• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Upgrade de processador para Portatil

baiao85

Power Member
Boas pessoal

Tenho um portatil um Asus K52JC o mesmo veio originalmente com:
I3-370M 2.40 GHz
4Gb Ram 1066Mhz
NVIDIA GeForce 310M
500Gb 5400rpm

Entretanto fui fazendo uns upgrades ao pc e neste momento tenho
I3-380M 2.53 GHz(nao gastei dinhero arranjei de um portatil avariado)
6Gb Ram 1333Mhz (nao gastei dinhero arranjei de um portatil avariado)
NVIDIA GeForce 310M
SSD Crucial MX300 275GB + 500Gb 5400rpm (comprei o ssd para dar outra vida ao portatil)

entretanto andei a ver uns processadores para mudar e vi este
I5-560M - 38€
I7-720QM -45€

a minha duvida é se o I7 funcioná no meu PC? caso não funcione o upgrade do I3-380M para o I5-560M vale a pena?
 
Boas :)

Eu acho que não perdias nada em tentar.. não sei se irá funcionar, mas pelo preço mesmo que não funcione não perdes muito dinheiro..
 
A arquitetura e o socket são iguais, por isso deverá funcionar sem qualquer problema, apenas com a limitação da largura de banda da motherboard/bios (17.1 vs 21.3 GB/s). Agora, se pelo dinheiro e aumento efectivo de performance vale a pena o upgrade? Não. O i3 acaba por ser mais rápido em processos single-threaded. Vais notar aumento de perfomance de cerca de 35% no i7 só em processos multi-trheaded, mas com o consequente aumento de TDP (+10W). Se não mantiveres as temperaturas debaixo de olho, o sistema pode "fritar", os processadores de 2009 (caso do i7) ainda não estão protegidos com o sistema de throttling.
 
Última edição:
A arquitetura e o socket são iguais, por isso deverá funcionar sem qualquer problema, apenas com a limitação da largura de banda da motherboard/bios (17.1 vs 21.3 GB/s). Agora, se pelo dinheiro e aumento efectivo de performance vale a pena o upgrade? Não. O i3 acaba por ser mais rápido em processos single-threaded. Vais notar aumento de perfomance de cerca de 35€ no i7 só em processos multi-trheaded, mas com o consequente aumento de TDP (+10W). Se não mantiveres as temperaturas debaixo de olho, o sistema pode "fritar", os processadores de 2009 (caso do i7) ainda não estão protegidos com o sistema de throttling.
Por acaso ja tinha andado a ver isso pelo que me pareceu mesmo assim em caso de avancar para uma mudança de processador o mais garantido era o I5-560m penso que seja 15% melhor que o I3 e com a certeza que ira funcionar.
 
Tu é que tens de ver se o aumento de performance (que é entre 9-15%) justifica o gasto de €38. Na minha opinião é um aumento muito residual, não justifica.
 
Tendo em conta a idade do portátil e o ganho, eu não o faria. Se fosse um SSD era diferente, é que realmente o ganho era enorme mas nesse aspecto estás servido.

Eu olho para o teu pc um pouco como para o meu, está naquela fase em que o melhor é mexer pouco ou nada e mais tarde pensar noutro. No caso do meu portátil eu beneficiava em passar de 4GB de RAM para 8 ou 12 mas tenho um i3-4030U, ando a pensar se faço esse upgrade ou se vou deixo andar e antecipo a compra do próximo.
 
Também não faria a troca pelo i5, o aumento de performance provavelmente nem seria sentido de forma perceptivel. Justa esses 35€ a outros valor que consigas ir juntando para um novo daqui a algum tempo.
 
Btw,
o i5-560M consegue-se por €14,47
o i7-720QM consegue-se por €30,08.

EDIT: olhando para a questão dos processadores com mais alguma calma, nunca irias conseguir fazer o upgrade para o i7-720QM. O máximo que consegues pôr é um Core i7-640M (22,7% de aumento de performance por um valor de €37, usado).

---> http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i3_Mobile/i3-380M_(PGA988).html

Não vale mesmo a pena estares a gastar dinheiro por aumentos de performance residuais... Poupa uns €€€€€ e troca de máquina quando puderes.
 
Última edição:
Back
Topo