Upgrade da velha maquina

Boas

Actualmente tenho o meu PC da seguinte maneira:
- Asus P4P800-E Deluxe
- PIV 3000 Prescott
- 512*2 Dual Channel DDR400
- ATI 9800 Pro

E os jogos já não correm como deveriam pelo que vou ter mesmo de fazer um upgrade sem gastar muito dinheiro.

Temos sistemas semelhantes...Eu investiria apenas numa 7600GS...Mais que isso vale mais poupar para um sistema com PCI-E.

Não pretendo fazer overclockings [...]

Fazes mal. Ficavas com um 3.0 a 3.2 :D

Repara que tenho um sistema quase igual ao teu e o cpu dá 3,225GHz (215MHz*15) sem mexer em praticamente nada :P
 
Temos sistemas semelhantes...Eu investiria apenas numa 7600GS...Mais que isso vale mais poupar para um sistema com PCI-E.



Fazes mal. Ficavas com um 3.0 a 3.2 :D

Repara que tenho um sistema quase igual ao teu e o cpu dá 3,225GHz (215MHz*15) sem mexer em praticamente nada :P



poupar para pci exprex se for 16X loool...isso ja e considerado crime=)...uma vez k sai em inicios de 2007 pci express 2.0.................cuidado nao keiras ver o sol aos kuadradinhos^^
 
Última edição:
É questao de ser objectivo, senão repara.

Tens um CPU decente (um P4 a 3 Ghz nao é bottleneck para jogo nenhum), a tua motherboard é simplesmente a melhor placa mae existente para socket 478, e tens 1GB de RAM. O teu bottleneck está na XTG que apesar de boa no seu tempo, o seu tempo já foi há muito.

Dizes querer máquina para jogar.

Com resolucoes até 1280x1024 a 7600 GT já o faz. Eu sei, tenho uma, e não é jogar com 15 ou 20 FPS, é jogar mesmo.

Ou seja, se por 170/180€ podes fazer o que pretendes, que é ter uma máquina para jogar, pq haverias de querer abdicar da boa configuração que tens actualmente para comprar uma board-salganhada de barramentos e tudo mais, de 50 euros? comprar um conroe e uma board que não o "sacuda" não vale a pena. Torna-se frustrante.

Podias optar pela 7600GT, daqui por uns tempos entao livrares-te do actual sistema, e nessa altura compravas outro sistema com uma mobo do mesmo nivel dessa, topo de gama (as boards salganhada prometem muito mas nao oferecem nada, aparte da "diversidade").

Faz sentido?

Partilho a mesma opinião...
A tua board é excelente, com um excelente chipset. O teu sistema tem dualDDR, o que torna melhor.
Apenas investe na placa de video e ficas com o computador para +1 ano. Com a quantidade de processadores e chipsets que estão para sair...

Concordo com a 7600GT AGP, mas pensa tambem na ATI X850XT pelo mesmo preço (é o topo de gama da ATI para AGP), ou então na 7800GS APG da Nvidia (300 EUR).

Basta trocares a placa de video (e provavelmente a fonte de alimentação) e a tua máquina fica excelente...
 

Faz sim senhor. Realmente não estava a perspectivar a coisa por aí, eu estava mais a pensar no caso do KAMPUZ que nada tinha a ver com o teu post. As minhas desculpas ;)

Sendo assim tenho de investigar sobre o comprar ou não uma nova gráfica. A questão da MoBo baratinha servia mais para uma looooonga fase de transição. Agora era apenas motherboard e CPU, depois seriam boas memórias DDR2, depois gráfica e finalmente uma boa motherboard.

Mas como eu já tinha referido, as despesas fixas (casa, contas, etc..) comprometem-me o orçamento.

Obrigado pela perspectiva!
 
Já agora, mais uma pequena dúvida uma vez que falaram aqui das fontes de alimentação.

Como é que sei se a minha (Purepower 420W - Thermaltake) irá aguentar uma nova placa gráfica? Há algum modo de eu saber qual o consumo actual?

Thanks mais uma vez.
 
Já agora, mais uma pequena dúvida uma vez que falaram aqui das fontes de alimentação.

Como é que sei se a minha (Purepower 420W - Thermaltake) irá aguentar uma nova placa gráfica? Há algum modo de eu saber qual o consumo actual?

Thanks mais uma vez.
Podes comprar um medidor de Watts.

É uma coisinha simples que ligas na board e tens uma leitura de W, tanto em IDLE como full.

Há digitais e analógicos, agora é questão de os achares.

De qq forma nao precisas de te arreliar mt com isso, 420W da thermaltake devem assegurar um bom funcionamento com a nova gráfica.
 
Obrigado pelas dicas.

Seguindo aqui o conselho de alguns resolvi dar os 1os passos no OC e seguindo as indicações da MB meti um OC de 10% seguindo os valores sugeridos pela MB. Será necessário alterar mais alguma coisa? O comportamento do pc é estável e tirando um ligeiro aumento de temperatura aquilo até que se comportou bem. Amanhã vou tentar esticar até aos 15% a ver no que dá.

Também estiquei um pouco a 9800 pro mas os ganhos foram na casa dos 5%, mais do que isso e apareciam artefactos. Amanha com mais calma tento ver isso melhor.
 
Quote:
Post Original de Colmarino
KAMPUZ

Tenho um dilema parecido ao teu, não quero gastar muito mas quero ter uma máquina decente para jogar.

Para "baixo" orçamento tenho pensado na motherboard Asrock 775Dual-VSTA (à volta de 56 €) e num novo processador pentium C2D (entre 194 e 327 €). É que esta MoBo tem um slot AGP e uma slot PCI-Express, assim como permite DDR ou DDR2.

Desta forma poupa-se imediatamente na compra de novas memórias e de uma nova gráfica, que podem ficar para mais tarde.

No meu caso penso ficar a ganhar bastante em performance de jogos (vejam o meu sistema debaixo do nick).

Acho que podes ser multado e mesmo preso se trocares um i875 por uma board de 56 euros.

Quando eu passei da meu sistema topo de Gama Asus P4C800-E Deluxe/Pentium4 Extreme Edition (Gallatin com 512 KB Cache L1 e 2 MB Cache L2) [email protected] GHz/1 GB DDR600 TCCD/Gainward 7800 GS+ 512 MB para o meu sistema Low End Asrock 775Dual-Vsta/Intel E6300/ 1 GB DDR600 TCCD/ Gainward 7800 GS+ 512 MB notei um aumento de desempenho brutal, e a board só me custou 55 € e o processador 195 €.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103519

Portanto quando dizemos que uma board de 55 € não presta! Isso é muito relativo

E o topo de gama em poucos meses se transforma em ultra low end :)

Se quiseres poupar dinheiro aposta numa 7600 GT que te aguenta o sistema por uns bons tempos! Ou deixa-te estar até ao DX10

Senão faz uma revolução e gasta 900 € e compra um sistema PCIe LGA 775 E6300+7950 GT+ 2 GB DDR2 800 + Asus P5B :) E estás nas nuvens :)
 
Última edição:
Acabei por comprar umas 7600GS e estou bastante satisfeito com a compra. Bem sei que não é uma placa de topo mas noto bastantes diferenças para a minha anterior e é isso que interessa. Não valia a pena andar a gastar muito num sistema agp. Por 130 Euros acho que tenho PC por mais um ano pelo menos.

Obrigado a todos os que de alguma forma me ajudaram na escolha.
 
Back
Topo