 7 anos e já sofria de coil whine, isso e tinha que investir em cooling silencioso que o meu NH-U12P não é assim tão silencioso com as ventoinhas a dar-lhe bem, e o gasto ia acabar por ser consideravel, e não estou nada arrependido ), este 10400F porta-se muito bem com tudo o que lhe atiro, grande parte partem vem da RAM que procurei ser a mais rápida para um preço decente, e ainda nem a calibrei..

Diria que, até agora, só talvez iria achar que um 10600k com OC iria ajudar com os minimos do Cyberpunk 2077 mas isso é um jogo que só lhe volto a tocar na eventual Definitive Edition lá para 2022, não me chateia nada.

Epá bem visto, nao me tinha lembrado que o TDP aumenta significativamente e teria tambem que investir bem em cooling e numa caixa diferente.

Tu adquiriste um cooler a parte para o teu 10400f? Que board Z490 optaste?
 
O cooler é o Noctua NH-U12P, a primeira versão, tanto que já só anda com uma ventoinha que a outra, após 8 anos, já começou a ranger, a mudar isto só indo para um AIO ou apenas comprar ventoinhas novas que a base do NH-U12P manteve-se quase a mesma estes anos todos, mas o mais provavel é ir para um AIO que este cooler é massivo e tapa-me a RAM.

A ir para um cooler de raiz tens uns quantos acessiveis da CoolerMaster por uns 30€, se não me engano, para OC à bruta, isso já não sei, quanto à motherboard Z490 é a Prime da ASUS, apenas porque dá para o minimo dos minimos e até aguenta bem um OC, que uma boa Z940.. isso é menina para valores acima de 200€.
 
Cuidado que os preços vão subir, não descer, essa mentalidade do "deixa ver se há mais barato" já não opera em 2021, não com empresas como a ASUS a anunciar que vai aumentar o preço a tudo..
 
Última edição:
Back
Topo