• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade GPU/ PC com 10 anos

Prophetyzer

Power Member
I7 2600k
8gb ddr3 1600 (4x2) gskill cl9
Asrock Z68 pro3 gen3
HD 7970 3Gb


Mal uso o desktop ou jogo, mas estou a pensar voltar a dar algum uso.

Assim sendo estava a equacionar colocar mais 8gb de RAM (4x4) e na GPU, talvez uma gtx 1070 ou rtx 2060 usada.

O objetivo é jogar a 1080p, muito ocasionalmente tipo fds.

A 7970 ainda roda razoavelmente, mas está a dar as últimas.
 
200/250e

Não sou muito exigente, já foi o tempo, há 10 anos quando tive vagar, agora é só mesmo para jogar um RED, talvez o novo Harry Potter, um FIFA, etc.
 
Viva

Fiz upgrade na RAM, tenho agora 16gb 1600 DDR3.

A gráfica tenho 2 em vista por 150e, uma gtx 1080 (que acho que esteve a minar) e uma MSI 1070 OC que só foi usada para jogo casual e teve pouco uso.

Que recomendam, vale a pena a 1080 ou a 1070 chega bem e não notaria a diferença de 15% na performance dado ter um I7 de segunda geração?
 
É capaz de ser mais seguro a 1070, para rdr2 por ex deves conseguir jogar relativamente bem, a medium.
O o objectivo é Hogwarts Legacy.

Mesmo com o setup antigo, ou seja, com a HD 7970 3Gb, com tudo no mínimo a 1080p tenho 30 a 40fps dentro de portas e 15 a 20fps no exterior, o que é péssimo mas ao menos ainda "corre" o jogo... 🥲

Isso já tem ssd ou ainda tens um disco antigo?
Se for o caso troca.
Tenho SSD já desde 2013 ou 2014, um Samsung 840 se não me falha a memória.

Isto para SO e jogos importantes, de resto tenho mais 3HDD mas só para storage e buckups.
 
Tens aqui um exemplo do desempenho que podes esperar no Hogwarts Legacy com o 2600K e uma 1060 3 GB:
Na maioria do tempo consegues mais de 30 FPS a 1080p com FSR, mas o que realmente limita aqui é o CPU. O que indica que podes subir na gráfica o que quiseres, que de pouco serve porque o CPU não tem mais sumo para dar.
 
Tens aqui um exemplo do desempenho que podes esperar no Hogwarts Legacy com o 2600K e uma 1060 3 GB:
Na maioria do tempo consegues mais de 30 FPS a 1080p com FSR, mas o que realmente limita aqui é o CPU. O que indica que podes subir na gráfica o que quiseres, que de pouco serve porque o CPU não tem mais sumo para dar.
Mas aí a Vram de 3GB não limita um pouco?
 
A 1080p em Low e com FSR ligado duvido que ele consuma os 3 GB de RAM. Se queres mais desempenho que o que observas aí, terás de mudar de CPU.
O 12400, para comparação, para além de ter 6 cores em vez de 4, tem sensivelmente o dobro do desempenho por core, resultando no triplo do desempenho em multicore.
 
Têm razão, realmente o CPU vai limitar bastante o desempenho em comparação com um I7 de última geração.

Assim sendo talvez uma 1060 6gb ou uma 1070 8gb, apesar de já ficar limitado, talvez chegue para o intuito que pretendo.


Eu sei que a build está datada, mas já não jogo nada desde há 4 ou 5 anos, montar um PC novo até pode fazer sentido mas depois de despachar o hogwarts legacy duvido que, no entretanto, vá jogar mais alguma coisa nos próximos largos tempos.

Um dos principais motivos de mudar de gpu é que a 7970 está já bem cansada, foram muitos anos a levar com OC e neste momento está instável e dá blue screens ou crash, não é todos os dias mas não é confiável.
 
Viva

Para atualizar.

Comprei uma GTX 1070 TI.

Passei de 15fps para 85fps em Low.

Em medium estou com 60/65fps outdoor.

Uma diferença bastante significativa, não tenho breaks, tudo fluído.

Ao todo, com a troca de gráfica mais os 2 módulos de Ram (total de 16) gastei 90e.

Penso que valeu a pena ^^

Obrigado na mesma pela ajuda, grande abraço a todos!
 
Back
Topo