Upgrade de CPU sem reinstalar o Windows

VirtualFM

Membro
Olá a todos!

Gostaria de partilhar convosco uma pequena experiência e pedir ajuda num assunto delicado... Mas primeiro uma introduçãozita!

Esta semana tive um problema com a fonte de alimentação. Ao abrir a caixa para a retirar, deparei-me com um puzzle 3D que me deu cabo da cabeça! O raio da fonte estava entalhada de tal forma, que por mais voltas que desse aquilo não saía! Lá fui retirando os módulos de RAM, tirando uns quantos cabos do caminho e tal, mas nada de conseguir retirar a fonte... quando me dei por derrotado e me mentalizei que realmente precisava de retirar o cooler/dissipador de forma a conseguir tirar a fonte (coisa que não me apetecia mesmo nadinha, porque dá uma trabalheira do caraças) pensei: "Porra, já que vou ter trabalho a retirar isto, aproveito e faço upgrade ao CPU!"

E fui na embalagem do upgrade e fiz b um upgrade à RAM... era tb para trocar de placa gráfica para uma GTX260, mas as reviews assustaram-me com o barulho... não estive com trabalho a escolher uma fonte, caixa, e dissipador silenciosos para depois meter um secador de cabelo a zumbir lá dentro!

Bom, este upgrade implicava um update à BIOS, depois implicou ter de passar horas a re-configurar a BIOS como devia de ser (como fiz o upgrade tive de meter os settings de default e entretanto tinha-me esquecido de escrever todas as alterações qu tinha feito, isto levou a muita experimentação e leitura). Finalmente tinha tudo a funcionar, inclusivamente ter os 8GB de RAM a serem reconhecidos pelo sistema, por isso fiz o upgrade final: a mudança de CPU.

E é aqui que reside o maldito problema!

É que nos meus mais de 20 anos de utilização de computadores em geral e nos 15 anos de utilização de PCs, sempre que fazia um upgrade de máquina, fazia upgrade a tudo, ou seja, reinstalava o sistema de raiz! Desta vez não era esse o objectivo, na realidade, ter de reinstalar os programas todos é coisa que me provoca suores frios só de pensar nisso!

Ora, ao fazer o upgrade ao CPU e à memória, estava convencido que era uma coisa transparente: o sistema voltaria a arrancar, teria mais memória e mais velocidade e tudo andaria uma carrada de vezes mais rápido... Quanta inocência! Assim que mudei de CPU e voltei a arrancar com o $##&"#$& Windows (já agora, trata-se do XP 64 bits), aparece uma mensagem a dizer que o NTOSKRNL.EXE está desaparecido ou corrompido... Porra!

Já vi muitos casos de aparecimento deste erro, mas nunca numa destas questões de upgrade a CPU...

Por acaso algum de vocês já tentou fazer ugrade de CPU e manter a mesmíssima instalação que tinha? Se sim, correu bem? Se não correu bem, tiveram este problema? E o que fizeram para o resolver?!

A melhor opção que vi até agora seria tentar usar a "recovery option" do CD de instalação para ver se recuperava a dita... Mas tenho receio de que isto do rcovery vá tratar de me meter aquilo num estado lastimoso e dar cabo dos 300 programas já instalados (destruindo o registry, por exemplo), há risco disso acontecer? Alguma outra opção brilhante de que vos lembreis?!

Obrigadíssimo,
 
se a diferenca do cpu de um para o outro for muita... é bem provavel k t acontece isso...

é extranho é dar-t esse erro...

tinha um 3500+ e troquei-o por um 4200 X2 e meti mais 2 gb e correu bem,

o que podes fazer é retirar esse ficheiro de uma outra maquina com o mesmo S.O. e substituí-lo lá ou por DOS, ou metes o disco em slave noutra makina.

ps: faz backup do ficheiro antigo, caso ele nao esteja "desaparecido"
 
A mim já me aconteceu algo semelhante, reinstalei o windows sem formatar e sem perder qualquer dado, se a memoria nao me falha.
 
se a diferenca do cpu de um para o outro for muita... é bem provavel

A diferença não é muita porque ambos os processadores são recentes. Troquei de um Core 2 Duo E6600 para um Core 2 Quad Q9550. Por outro lado, é capaz de ser mesmo muita a diferença porque para todos os efeitos é como se tivesse acoplado mais dois processadores com os quais o Windows não está à espera.

Quanto à opão de meter noutra máquina, não tenho essa opção porque não tenho mais nenhuma máquina recente o suficiente para ter SATA nem Win x64.

Mas obrigado!
 
A mim já me aconteceu algo semelhante, reinstalei o windows sem formatar e sem perder qualquer dado, se a memoria nao me falha.

O meu problema não é perder os dados, que sei fazer backup do que quero, o problema é reinstalar tudo de raiz com tudo o uqe isso implica: miríades de aplicaçõezitas para instalar, configurações a fazer, dezenas de aplicativos MUNTA CHATOS de se instalar (sabem qunato tempo o Photoshop CS3 demora a instalar, não sabem? E o Max... e o XSI... Muito, muito tempo!) Se for fazer uma instalação de raiz, prevejo dois dias de seca...

E a experiência ensinou-me que não vale a pena ter imagens dos discos prontas para estas situações, ou seja, aquela teoria de que "quanto tivres o sistema todo funcional, faz uma imagem do disco e guarda para depois quando tiveres de voltar a instalar tudo isso demora pouco tempo, pois é só voltar a copiara imagem". Isto são tretas... pois entretanto já apareceram 20 upgrades dos programas e muitas vezes, versões completamente novas. O que quer dizer que terianamesma de andar a reinsalar coisas, com a agravante de ter de desinstalar as antigas, nalguns casos.
 
Tambem troquei um E6400 por um Q6600 e a unica coisa que tive de fazer foi activar o windows outra vez, vista 64 bits.
Podes sempre fazer uma reparação do windows. Como fizeste update á bios o windows pode não reconhecer a board e dar esse erro
 
isso certamente tem alguma coisa a ver é com o disco, tens a certeza que está a arrancar do disco certo, não trocaste a ordem dos cabos, isso estava em raid? pode ter ficado lixado.

Já mudei tudo num pc excepto o disco rígido (2 ou 3 vezes) e mantive sempre o sistema operativo na altura, o máximo que precisou foi de um repair (já aconteceu ser mesmo só instalar drivers)
 
Não troquei discos nenhuns.

A teoria do upgrade à BIOS e de assimo Windows não reconhecer a board seria plausível, mas infelizmente não é disso.

É que para confirmar isto tudo, voltei a meter o CPU antigo, o E6600, e tudo arrancou normalmente, tal como estava. Portanto não é de falta de reconhecimento de board.

Também andei a ver a questão do computador ser reconhecido como ACPI Multiprocessor ou não, mas claro que era, pois afinal já tiha um dial core. A questão de ter de andar a fazer mudança de reconhecimento de layers de hardware (mudar de HAL.DLL e aterar o ntkrnlmp.exe para ntoskrnl.exe tb não se coloca, pois andei a verificar e isso tb está feito... por isso não percebo.
 
E se experimentares reparar o Windows?
Não perdes nada, ficas com os programas todos instalados, só vais ter de fazer os updates novamente.

Cumps
 
Já verificaste a compatibilidade da board com o CPU ?
é que estás a tentar meter um Quad 45nm numa board com chipset 975X.

board


Se funcionar bem, a opcao do POSSESSED da sequencia de discos na BIOS tambem pode ser.
 
A mim aconteceu-me algo semelhante mas na troca de uma fonte (weird...)...

Troquei a fonte que tinha por uma de amperagem maior e quando reiniciei o pc ele nunca mais entro no VIsta... Fiz repair e tudo e nada funcionou... Resultado: format...
 
Já verificaste a compatibilidade da board com o CPU ?
é que estás a tentar meter um Quad 45nm numa board com chipset 975X.

Bom, no site da ASUS dizem que estes QuadCore são reconhecidos e suportados pela board a partir do último upgrade de BIOS, versão 2801, o qual eu fiz. E o resultado é que depois de instalar o Q9550 este aparece na BIOS com todos os settings correctos e tb aparece no POST correctamente descrito. Antes de comprar o processador já tinha procurado em forums para ver se se poderia usar na P5W DH Deluxe e parece que sim...
 
Bom, no site da ASUS dizem que estes QuadCore são reconhecidos e suportados pela board a partir do último upgrade de BIOS, versão 2801, o qual eu fiz. E o resultado é que depois de instalar o Q9550 este aparece na BIOS com todos os settings correctos e tb aparece no POST correctamente descrito. Antes de comprar o processador já tinha procurado em forums para ver se se poderia usar na P5W DH Deluxe e parece que sim...

Sim, é a versão oficial que está lá no site deles. E a segunda opcão que disse, na ordem dos discos que o POSSESSED referiu ?
A mim aconteceu-me á umas semanas quando fiz o upgrade da BIOS. Mudou-me a sequencia de boot dos discos.
 
Viva!

Não queria acabar o ano sem acabar de rematar este thread!

Depois de muita experiência, inclusivamente o tal "repair" do Windows que não resultou em nada de jeito e não resolveu o problema, lá consegui arranjar solução para o problema e gostaria de o partilhar para o caso se mais alguém precisar!

Como já tinha experimentado de tudo e nada resultava, lembrei-me que há uns anos tinha tido problemas com módulos de RAM defeituosos, por isso suspeitei que pudesse desta vez também ser disso. Assim, retirei dois dos módulos e arranquei com o computador e este, confirmando as minhas suspeitas, arrancou sem problemas!

Para confirmar que era mesmo dos módulos de RAM, troquei-os pelos outros dois e voltei a arrancar com o sistema, esperando obter outra vez o tal erro... mas não, arrancou na mesma sem problemas! Mau Maria! O mistério adensava-se! Quer dizer que de repente isto ficou bom? Ter-se-ia auto-arranjado?!?! Voltei a colocar os 4 módulos e... agora sim, voltei a ter o erro!

Isto era problemático: afinal o problema não parecia ser do raio dos módulos e se bem se lembram (ver post inicial) já tinha colocado os 4 módulos ao mesmo tempo a funcionar sem problemas!

Bom, isto levou a mais umas horas de leitura por esses foruns de hardware fora! A dica que me levou à solução estava na página do fabricante da RAM em que diziam que as condições óptimas de trabalho era ter os módulos a funcionar a 2.1V. Como já tinha lido isso em vários lados em foruns de overclocking, fui aos settings da BIOS e alterei a voltagem de "Auto" para os 2.1V. Ao fazer isto, os números passaram a vermelho assim que ultrapassei os 1.95V, mas apesar do potencial perigo resolvi arriscar e arranquei novamente com o sistema... e não deu erro!

Tentei descer a voltagem (para não ter os números a vermelho) mas a coisa não funcionava, tinha mesmo de estar a funcionar a 2.1V e consegui até manter a coisa estável com um overclock de 11% a ficando a trabalhar a 3.15Ghz (sei que devia dar mais, mas com esta motherboard simplesmente não dá, pois tentei e o que consegui foi ter o computador a vomitar ecrãs azuis ao fim de 5 ou 10 minutos de processamento intensivo). Assim ficou estável e está assim desde há 3 meses.

Conclusão: A %"#$&"## motherboard tem os valores default de voltagem avariados, não permitindo ter os 4 slots ocupados com 2Gb e com este processador Quad Core. Mas funciona lindamente quando se força a voltagem a 2.1V, apesar de ficar com os números num alarmante vermelho!

Assim uma dor de cabeça do caraças por culpa da ASUS, a solução era alterar manualmente a voltagem da RAM. Se isto funcionasse com os valores de default, evitava-,e uma semana de sofrimento, muitas horas passadas a ler coisas e acima de tudo um "repair" escusado que apenas fez com que tivesse de reinstalar uns drivers e outros programas (mas apesar de tudo menos grave que uma reinstalação de raiz!)

Espero que isto sirva a alguém!
 
Off topic: "(...) era tb para trocar de placa gráfica para uma GTX260, mas as reviews assustaram-me com o barulho... não estive com trabalho a escolher uma fonte, caixa, e dissipador silenciosos para depois meter um secador de cabelo a zumbir lá dentro!"


Qual barulho?!? LOL.. São das placas mais silenciosas que há. A 40% na ventoinha, que é o que vem de stock literalmente não se ouvem.
 
Back
Topo