• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Upgrade HDD 2.5''

Boas pessoal

Neste momento estou a trabalhar no meu portátil principalmente com photoshop para edição de fotos e web browsing. Já tenho um SSD só para o SO e para os programas e um HDD normal para guardar as fotos.
O que acontece é que o HDD que tenho já não me chega, é so de 320GB e estou a pensar em adquirir um de 1TB. No entanto deparo-me com duas coisas, que já pesquisei na internet mas que me deixou ainda mais confuso. Não sei se é importante ou não mas de momento trabalho com 4GB de ram que tenciono melhorar para 8GB.

Os que estou indeciso são:

Disco 2,5" Western Digital SATA 1TB 7200rpm 32Mb Black (80€)
e
Disco Rígido 2.5" Seagate Barracuda 1TB 5400RPM 128MB SATA III (60€)


Ou seja, num disponho de mais RPM e noutro disponho de mais memória cache. O que é que nos dias de hoje importa mais para tirar o máximo desempenho possível de um HDD? São as RPM, Cache, ou outra coisa que me esta a escapar? Tenham por favor em consideracao que o disco ira ser acedido regularmente para fazer transferencia de dados, ou seja, para passar da maquina fotografica para o HDD, e para acesso ás fotos em questão através do photoshop para as editar.

Se nenhum destes for uma boa escolha também aceito sugestões, só não me sugiram um SSD de 1TB porque não tenho € para isso pf lol

Obrigado
 
Ia para o segundo. Mais barato e a cache deve ajudar na edição. Enquanto o primeiro, quando copias do cartão para o disco a velocidade é a mesma do segundo (o que limita é o cartão) e como é mais rápido quase de certeza que consome mais energia e de certeza que faz mais barulho.
 
A energia e o barulho para mim são irrelevantes, eu quero mesmo é o que me carregue as fotos no Photoshop mais rápido e que me faça a transferência de dados mais rápida (que se bem entendi esta é limitado pela velocidade do cartão de memória presente na máquina certo?)
Obrigado
 
Back
Topo