• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade de Desktop ~ 600€

Mexxiax

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
600€. Até ao final do mês.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (FHD - Tenho ecrã Omen com AMD FreeSync 144Hz. CSGO, LOL, FM, COD e GTAV Online)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
2 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
- Fonte de Alimentação Seasonic S12II 520W;
- 2 x Memória RAM G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-2400MHz;
- Placa Rede TP-Link Wireless N 300Mbps PCI-e;
- Processador AMD Ryzen 5 1600 Hexa-Core 3.2GHz c/ Turbo 3.6GHz 16MB SktAM4;
- Caixa ATX Nox Hummer ZS Zero Edition;
- Motherboard MSI B350M BAZOOKA;
- Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1060 3GT OC;
- SSD 2.5" Crucial MX300 500Gb

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não.


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
> Tanto faz. Melhor custo benefício.

c. Motherboard (chipset, formato)
> De acordo com o novo processador e com a RAM que tenho atualmente.

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Preferia AMD - visto que tenho ecrã com FreeSync

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> silenciosa.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.
11) Contexto, comentários adicionais.
O meu irmão pretende fazer upgrade ao desktop dele - mas parece-me que está tudo demasiado caro - pelo que peço a vossa ajuda para melhorar (se for possível) a configuração actual até 600€.
 
Tenta ir para isto, ou fica atento a (melhores) promoções de algo semelhante:

AMD Ryzen 5 5600X ~ 223€
Gigabyte RX 6600 XT EAGLE 8GB GDDR6 ~ 410€

Total: ~633€

Podes manter as restantes componentes, mas tens de fazer update à BIOS da motherboard. Sobre este aspeto, embora a última versão deva introduzir compatibilidade com o 5600(X), talvez seja melhor confirmares isso primeiro (p.ex., contactando a MSI ou encontrando casos concretos).
 
Acho que o AGESA com suporte para os zen3 ainda não saiu as MSI b350. Ainda vai demorar mais um mês mas andam sempre a adiar.

EDIT: E daí deixa-me só confirmar, que a ultima BIOS disponivel para a board do OP é AGESA 1.2.0.7

Segundo o Ryzen SMU a BIOS mais recente suporta as seguintes gerações:

|FileName|AGESA|Summit Ridge|Pinnacle Ridge|Raven Ridge|Raven Ridge 2|Picasso|Matisse|Renoir|Vermeer|Cezanne|
|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|
|E7A38AMS.1N2|1.2.0.7|25.86|43.25|30.98|37.67|30.86|46.72|55.91|56.70|64.61|

Ou seja já podes colocar um ryzen 5000 nessa board, se quiseres paz de espirito podes contactar o suporte da MSI para confirmar.
 
Última edição:
Back
Topo