1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

UPGRADE: Home Cinema System (modesto)

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Alfbber, 4 de Setembro de 2012. (Respostas: 40; Visualizações: 4389)

1. Cumprimento ao pessoal do Fórum...
    Tenho o sistema abaixo descrito há já uns bons aninhos e decidi que estava na altura de lhe fazer o upgrade.
    Como podem constatar pelos elementos, o meu budget não é lá muito alto, pelo que tenho que ser parcimonioso nas minhas escolhas. Bem, as minhas escolhas são para já as seguintes:
    AMP: DENON AVR-2310 (se o conseguir encontrar deve estar a um preço supinpa);
    Player: DENON DBP-1611UD ou DBP-2012UD (depende dos €€€);
    Colunas+Subwoofer (aceitam-se todas as sugestões).

Critícas e sugestões são bem-vindas e se me puderem ajudar a arranjar os componentes mais antigos agradecia.

Um ultimo pormenor... qual acham ser a melhor opção para despachar o sistema antigo?
    Já tentei ver se havia lojas a fazer retomas e nada.

2. Totoro

Totoro Folding Member

Não chegaste a dizer o orçamento... Esse AV vai ser dificil de arranjar só mesmo usado, ou no eBay um refurbished...

Última edição: 4 de Setembro de 2012
  3. O orçamento ronda os 1200€, fora a "eventual" retoma ou venda dos equipamentos que detenho.
    Já estava e estou de facto à espera dessas dificuldades, mas a série da Denon de 2011 não veio acrescentar nada, antes pelo contrário na minha opinião.
    A de 2012 já tem mais-valias, mas perdeu toda a pré-amplificação analógica, algo a que ainda dou importância e os preços ainda ficam acima do budget.
    Talvez, se com a saída da nova série os preços cairem e aparecerem por aí umas promoções, possa reconsiderar a minha posição.
    Até ao Natal... tenho a paciência de esperar para ver, se preciso for.

Grato pela vossa disponibilidade,

4. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Se dás importancia à musica (presumo que sim pela escolha de um AV de gama superior), vê também os Marantz SR6XXX / SR7XXX, outra opção é o Marantz SR 1402 (embora sem USB/networks) que tem saida pre-out para usar um Amp stereo na amplificação das frontais (311€ já com portes). Os "USB's/Networks" podes sempre acrescentar através de um media player/leitor Blu Ray.

5. tiagottx

tiagottx Power Member

Estava agora aqui a ler os conselhos dados, e olha que concordo com o Marantz como sendo mais musical, e até mais musculado em termos de fonte de alimentação nos SR7xxx/6xxx/5xxx. E apesar do tamanho pequeno, fiquei surpreendido com as prestações desta série "baixinha" da Marantz. Prefiro a harmonia do som de um Marantz quando comparado com os actuais Denon, Pioneer ou Yamaha.

Onkyo há uns poucos anos atrás também eram máquinas mais robustas, mas ainda assim mantém uma boa fidelidade sonora. Tenho um TX-SR703 com 8 anos e só o irei trocar por outro Onkyo ou por um Marantz. Outras marcas que aconselho são a NAD e a ROTEL, mas isso é preciso arranjares um excelente negócio para não fugir do teu budget :P

6. Realmente, dou bastante importância à parte musical, mas sem descurar o video, pois adoro cinema e foi isso que me levou a comprar a V20. Já agora e no que toca a bons negócios devo dizer que a consegui por 800€, o que achei fenomenal. Já uns anos antes tinha conseguido um bom CRT 28" da Série Sony WEGA por 200€. Agora, tenho esperanças que o velho ditado "não há duas sem três", me ponha novamente a pular de felicidade.:001:
    Vou analisar as vossas sugestões e depois reporto. Se repararem no meu sistema, tenho para media o O!Play Mini.
    Andei a dar uma olhada a possibilidades para colunas e para o meu budget, parecem-me boa opção as Wharfedale DX-1HCP 5.1.

7. LSeven

Para a gama de AV's que apontas essas colunas não fazem sentido, para isso mais vale ficares com as colunas que tens...

As colunas são as principais responsaveis pela qualidade sonora do conjunto, mete umas colunas melhores ou deixa ficar essas até teres orçamento para uma colunas que sejam realmente um upgrade.

O asus é o mini plus? Qual o tamanho da sala?

8. Ora cá vai o meu report...A minha sala tem cerca de 6,5mx4,5m (30m2) e o meu O!Play é mesmo só o mini "base". Após análise ás vossas sugestões, aqui ficam as minhas impressões:
    Cheguei a conclusão que de facto os Marantz ganham aos Denon na cena musical, mas não fiquei com idêntica impressão no que toca à imagem. Aqui parecem ser bastante similares. Já em termos de ligações, construção, style e fidelidade, também levam a dianteira, mas não por muito e há factores que dependem dos gostos pessoais de cada um. Preços, ora é aqui "que a porca torce o rabo". São mais caritos e dentro do orçamento que estipulei, apenas cabem os SR6005/SR7005 e este último seria um achado caso encontra-se o tal "excelente negócio". A ver vamos... entraram definitivamente na lista de compras.
    Colunas: Fiquei com dúvidas relativamente ao que sugeriste LSeven, mas após reanálise questiono se, mais ou menos dentro dos €€€, aprovarias as Q Acoustics 2000I 5.1. Já um pouco acima dos €€€, vislumbro as Monitor Audio Bronze BR2 Package. E, caso espera-se mais ou menos um aninho, talvez pudesse chegar ás Monitor Audio Bronze BX2 AV Package. Fico a aguardar os vossos pareceres.
    Para já, lojas possíveis, encontrei cá em Coimbra a casa SONATA e na Figueira da Foz, a FigueiraAudio.

9. LSeven

Pelo peso que têm as colunas na qualidade final do som, normalmente estas devem levar uma fatia maior do orçamento, as colunas é algo que em teoria podem resistir aos upgrades de AV's.

Na Maquimsom tens as MR (geração anterior às BX):

MONITOR AUDIO COLUNAS MR2 (PAR,WALNUT) 219.12€
    MONITOR AUDIO COLUNAS MR1 (PAR,WALNUT) 162.71€
    MONITOR AUDIO COLUNA MRC (UNIDADE,WALNUT) 131.12€

Sub-Total: 512.95€

Optas por um AV de inferior mas que tenha as caracteristicas que procuras e um bom Sub.

Ex:
    Marantz 1402 (300€ na *****)
    BK Gemini II +-350€ / BK XLS200 +-450€

*edit
    Com o que poupas, trocas o media player pelo asus R1/r3/mini plus ou compras um BR com funções de rede / USB.

Última edição: 7 de Setembro de 2012
  10. Concordo, no caso de serem umas colunas já com algum nível, pelo que neste ponto estou decidido a esperar e poupar os €€€ necessários (talves consiga angariar pelo meu atual conjunto uns 500€) para poder chegar à qualidade das MA BX's. E, também aguardarei por umas opiniões da comunidade acerca das Q Acoustic (as referidas ou outras) e já agora acrescento à lista as B&W MT-25.

Agora, tenho aqui onde moro (apartamento) uma situação que me leva a pensar duas vezes no tipo de Sub's sugeridos.
    Estes além de bastante potentes, têm o cone orientado para o chão. Embora não tenha know-how para me pronunciar quanto as vantagens musicais, isso cria um efeito "poderoso" que não posso ignorar. Como vejo cinema maioritariamente a horas tardias, julgo que vou ter problemas que gostaria de evitar.
    Pergunto se ao optar pelos conjuntos 5.1, referidos estarei a comprometer tanto assim a qualidade de som com o tipo de sub's que trazem?
    Além disso o facto de somente as puder obter via net é uma desvantagem para mim, pois tento sempre que possível apoiar o comercio local, depois o nacional e só por ultimo o de lá fora, caso contrário um dia acabam-se os Belmiro, as Maquisom, etc.

Relativamente ao AMP, como sou de aproveitar bem as coisas por muitos anos (o meu carro já vai nos 17 e pretendo que atinja a maioridade), quero mesmo optar por algo "não inferior", mas sim de média gama, pelo que continuo a apostar nos Marantz SR sugeridos ou nos Denon que referi.

Assumi pela ausência de sugestões que as minhas opções para o player são "razoavelmente corretas". Certo?

Alguém se pode pronunciar sobre as lojas que falei? Conheçem outras de confiança aqui no centro do país? Gostaria de dar uma boa olhada pelas redondezas.

Obg

11. LSeven

Os BK existem com modelos DF (down fire) e FF (front fire). O problema dos subs mais baratos está relacionado com a distorção, que se vai notar menos com volumes moderados.

Tirando a qualidade sonora adicional quando um AV de 350€ estiver desactualizado o de 700 também estará, o principal (codificações / ligações) desactualiza com a mesma velocidade.
    Em teoria um AV de 700€ com umas colunas de 350€ vai ser inferior (em termos de qualidade sonora) a um AV de 350€ com colunas de 700€...

BX2+BX1+BXC =776.47€
    MR2+MR1+MRC =512.95€

263€ é a diferença entre comprar um Sub de 170€ e um de 433€

12. LSeven
    Estou convencidissimo, mas a visita ao site da BK deixa dúvidas, pois os modelos de topo têm essa referência, mas o XLS200 MK2 e o Gemini II não. Como saber na altura de encomendar? Afirmamos querer o modelo xxx com FF?
    Há alternativas de igual qualidade e fidelidade que possamos adquirir por cá?

Esquece os €€€ por um segundo e atenta ao seguinte.
    Em 2020 ainda vou ter estas colunas, provavelmente ainda as vou ter em 2025.
    Estando os modelos MR hoje descontinuados, dá para arriscar numa boa, ou não será mesmo de dar os 260€ adicionais, nem que para isso tenha que esperar uns 2 a 3 meses? As 1as BX já sairam em 2009.

AMP - Andei a bisbilhotar por todo o lado e parece-me que os Denon iniciais que tinha escolhido serão mesmo de todo impossíveis de arranjar. Pior, verifiquei que os Marantz da série SR7xxx estão completamente fora do meu orçamento, mesmo os mais antigos.
    Estou praticamente decidido a comprar um Marantz da série SR5xxx ou SR6xxx.
    Coloco-vos a pergunta e esqueçam as modernices (wifi, netlinks, iPods, etc)...
    Os SR6xxx valem a diferença (200€) para os SR5xxx, para além da maior potência por canal?
    Entre um SR6005 de 2010 e um SR5006 de 2011, qual seria a vossa escolha? E, porquê?

Grato pela vossa disponibilidade,
    Alfbber

13. Tudo depende do que queiras no futuro.. O SR6005 tem preouts para 7.2 enquanto o SR5006 tem apenas 2.2 caso queiras amplificar as colunas externamente com o SR5006 só vais poder fazer isso nas frontais. O SR6005 tem mais potência no entanto tem um sistema de correção de som inferior ao sr5006.. Tudo depende do que queiras, o SR5006 é melhor feature wise(tem airplay, multiXT, remote para gadjets, ethernet etc..) o SR6005 tem mais espaço para potência quer interna quer externa..

Última edição: 10 de Setembro de 2012
  14. Ok, os preouts para 7.2 são um bom trunfo.
    Também li por aí que os componentes da série SR6xxx são de qualidade superior aos usados na série SR5xxx.
    A ser verdade outro trunfo a favor. A fidelidade e valor residual ganham também aqui uns pontos.
    Relativamente ao sistema de correção de som, nas criticas que li ninguém nota a diferença.

Pontos nos iii (alguns)...
    Marantz SR6005 -> 550-650€
    Denon DBP-1611UD -> 450-550€

Custo dentro do orçamento de defini (1200€).
    Ficam os €€€ da venda do meu sistema Yamaha e as poupanças para as colunas+subwoofer.:rolleyes:

15. É assim em relação à qualidade de construção não posso comentar porque nunca vi um aberto ao lado do outro e nem sou especializado nesse tipo de coisas para dizer que um é melhor que o outro visto que envolve diversos testes não é algo que se saiba a olho nu(ao contrário de muita gente que fala de boca cheia na internet).. Agora em relação ao MultiEQ contra o XT acredita que há muitas diferenças desde os filtros ao número de posições já para não falar que o multiXT equaliza o subwoofer também ao contrário do EQ..

16. LSeven

Estava a confirmar e realmente no Gemini II não acho um modelo FF. Provavelmente pelo tamanho não deve dar para ser FF. O XLS200 já tem o modelo FF.

Por ser vendido directamente de fabrica a relação preço/qualidade é excelente. Nunca vi/li ninguém descontente com um BK. O serem sealed é uma mais valia em termos musicais.

No meu entender os pre-outs para 7.2 são desnecessarios excepto se quiseres muito som. O que faz sentido é teres pré out para as colunas frontais (para uma melhor qualidade em termos de musica).

Pelo que percebi usas o MP para ver filmes, tens necessidade de mais do que DTS normal? usas os formatos HD? digo isto porque o teu AV ainda suporta DTS, podias começar por fazer upgrade às colunas/Sub e manter o AV/MP. Mais tarde avançavas sem pressas para um AV/BR melhor.
    Penso que podes ligar o HDMI na TV e o cabo SPIFD ao AV.

Se pensas mais tarde avançar para uma solução em que usas um amp stereo para as colunas frontais, eu optava pelo mais barato (ex 1402), em termos de filmes, desde que exista potencia para os niveis de som que pretendes, a qualidade de som não vai ser muito diferente (com as novas colunas ligadas no AV actual vai ser facil verificar se os watts do teu sistema actual são suficientes). Em termos de musica é que vais notar mais diferenças, nesse caso a qualidade do stereo(pre-out) vai ser ditada pelo amp stereo usado, como é obvio se gastares 600€ no AV vais ter menos para gastar no Amp stereo :).

Não sei quanto são as poupanças que tens, mas se vais gastar 1200€ na AV+BR, o "normal" seria colocares umas colunas melhores. Para o sistema ser equlibrado o orçamento das colunas deve ser superior ao do AV. Não faz sentido gastar 600€ num AV e depois meter um sub que faz muito barulho mas tem muita distorção, ou umas colunas que não acompanham a qualidade adicional do AV.

17. Desculpem a demora na resposta, andei a visitar umas lojas.
    Realmente deveria começar pelas colunas, pois de facto é o elemento mais fraco do meu atual sistema, mas o problema é outro...
    Não creio que consiga fazer render o meu atual sistema se vender separadamente os componentes. Julgo que tenho de o vender todinho integrado e quanto mais rapidamente melhor, pois hoje já só interessa a quem está a começar nestas andanças e pretende algo mais do que uma "lataria" das que se vendem nos centros comerciais do costume.

Concordo que tenho que olhar para as colunas mais ambiciosamente, por isso o que dizem da Mordaunt-Short, série Carnival como alternativa?
    Nas Monitor Audio, série BX, fiquei com dúvida do porquê do uso das BX1 e não das BXFX para trás.
    E SUB's concorrentes aos da BK, têm algum na manga, ou dá para considerar os da Mordaunt-Short também como alternativa?

Quanto ao restantes componentes...
    Também pretendo ainda verificar a diferença de custo/qualidade entre o DENON 1611UD e os OPPO BD-83/93.
    E, não fiquei convencido nas vantagens do SR5006 de 2011 versus o SR6005 de 2010.

Enfim, decisões são sempre difíceis, mas gosto de ponderar bem e ter uma visão ampla dos cenários possíveis antes de as tomar.

18. Sinceramente gastar tanto dinheiro num leitor de blu ray só se justifica quando se tem uma televisão de topo quer a nível de tamanho e de qualidade ou um projetor.. A diferença que vais notar para um bdt110 ou 120 da samsung por exemplo não justifica a diferença de preço ao contrário do dinheiro investido por exemplo em colunas/amplificador..

19. LSeven

A unica coisa que vai desvalorizar no teu sistema é o AV, as colunas hoje valem o mesmo que daqui a 1 ano, agora não esperes um grande retorno do teu sistema, 200€ já será um bom valor.

Para avaliar a diferença entre as MR2+MRC+MR1 e as BX2+BXC+BX1, nada como ligar para a maquimsom e perguntar se tem ambas disponiveis para audição. Mesmo optando pelas BX2+BXC iria para as MR1 no surround. As BX1 devem ser a opção normal porque são mais baratas :).

Tenho ideia que as MS Carnival são equivalentes às MR/BX.
    Os BK têm a melhor relação preço/qualidade, as alternativas com qualidade equivalente normalmente são mais caras.

Quanto ao BR estou de acordo com Chocolatebranco, não faz muito sentido gastar 500€ num BR para o sistema que estás a pensar, é preferivel um BR de 70€ e investir o que sobra em componentes que vão durar muitos upgrades (colunas). Mais tarde se quiseres fazer um upgrade vais "perder" apenas 70€. É mais complicado gastar 500€ nas colunas e daqui a uns tempos querer fazer upgrade para umas de 1000€. Os 430€ em colunas/sub/DAC vão permitir um retorno muito maior em termos de €uros gastos VS qualidade de som.

Eu sugeria começares pelas colunas, compras o 5.1 / 5.0, testas no teu AV actual (que deve ter menos potencia que um Marantz 1402) se achares que o volume de som é suficiente compras o 1402 por 300€, conjugado com um BR mais fraco permite uma poupança de 730€ que permite muitas opções:

-Comprar melhores colunas/sub
    -Comprar um DAC para Musica
    -Comprar um integrado para as frontais ( com tempo podes esperar por uma oportunidade novo/usado)
    -Posteriormente comprar um BR/XXXXX que suporte novos formatos (Audio/Video)
    -Posteriormente comprar um AV que suporte novos formatos (Audio/Video)

Pensa que daqui a 5 anos provavelmente o AV/BR vão estar obsoletos pelas novas tecnologias [Audio (DTS XPTO)/Imagem (4k)/...], as colunas não estão sujeitas á evolução tecnologica de formatos...

Se gastares 1200€ em tecnologia, daqui a 5 anos mandas 1200€ para o "lixo", se gastares 1200€ em colunas e 370€ em AV/BR daqui a 5 anos mandas "apenas" 370€ para o lixo e vais ter um sistema "novo" de 1570€ por 370€ :).

20. Vamos então colocar um "MUST" nas colunas. Vou olhar melhor para as MS Carnival vs as MO BX2 e considerar logo à cabeça a quisição do BK XLS200 FF.

No BR player ou no AV tenho sempre que ter muita atenção ás qualidades de upscaling, pois tenho uma extensa colecção de DVD's e tenho realmente uma TV de topo (Panasonic V20).
    Assim, como a maior parte dos ficheiros media lidos através do O!Play, julgo ter bastante a ganhar, principalmente ao nível da qualidade de imagem se apostar em boas capacidades de upscaling.
    Só tinha algumas dúvidas onde apostar nessas qualidades, no player, no AV ou em ambos e lendo nas entrelinhas das vossas sugestões, é pró AV que tenho que me virar, nem que seja à posteriori.

Partilhar esta Página