• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade de desktop gaming 400€-500€

B.RicH

Power Member
Boa noite a todos, venho aqui pedir a vossa ajuda para fazer um upgrade à maquina que possuo. Obrigado, desde já.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
400€-500€, ASAP

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade de alguns componentes.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Assetto Corsa, GTA V)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
MBoard: Asus P5Q
CPU: Intel Core 2 Quad Q9400 @ 2.66GHz
RAM: OCZ Reaper HPC Kit 4GB DDR2 @ 1066MHz
Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1050 Ti 4GB GDDR5
HDD: Samsung F3 1TB SATA II 32MB
PDU: LC Power LC6600 V2.2 600 Watts
Caixa: Thermaltake M5 VJ2000BNS

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
> Sem preferência.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Sem preferência, uma que sirva bem e que seja compatível com a caixa que possuo agora.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16GB parece-me o mínimo

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Só se a actual não for suficiente

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Posso passar para um SSD, se a melhoria de performance for significativa. Caso contrário, posso me manter com o SSD que possuo

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Não

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Sem preferência. Se a que possuo actualmente servir, então nem preciso adquirir uma nova.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Nada
 
Vai para isto:

Intel Core i5-10400F ~ 150€
MSI B460M Pro-VDH (WIFI) ~ 80€ (85€)
Team Group Vulcan Z 2x8GB DDR4 3000MHz/3200MHz CL15/16 (ou semelhante) ~ 66€ - 70€
Western Digital Blue SN550 500GB (M.2) (ou semelhante) ~ 60€
Seasonic Core GM 650W ~ 73€ (promoção)

Total: ~430€ (ou 460€, com SSD de 1TB)


Se quiseres aguardar pela saída dos novos CPUs e chipsets da Intel, vê as versões análogas aos modelos acima: o 11400F e a B560M Pro-VDH (ou semelhante). Nota que B460 limitará a RAM a 2666MHz, enquanto B560 não.
 
Vai para isto:

Intel Core i5-10400F ~ 150€
MSI B460M Pro-VDH (WIFI) ~ 80€ (85€)
Team Group Vulcan Z 2x8GB DDR4 3000MHz/3200MHz CL15/16 (ou semelhante) ~ 66€ - 70€
Western Digital Blue SN550 500GB (M.2) (ou semelhante) ~ 60€
Seasonic Core GM 650W ~ 73€ (promoção)

Total: ~430€ (ou 460€, com SSD de 1TB)


Se quiseres aguardar pela saída dos novos CPUs e chipsets da Intel, vê as versões análogas aos modelos acima: o 11400F e a B560M Pro-VDH (ou semelhante). Nota que B460 limitará a RAM a 2666MHz, enquanto B560 não.

Obrigado pela ajuda, @asof . Algumas questões:

É necessário adquirir uma nova PSU? E ainda mais com uma potência de 650w? De algumas configurações que vi por aqui, semelhantes à que fazes, sugerem uma PSU na ordem dos 500w. A que tenho actualmente não serviria?

Valerá a pena (na loucura) adquirir 32GB de RAM em vez de apena 16GB? Vou conseguir dar mais longevidade ao setup (i.e., só tenho que fazer novo upgrade dentro de 4 ou 5 anos)?
 
Essa fonte já não era propriamente algo de especial quando a compraste. Além disso, deve ter uns anos, pelo que não fará muito sentido mantê-la, mesmo considerando que o novo sistema consumirá menos que o atual.
De facto, não precisas de 650W, mas como indiquei, era uma (boa) promoção que te dava mais liberdade caso viesses a trocar a gráfica por uma mais potente. As alternativas a ~70€ que se equiparam em qualidade são de 500W/550W e são não-modulares - a Seasonic Core GC e a Bitfenix Formula. Há, no entanto, opções de 450W a ~65€, ou ainda opções inferiores (eficiência, componentes, garantia, etc) de 500W/550W a ~50€ que «servem» para esse sistema.

Quanto aos 32GB, a menos que tenhas algum cenário em vista em que serão úteis, diria ser um exagero.
 
Back
Topo