• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

UPDATE2021:Upgrade desktop prioridade na motherboard e processador

youthMP

Power Member
Boa tarde, adquiri o meu PC há 4 anos atrás, e decidi fazer uns upgrades desde o momento em que o meu sdd pifou. Então comprei um ssd da Samsung de 1tb , e dei um upgrade nas minhas rams e meti 16gb ripjaws V 2800. Sei que não vou tirar todo o proveito da RAM com a minha motherboard e processador daí a minha pergunta o que devo mudar no setup?

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

200€-400€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas uns componentes (Motherboard e Processador)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1980x1020)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Xilinx ISE)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

1-3 meses


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Placa de rede asus wireless N 300Mbps PCIe (PCE-N15)

Intel core i5 6400 (2.7GHz) Socket 1151

Fonte Seasonic S12II 520W 80+ Bronze

Motherboard MSI H110M PRO-VH

Gigabyte r9 390 gaming g1 8gb GD5


6) Vais fazer Overclock?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
> INTEL

c. Motherboard (chipset, formato)
> Preciso de ajuda a escolher qual seria a melhor.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Comprei recentemente 2 Gskill 8Gb 2800Mhz

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não pretendo mudar por enquanto.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Também atualizei recentemente o meu SSD para 870 QVO SATA 2.5'' 560MB/s Read speed.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Fonte Seasonic S12II 520W 80+ Bronze.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.



Obrigado a todos!
 
Última edição:
Podes indicar onde é que sentes que o pc já não dá para o gasto?
A tua board limita a frequência da RAM, é verdade, mas o impacto na performance devido à frequência da RAM num pc de baixa média-gama como o teu é relativamente baixo.
Eu se fosse a ti aguentava mais um pouco com esse setup e trocava por um ryzen 5 5600 quando ele sair para o ano e uma board b550.
 
O que sinto mais é na performance no jogo, sinto alguns breaks e já não debita tantos fps quanto antes, mas de resto está tranquilo nada que não se aguente, sendo assim aceito a tua sugestão e esperarei por essa altura, digamos que o upgrade n é urgente.. Muito obrigado!
 
OK como ainda te aguentas eu mantenho a minha recomendação, o ryzen 5600 deverá sair em Q1 2021

O processador em questão é o ryzen 5600X q já saíu certo? Há vários a vários preços, qual seria o teu melhor conselho para qual devo ir? e já agora a motherboard continuas com a mesma sugestao uma b550 (qual seria a melhor versão)?
Obrigado!
 
Última edição:
Não era o 5600 mas ainda não saiu e não deverá sair tão cedo dada a falta de stock.
Tens o 5600X que é um bom cpu mas mau em termos de performance/preço e com falta de stock.
Diria para ires para um i7 10700F + MSI b460m mortar.

Muito obrigado pelo aconselhamento, mesmo assim vou ver se espero pelo da ryzen ainda não tenho pressa lol.

Gd abraço!
 
Back
Topo