upgrade de placa grafica

veloso90

Membro
Boas,

Estou a pensar fazer um upgrade da minha gráfica powercolor 5770, ja andei a ver algumas graficas tanto da serie 6 da amd como da serie 5 da nvidia (nao pode ser serie 7 amd nem serie 6 nvidia pois utilizam pci-e 3.0..digo eu!!). Dado a baixa de preços das 6970 e das 6950 ponderei uma delas mas entretanto surgiu uma oportunidade de adquirir uma gtx 580 (cooler twin frozr) a 300€ nova e com garantia. E para acrecentar q estou bastante descontente com o software da amd (updates falhados, etc) portanto estou meio decidido a ir para a nvidia. A questao é, até q ponto é q uma gtx 580 ou uma 6970 seria um "overkill" para a minha configuraçao? deixo-a em baixo:

ps: tb terei de mudar a fonte e talvez vá para a corsair hx650

cpu i5 661
mb asus p7p55-lx
gpu powercolor 5770 1gb
ram corsair xms3 1333mhz
psu gigabyte superb 550p
 
Boas. As gráficas da ultima geração amd e nvidia de facto usam a tecnologia pci-e 3.0, mas são compatíveis com 2.0. Consegues ter praticamente o mesmo desempenho, excepto em situações que envolvam o uso de resoluções muito altas ou o uso de vários monitores (se não estou em erro). Sim é melhor mudares a fonte, pelo menos para uma xfx pro 550w ou corsair cx600 v2. Como é obvio não te recomendaria nem a gtx 580 nem a 6970, pois nesta altura consegues gráficas com performance similar com consumos bem inferiores e mais frescas.
Quanto ao processador, o teu processador tem um factor limitante, tem relativamente poucos mb's nas caches L2 e L3, pois isso irá limitar a gráfica. A minha sugestão era (se possível) fazer um OC ao processador, comprar um cooler novo para o processador, mudar a fonte para uma das duas que mencionei e comprar uma gtx 660, visto que está entre a 6970 e a gtx 580 e custa à volta dos 250€
 
jcfb91 entao nao perderei muita performance por usar pci-e 3.0 em pci-e 2.0? em principio utilizarei 2 monitores muito esporadicamente, e em relaçao a resoluçao nao é muito alta creio eu, é 1920x1080. já estou ha 1 ano para fazer overclock ao cpu e arrefece-lo a agua, só ainda nao tive paciencia para ler as cenas pq parece-me muito complicado. e conseguirei resolver esse porblema apenas overclockando o cpu? e a 660 é msm 660 ou é a 660ti? tambem li que a 660ti tem uma relaçao qualidade/preço alta e que a 7850 está mais em conta, mas pronto é amd nao sei.. e a Ti nao há a baixo dos 300. O consumo nao me chateia muito pq nao sou eu q pago a conta da luz, por isso é q pensei na 580 a 300 na pcd*ga!
 
Se for só 1 a 1920x1080, não há problema, agora 2 não tenho bem a certeza. De facto estava a falar da 660, mas entrentanto vi que a gtx 660 Ti igual à minha está a 307,50 na *****, acho que podes ter esta em conta e é equivalente à gtx 580, por acaso quando comprei a minha dei 340€ xD.
Agora falando do consumo, não me estou a referir à factura da luz, mas sim o facto de poderes poupar na fonte colocando uma gtx 660 ou gtx660ti, pois para uma gtx 580 penso que é recomendado uma fonte de 750 ou 850 W, enquanto que uma xfx pro de 550W dá na boa para uma gtx 660Ti. Agora o OC, penso que não teves ter muita margem para o fazer, mas deve ajudar um bocadito o processador a acomapnhar a gráfica. Esta é a minha sugestão para evitares mudar de plataforma.

EDIT: Aqui tens uma comparação entre pci-e 2.0 e pci-e 3.0 (basta escolher um jogo onde diz "Page" no fundo da página), neste caso interessa a comparação entre pci-e 2.0 (x16) e pci-e 3.0 (x16), verás performances muito idênticas

http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Ivy_Bridge_PCI-Express_Scaling/11.html
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas, desde a primeira resposta q o utilizador jfcb91 me disse q usar uma grafica pcie3.0 numa entrada 2.0 não fará grande diferença, estive a ver as series 7 e 6 da amd e nvidia respetivamente. A amd neste momento parece-me ter melhor relaçao qualidade preço, pois a 7870 parece-me muito similar a 660ti e custa menos 80/90€, sinceramente nao se trata de uma qestao de dinheiro, mas sim de pagar mais pelo mesmo ou pagar o mesmo por mais.
JFCB91, entretanto fui ver esses "benchmarks", estamos a falar de perdas de em média 0,3/0,4 fps? se é verdade então as perdas são mínimas e vou pa pcie3.0! Já agora o q achas da 7870? eu sei que há pouco estava a falar mal da amd mas tem uma na ***** a 209€, e chega quase ao nivel da 660ti! em relaçao a fonte eu ate ficava com a minha mas so tem uma ficha de 6pins pcie, vou ter q ver. Em relaçao ao cpu, pois nao sei se este será bom pa oc mas vai ter q ser o maximo possivel ainda p cima vem aó o frio e aguenta melhor.

PS.Recomendas-me algum guia pratico tipo step by step pa OC o cpu?
 
Compra a 7870 da Sapphire, optimo cooler vale a pena os poucos euros a mais. OC para CPU vais ter que ler bastante mas nao falta ai topicos a ajudar
 
Quais são os jogos que irás jogar mais? pensava numa HD 7850/70, talvez mais virado para a HD7870

GTX 580 nesta altura do campeonato é má escolha...
 
FabioMitra sim mas há sempre uma melhor compatibilidade para gráficas Msi.

vici, o que vou jogar mais são shooters: battlefield, medal of honor, crysis etc..Também alguns jogos na 3ª pessoa tipo Gta e assassins. E ocasionalmente jogos de desporto e corridas.

Já andei a ver as 660, 660ti, 7850, 7870. a 7850 é muito similar a 660 mas custa menos 30/40€ e é melhor em memory bandwidth e pixel rate (hwcompare), o mesmo acontece entre a 660ti e a 7870 só que a diferença de preços é maior 50/60€. Algúem me sabe dizer a diferença entre pixel rate e texel rate na prática? por exemplo qual é a diferença entre jogar BF3 com a 660ti ou com a 7870?
 
FabioMitra sim mas há sempre uma melhor compatibilidade para gráficas Msi.

vici, o que vou jogar mais são shooters: battlefield, medal of honor, crysis etc..Também alguns jogos na 3ª pessoa tipo Gta e assassins. E ocasionalmente jogos de desporto e corridas.

Já andei a ver as 660, 660ti, 7850, 7870. a 7850 é muito similar a 660 mas custa menos 30/40€ e é melhor em memory bandwidth e pixel rate (hwcompare), o mesmo acontece entre a 660ti e a 7870 só que a diferença de preços é maior 50/60€. Algúem me sabe dizer a diferença entre pixel rate e texel rate na prática? por exemplo qual é a diferença entre jogar BF3 com a 660ti ou com a 7870?

Jogas melhor com a GTX 660 Ti http://www.anandtech.com/bench/Product/548?vs=647

Também a concorrente da HD7870 não é a GTX 660 Ti, mas sim sem (Ti)
 
Jogar melhor (mais fps) mas isto nem sempre significa melhor fluidez...

Faz mais frente a 660 Ti é a HD 7950, são bastante equilibradas.
 
Eu li aqui http://www.anandtech.com/show/6159/the-geforce-gtx-660-ti-review/21 que a 660ti tá entre a 7870 e a 7950 mas que se aproxima mais da 7870. Portanto acho q a 7950 ficaria para a 670 e a 7970 para a 680, não sei digo eu, pura especulação.

Bom, mas lá me fui decidindo e ou vou para a Gigabyte 7870 OC Edition (250€) ou para a Msi GTX 660 Ti Power Edition (300€). E mais, as Amd suportam melhor OC do que as Nvidia. Não sei, será um pouco abusado abrir outro tópico para pedir opiniao do pessoal entre estas duas gráficas?
 
Back
Topo