Upgrade do CPU

AntenaMan

Banido
Boas, no seguimento do meu tópico anterior, https://forum.zwame.pt/threads/mod-de-bios.1052953/ acabei por comprar outra board. O processador o Pentium dual core e6300 funcionou, e está a funcionar às maravilhas. Decidi fazer um upgrade do CPU um core2quad Q9650, que apesar de fazer o boot não carrega o windows, e encrava no linux (knoppix).

Para mal dos meus pecados, a board que comprei é dos chinocas, não existe suporte técnico online, já fui à procura da Bios a ver se a conseguia patchar como fiz com a board anterior, e não encontrei nada, é uma ensonic G41CPL3.

Tentei tirar a bios directamente do chip com o programa da AMI (a bios é da AMI) e aparentemente o programa não consegue ler o chip, experimentei o uniflash e consegui sacar um ficheiro de apenas 128k que não me parece que seja a bios completa. Preenchi o formulário de apoio técnico directamente na página da AMI e mas a página rejeitou-me ambos os meus e-mails.

Mandei vir memórias pois o problema de o cpu não funcionar também podia ser das memórias, sem sucesso

Reduzi o problema a estas 3 circunstâncias:
- Processador avariado (comprei-o em segunda mão)
- Falta do microcódigo na bios
- incompatibilidade da motherboard, apesar do manual referir que suporta core2quad's.

Alguma sujestão para resolver este problema?

Ok, já tenho a bios, tou a tentar perceber se tem o microcódigo dos quads.
 
Tenho cá em casa material agora parado pra 775, memórias, discos e um q6600. Apita se precisares. Gosto de ver pessoal ainda a mexer nestas plataformas. Tenho uma board gigabyte muito boa.. mas tem um MOSFET a meio gás e não aguenta com os tdps dos quad Core infelizmente
 
Bolas, a bios até vem com os microcódigos dos xeons, já tive a ver outras bios de outras boards e o microcódigo do 067A é sempre o de plataforma 11.

Parece que o cpu tem problema ou então a board não gosta dele.

Tenho cá em casa material agora parado pra 775, memórias, discos e um q6600. Apita se precisares. Gosto de ver pessoal ainda a mexer nestas plataformas. Tenho uma board gigabyte muito boa.. mas tem um MOSFET a meio gás e não aguenta com os tdps dos quad Core infelizmente
OBG, não quero board nova, tenho o Win10 OEM para esta board, se mudo, perco a licença.

Hoje troquei a fonte de alimentação, e mandei a Kolink 700W à fava.

Voltei a experimentar o Q9650 no Linux, para minha surpresa demora a encravar mais tempo, e no boot do knoppix quase que não dá erros, já não sei o que fazer, parece mesmo um problema de falta de energia (só tenho uma ligação de 4 pinos).

Os benchmarks que fiz no Knoppix o cpu tem uma boa performance nalguns testes e depois noutros fica muito atrás.

Por um momento tive esperança de que o Q9650 aguentasse, mas depois invariavelmente encravou. Não me atrevi a testá-lo no Win10.

- Já troquei a Fonte (2 vezes);
- Já actualizei os microcódigos da Bios;
- Já troquei de memórias;
- Já experimentei multiplas configurações de Bios.

Não sei o que fazer a seguir, e estou com medo de arranjar outro quad.

EDIT:
O e6300 funciona lindamente.
 
boas
tenho por aqui um q9450. ultima vez q testei estava funcionar.
se fores da zona porto podemos ver se consegues testar na tua board...
 
boas
tenho por aqui um q9450. ultima vez q testei estava funcionar.
se fores da zona porto podemos ver se consegues testar na tua board...
Sou de castelo Branco :(.

Estou neste momento no linuy a escrever com o Q9650... Vai encravar a qualquer momento :(. Os benchmarks que fiy foram pessimos.

Sou de castelo Branco :(.

Estou neste momento no linuy a escrever com o Q9650... Vai encravar a qualquer momento :(. Os benchmarks que fiy foram pessimos.
Encravou mesmo quando acabei de escrever isto.

De volta ao windows com o e6300, quase de certeza que o q9650 está marado, troquei a massa térmica, tão cedo não volto a mexer nele.
 
Aparenta estar. Estou tbm cm alguns stresses no meu pc cm q9505 tbm freeza pc do nada e nao retoma so forcando desligar. Mas eu reduzi por agora a fonte q é fraquinha estou a ver se arrumo outra ou socket q lhe falta um pino Vcc (isto acho q n sera pq ja esta assim faz um tempo e so recentemente comecou acontecer isso)
 
Ok, estou a testar o Q9650 noutra motherboard (tive que trocar um condensador na board). Os Benchmarks s#ao ligeiramente piores do que na outra board, mas para minha surpresa parece que nao encrava, para meu desalento :(. Vou experimentar aumentar o Vcore para os 1,35 a ver se os benchmarks melhoram.

Eu ate ficava com esta motherboard, mas infelizmente so suporta 4GB de memoria :(.

Desculpem os acentos, estou no linux.

Ok, Vcore a 1,35V, nao ha alteracao nos benchs, e continua a nao encravar, estou completamente desalentado, estava a pensar encomendar um xeon, mas agora j+a nao sei, tirando os benchs o q9650 parece estar a trabalhar bem nesta board.

Deixo o vídeo da motherboard que me está a causar problemas com o q9650.

Parece-me que vou arriscar com o xeon que se lixe.

Perguntei no vídeo se havia alguém com problemas com o q9650 nesta board, e disseram-me que trabalha sem problemas, parece que o problema é mesmo do q9650 que comprei, está danificado. Agora estou mesmo arrependido de não ter pedido a devolução, maldito seja o OLX, há sempre alguém a tentar enganar os outros.
 
A vossa paixao pelo lGA 775 é inspiradora lol, eu poprio tive varios sistemas LGA 1156, e o meu antigo xeon X3460 vai deixar saudades em termos de capacidade em % de OC.
 
grande plataforma a 775! ainda tenho aqui muito material para isso , mas honestamente ja desisti da coisa. já foram muitos anos
por 50 e poucos euros compra-se um xeon 6c/12 (lento mas pronto) + board + 8 gb
 
A vossa paixao pelo lGA 775 é inspiradora lol, eu poprio tive varios sistemas LGA 1156, e o meu antigo xeon X3460 vai deixar saudades em termos de capacidade em % de OC.
Eu ainda uso 775 como máquina principal, só jogo Starcraft2 e nem sequer é todos os dias, normalmente o computador é só para a Internet. Os 8GB de memória chegam e sobram para a net.

Entretanto já mandei vir o X5470 mais uma placa de som, uma x-fi para PCI.

Boas, o X5470 já chegou, ao contrário do Q9650, está a trabalhar lindamente, o que significa que o Q9650 está mesmo marado.

Agora, posto as fotos aqui, ou no tópico dos Xeons?

EDIT:
Fui de um bench de 460 pontos no CPU-Z em multithread com o Pentium dual core E6300 para um bench acima dos 1000 pontos com o X5470, fantástico.
 
Aqui estão...
3ZLsk5W.jpg

tROvXnS.png
 
boa malha! para utilizaçao que dás tens maquina para sempre. eu ainda tenho aqui uma board 775 parada mas vou deixar de usar 775, apesar de ter material que nunca mais acaba para a plataforma
 
Agora vou testá-lo no starcraft2, quero no mínimo 120FPS, e acho que os vou conseguir.

https://valid.x86.fr/fygdw6

Deixo o vídeo da motherboard que me está a causar problemas com o q9650.

Parece-me que vou arriscar com o xeon que se lixe.
A motherbord já era, felizmente ja tinha um p45 encomendada, vai demorar mais 15 dias ate ter a maquina a funcionar. Eu quando tenho azar é mesmo a sério. Experimentei memórias e cpu diferente, não arrancou. 15 dias sem computador bolas.
 
Back
Topo