• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade Desktop - 600€ +

joff1234

Power Member
Boas,

Com a vossa ajuda comprei uma máquina no fim de 2016 (https://forum.zwame.pt/threads/pc-build-650-euros.973257/), sendo que fiquei bastante satisfeito com o desempenho da dita.
A utilização tem sido feita essencialmente pelo meu filho e tem sido bastante direcionada para os jogos e algum estudo/trabalhos (e recentemente, aulas online).
Mas ultimamente o rapaz tem-se queixando: o fortnite começa a travar em definições mais altas, o Call of Duty mais recente já tem algumas dificuldades em correr sem travar, e mesmo o fifa, segundo ele, terá também alguns problemas ...
Provavelmente será altura de fazer um upgrade, pelo que venho novamente pedir as vossas opiniões/conselhos.
A minha ideia seria alterar os componentes principais: gpu, board e processador, mas digam da vossa justiça ...

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
600€ base, mas pode esticar um pouco. Assim q possível.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming (fortnite, fifa 21, cod, ...)
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (photoshop)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Diria uns 4 Anos.

5) Como é composto o teu computador actual?
Caixa ATX Cooler Master N300 N2 USB 3.0
Processador Intel Core i5 6400 (2.7GHz) Socket 1151
Motherboard MSI B150M Bazooka
GPU Msi Gaming X Radeon 480 8Gb
Gskill AEGIS DDR4-2400MHz 8GBx2
Fonte Seasonic S12II 620W 80+ Bronze
Disco SSD Samsung 960 500GB SATA III Bulk
Monitor LG LED 24" - 24MP68VQ-P

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Se possível aproveitar a que já tenho

b. Processador (Intel ou AMD)
> Aceito sugestões, os ryzen parecem uma boa aposta

c. Motherboard (chipset, formato)
> De acordo com o processador

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Eventualmente manter, trocaria mais tarde

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não sei, se fosse para os ryzen diria amd

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei se posso manter a q tenho

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

Desde já agradeço.
 
Por agora, talvez pudesses reduzir um pouco a qualidade dos gráficos, e fazias o upgrade só quando saísse o AMD Ryzen 5 5600 (início de 2021).

Em alternativa, aguardas pelo 5600 trocando já a gráfica, ou trocas tudo, indo para um AMD 3600 (possível troca posterior para o 5600) / Intel 10400F.
 
Por agora, talvez pudesses reduzir um pouco a qualidade dos gráficos, e fazias o upgrade só quando saísse o AMD Ryzen 5 5600 (início de 2021).

Em alternativa, aguardas pelo 5600 trocando já a gráfica, ou trocas tudo, indo para um AMD 3600 (possível troca posterior para o 5600) / Intel 10400F.

ok ...
E a gráfica? Que sugerias ...?
Obg.
 
Consoante as exigências dele a nível gráfico, diria para veres uma 1660 Super / RTX 2060 na BF - preços mínimos atuais de ~212€ e ~290€-300€, respetivamente.
Ou seja, comprava agora a gráfica e esperava pelo Ryzen 5 5600 ... talvez seja uma maneira de dividir o investimento ...
Deixa-me colocar algumas questões:
- Das que referes, a RTX seria melhor, julgo. É compatível com o resto dos componentes que tenho?
- Trocando o processador no inicio de 2021, teria também q trocar a motherboard, certo? Que MB seria aconselhável?
- Com estas trocas (gpu, processador e board), podia manter o resto dos componentes?
Obg.
 
Deixa-me colocar algumas questões:
- Das que referes, a RTX seria melhor, julgo. É compatível com o resto dos componentes que tenho?
- Trocando o processador no inicio de 2021, teria também q trocar a motherboard, certo? Que MB seria aconselhável?
- Com estas trocas (gpu, processador e board), podia manter o resto dos componentes?
Obg.

1- Não existe problemas pk a grafica vai usar os slots PCI, a as coisas mais importantes a ter em atençao neste caso seria a fonte, tens de averiguar se o ke a grafica pede consegue ser distribuída pela fonte.
2- MB e Processador sao peças entrelaçadas, com a AMD, deu para manter o mesmo socket durante maais ke 1 ano, mas com a INtel mudas de processador tens lg de mudar a MB, em relaçao as rams, penos n haver problemas ao mudares as 2 peças.
3- N deves ter problemas, pk a porte boa de PC build e poder fazer de algo ke tens e tornalo melhor, por isso n haveram problemas, com essas trocas, como referi toma so atenção a fonte, com os novos equipamentos. em relaçao a RAM peço a outro usuarios ke falem sobre isso.
 
Boas ...
Estava a pensar comprar já a gráfica ... acham que a Zotac Gaming GeForce RTX 2060 6GB por 300€ é uma boa opção? E enquadra-se no meu setup? Tenho algumas dúvidas em relação à minha fonte ...
Em relação ao CPU/Mb ainda estou na dúvida se espero ou se compro agora um 3600, conforme sugerido pelo @asof ...
Que dizem ...?
Obg.
 
- Mas sugerias outra que não esta ..?

Não, refiro-me só ao facto de as promoções da RTX 2060 (independentemente da marca) não serem excecionais.

Tinhas sugerido acima o 3600 (Ryzen 5, certo?) ... não seria melhor opção?

Apenas indiquei as promoções atuais que te podem interessar.
De qualquer modo, a vantagem do 3600 é essencialmente poderes trocá-lo por um Zen 3 e ter acesso a features do B550 (caso optes por esse chipset), mas um 10400(F) terá também uma boa performance em jogos (@techspot). Além disso, uma motherboard B450/B550 em princípio será superior a uma B460/Z490 ao mesmo preço.
 
ok ... agradeço a ajuda ...

Vou "digerir" a informação e tentar ver a melhor opção (preços e promos).

De qualquer modo, trocando os três componentes (CPU, MB e GPU) pelos que sugeres, aumento sempre a performance da máquina, certo?
 
Sim, trocando CPU ou GPU, tens já um aumento de performance.

Quanto a preços, tens isto:

AMD Ryzen 5 3600 ~ 200€
MSI B450-A Pro Max ~75€ ou MSI MAG B550M Bazooka / MSI B550-A Pro ~ 75€ (com cashback) / 113€

Total: 275€ ou 275€ / 313€


Intel Core i5-10400F ~ 140€
ASRock B460M Pro4 (limita RAM a 2666MHz) ~ 83€ ou Biostar Z490GTN / MSI Z490-A Pro (não tem a limitação da RAM) ~ 100€ / 130€

Total: 223€ ou 240€ / 270€



Nota que para o 3600 é preferível (mas não necessária) RAM com frequência igual ou superior a 3000MHz. Já para o 10400F, 2666MHz «é suficiente». Assim, como a tua RAM é 2400MHz, ao fazer a alteração do CPU agora sem pensar em upgrades nos próximos tempos, talvez fizesse mais sentido levares 10400F + B460.
 
Última edição:
@asof, agradeço desde já as tuas "dicas" ...

Confesso que estou mais inclinado para o I5 nesta altura ... não me parece que haja uma diferença significativa para o 3600 (pese ser um pouco mais "performante") ..,.

O i5 já vem com cooler ou tenho que adquirir à parte?

Tambem vi esta GPU: Asus GeForce® GTX 1660 SUPER DUAL EVO OC 6GB, em promo por 234€, que dizes?
 
Já vem com um cooler.

Está cara. Tens os modelos Gigabyte OC e Asus Super TUF Gaming OC a ~200€ e ~210€, respetivamente.
Relativamente à RTX 2060, perdes o DLSS e o ray tracing.
 
Boas ...
Para fecho deste tópico ...
Tenho neste momento no "carrinho de compras" o seguinte:
GPU Asus GeForce GTX 1660 SUPER TUF Gaming 6GB OC, 209,90€
CPU Intel Core i5-10400F 6-Core 2.9GHz c/ Turbo 4.3GHz 12MB Skt1200, 139,90€
MB MSI Z490-A PRO, 129,90€
O que dá um total de 479,90€.

- Acham que é uma boa aposta para os próximos tempos e encaixa no setup que tenho?

Obrigado.
 
Boas ...

Afinal ainda não finalizei a compra.
Falta a GPU ... nesta altura os stocks das lojas estão constantemente a passar para "indisponíveis" ... não consegui a placa na loja que estava com aquele preço.

Estou a ponderar uma 2060 ...

Digam-me por favor entre estas duas:
PNY GeForce RTX 2060 6GB XLR8 Gaming Overclocked Twin Fan
Zotac Gaming GeForce RTX 2060 6GB
Ao mesmo preço, 299€, qual era a vossa opção? e pq?

Obg!
 
Boas ...
Para fecho deste tópico ...
Tenho neste momento no "carrinho de compras" o seguinte:
GPU Asus GeForce GTX 1660 SUPER TUF Gaming 6GB OC, 209,90€
CPU Intel Core i5-10400F 6-Core 2.9GHz c/ Turbo 4.3GHz 12MB Skt1200, 139,90€
MB MSI Z490-A PRO, 129,90€
O que dá um total de 479,90€.

- Acham que é uma boa aposta para os próximos tempos e encaixa no setup que tenho?

Obrigado.
e uma a 89€
ATX ASRock B460 Phantom Gaming 4
 
Boas ...

Afinal ainda não finalizei a compra.
Falta a GPU ... nesta altura os stocks das lojas estão constantemente a passar para "indisponíveis" ... não consegui a placa na loja que estava com aquele preço.

Estou a ponderar uma 2060 ...

Digam-me por favor entre estas duas:
PNY GeForce RTX 2060 6GB XLR8 Gaming Overclocked Twin Fan
Zotac Gaming GeForce RTX 2060 6GB
Ao mesmo preço, 299€, qual era a vossa opção? e pq?

Obg!
A que houver em stock
São idênticas, mas penso que uma com registo no site deles aumenta a garantia
 
Ao mesmo preço, 299€, qual era a vossa opção? e pq?

A Zotac tem 5 anos de garantia com registo no site, a PNY tem 3. Tem ainda backplate, ao contrário da segunda, mas é capaz de ser ligeiramente mais quente e mais ruidosa, apesar de ter um boost clock menor.
De qualquer modo, agora não deve ser muito relevante, visto a Zotac estar esgotada.
 
Back
Topo