• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade i7/Ryzen 7

Merkury

Portugal@Home Member
Boas,

Tenho um PC já bastante desactualizado e tendo eu me desligado do mundo da informática já há algum tempo (sensivelmente ~4 anos), estou bastante indeciso numa nova build, apesar de já ter pesquisado e lido bastante, conto com a vossa opinião para me ajudar a desempatar isto.
Vou aproveitar uma caixa NOX Coolbay, um SSD Intel, um disco rígido de 500GB, a drive DVD e uma fonte Corsair CX-750M. É importante referir que vou manter o meu monitor de 24", 1920x1080. 60Hz.

Segue o formulário:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?


Máximo dos máximos 1000 euros. Próxima semana.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Motherboard, RAM, processador, placa gráfica.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)

1920x1080, battlefield 5, metro, gosto também de jogos intensivos para o CPU estilo Hearts of Iron.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Nunca antes de 3 anos. Mas não sou demasiado exigente, não é um orçamento gigante.

5) Como é composto o teu computador actual?

Já respondido.

6) Vais fazer Overclock?

Não, não considero relevante. Apesar de já o ter feito, já não tenho aquela "paciência".

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)

Indiferente.

c. Motherboard (chipset, formato)

Chipset indiferente, formato ATX.

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)

Single, preferência por NVIDIA.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?

Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Não.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

11) Contexto, comentários adicionais.

O que tenho em mente será algo que me dê para 3, 4 anos razoavelmente.
Não faço grande multi tasking, tenho aquela mania de fechar tudo quando jogo. Gosto de um computador rápido para tudo, mas de hoje em dia isso nem está muito em questão.

A ideia que tenho seria o seguinte:

I7 8700 (não X) ou Ryzen 7 2700X
16GB hyper X a 2666MHZ
ZOTAC RTX 2060 OC
Board ASUS ROG STRIX B450-f ou a pro carbon da MSI (/equivalente para Intel).

Não que ligue as funcionalidades da RTX, apenas me parece substancialmente superior a 1660Ti, mais future proof, digamos.

Grato pela atenção.

EDIT: Também servirá para player multimédia para uma TV 4k, esqueci-me de referir (vídeos apenas)
 
Última edição:
Obrigado pela resposta. Será realmente o Intel a melhor escolha? Sei que em IPC realmente é superior mas no futuro, tendo em conta a pequena diferença de desempenho entre eles agora, não será melhor escolha o ryzen? Isto é que me está a moer a cabeça... :hello:

Já tive ambos e realmente acho os processadores Intel mais.. Desenvoltos. E apesar de tudo não sei até que ponto a maioria das aplicações já tirem partido de núcleos múltiplos...

Já agora, os jogos continuam a ser mais optimizados para as Nvidia e as drivers superiores às da AMD? A minha escolha recai para NVIDIA porque há bastantes anos que comprava exclusivamente AMD pelo custo/desempenho, mas não era de todo incomum um rendimento pouco inferior e pior que isso... Glitches gráficos nos jogos que com as Nvidia não aconteciam.
 
Se a máquina for 100% para gaming, Intel sai melhor.
Nvidia vs AMD já vai consoante os jogos que queres jogar. O BF5 é NVIDIA friendly, por isso terás melhor desempenho com gráfica NVIDIA, mas os anteriores eram AMD friendly. Tens que ver quais os jogos que vais jogar e ver onde é que tem melhor desempenho.
 
Apenas para jogar, o i7 é um pouco melhor.
Agora a verdade é que para jogar a 60Hz vão dar os dois no mesmo.
O Ryzen pode ter o argumento teórico da maior longevidade devido aos núcleos extra, mas desconfio qu ena pratica vão durar os dois o mesmo. A vantagem real que possa ter estará mais na longevidade da plataforma, que ainda receberá, pelo menos, mais uma geração de CPUs, enquanto que na Intel já se sabe como é que a coisa funciona.
Quanto à desenvoltura percebida superior da Intel, isso é coisa do passado. Os Ryzen são CPUs incríveis para o dia a dia, podes estar descansado, nesse aspecto. ;)

Posto isto, entre esses dois, sendo o teu objectivo apenas jogar, acho que ia pelo i7. Mas deixa-me apresentar uma alternativa:
Em vez do 2700X, considera um 2600/X e o que sobra aplica numa RTX2070. Para jogar, faz muito mais diferença do que qualquer CPU. ;) Era o que eu faria no teu lugar.
 
Se a máquina for 100% para gaming, Intel sai melhor.
Nvidia vs AMD já vai consoante os jogos que queres jogar. O BF5 é NVIDIA friendly, por isso terás melhor desempenho com gráfica NVIDIA, mas os anteriores eram AMD friendly. Tens que ver quais os jogos que vais jogar e ver onde é que tem melhor desempenho.

Estou um bocado a leste da actualidade dos jogos sinceramente, pelo que é difícil dizer, gosto sobretudo de shooters e jogos de estratégia.

Apenas para jogar, o i7 é um pouco melhor.
Agora a verdade é que para jogar a 60Hz vão dar os dois no mesmo.
O Ryzen pode ter o argumento teórico da maior longevidade devido aos núcleos extra, mas desconfio qu ena pratica vão durar os dois o mesmo. A vantagem real que possa ter estará mais na longevidade da plataforma, que ainda receberá, pelo menos, mais uma geração de CPUs, enquanto que na Intel já se sabe como é que a coisa funciona.
Quanto à desenvoltura percebida superior da Intel, isso é coisa do passado. Os Ryzen são CPUs incríveis para o dia a dia, podes estar descansado, nesse aspecto. ;)

Posto isto, entre esses dois, sendo o teu objectivo apenas jogar, acho que ia pelo i7. Mas deixa-me apresentar uma alternativa:
Em vez do 2700X, considera um 2600/X e o que sobra aplica numa RTX2070. Para jogar, faz muito mais diferença do que qualquer CPU. ;) Era o que eu faria no teu lugar.

O ryzen 2600 é hexa core como o i7 mas com uma IPC inferior... Suscita-me algumas dúvidas, não criará bottleneck a uma 2070?

Realmente os FPS não são graaande problema pois só jogo a 60HZ, só gostava mesmo de ter algo que daqui a 3 anos por exemplo me continuasse a dar os 60fps (lógico que não com tudo no máximo, é impossível).

Merkury a ir para Intel, preferia um 9600K a um 8700 e ainda poupas uns trocos.

Tendo em conta que não vou fazer overclock, os K da Intel não têm grande apelo para mim, sinceramente... Há algo mais que o diferencie de um i5 normal?

Obrigado a todos pelas vossas ideias e sugestões!
 
São os dois equivalentes cores/velocidades, o 9600K é mais barato, mais recente e ainda oferece possibilidade de oc no futuro.
Sim eu li que não vais fazer oc, mas amanhã podes querer vender e pode ser uma mais valia.:Winkani:
 
Estou um bocado a leste da actualidade dos jogos sinceramente, pelo que é difícil dizer, gosto sobretudo de shooters e jogos de estratégia.

O ryzen 2600 é hexa core como o i7 mas com uma IPC inferior... Suscita-me algumas dúvidas, não criará bottleneck a uma 2070?

Realmente os FPS não são graaande problema pois só jogo a 60HZ, só gostava mesmo de ter algo que daqui a 3 anos por exemplo me continuasse a dar os 60fps (lógico que não com tudo no máximo, é impossível).

Tendo em conta que não vou fazer overclock, os K da Intel não têm grande apelo para mim, sinceramente... Há algo mais que o diferencie de um i5 normal?

Obrigado a todos pelas vossas ideias e sugestões!

Acho que ficarias surpreendido pela diferença a nível de desempenho de um jogo no High e no Ultra, e a diferença a nível visual quase inexistente .. ;)

Não há máquinas perfeitas com 0% de bottleneck, mas diria que o i7 8700 é um excelente par para uma 2070, e se pretendes jogar a 60Hz tens aí par para os próximos anos sem problema.

Quanto aos processadores K, se o teu interesse por OC é 0, mais vale ires para uma B360 e um 8700. Talvez por uma Z390 apenas pela possibilidade de pores as memórias à velocidade delas se forem >2666MHz.
 
O ryzen 2600 é hexa core como o i7 mas com uma IPC inferior... Suscita-me algumas dúvidas, não criará bottleneck a uma 2070?

Realmente os FPS não são graaande problema pois só jogo a 60HZ, só gostava mesmo de ter algo que daqui a 3 anos por exemplo me continuasse a dar os 60fps (lógico que não com tudo no máximo, é impossível).

Um 2600X vai dar o mesmo bottleneck que o 2700X, a arquitectura é a mesma e os clocks são semelhantes. ;) O 2600 tem a vantagem de sair mais barato e ser fácil esticá-lo para clocks próximos dos X.

Quanto a bottleneck, acho que há uma tendência para fazer disso um bicho papão maior de que o que é. Se a experiência for fluída e a percepção que tu tiveres for boa, é mesmo assim tão grave que a gráfica dê 75fps em vez de 90, 120 em vez de 150fps?
Uma 2070+2600X dá-te, no mínimo a mesma experiência que uma 2060 e um dos outros CPUs, mas com potência de reserva para activares uns filtros extra, mais detalhes, etc. Além de ter mais músculo para o RTX.

Uma questão que te pode ajudar a decidir: vês-te mais depressa a trocar o teu monitor por um com mais Hz ou um com maior resolução? Mais Hz -> i7 ; maior resolução -> 2070. ;)
 
Honestamente... Mais depressa mais resolução que taxa de actualização, sim. Não me faz diferença os 144HZ porque nunca experimentei sequer, é fácil por isso de lado.

Mas um i7 é uma 2070 está completamente fora de questão, o único que ficaria no meu orçamento seria 2600X. Quanto muito o 2700 com uma 2070 mini, mas não me atrai a ideia de uma itx. Tenho algum receio porque no frente a frente têm uma diferença algo acentuada... Mas, de facto, a tentação da 2070 é muito grande.

Gostei das vossas sugestões, mas sinto me ainda mais indeciso agora. :005::005::007:

Provavelmente decidirei pelo Ryzen 5, apesar de gostar de voltar a experimentar os Intel.
 
Última edição:
Então é simples, 2600 + 2070. No regrets... ;)
Eu tenho um i5 4460 e uma 1070 e é notória a perda de fps em relação a um i7 por exemplo, mas eh pá... Isto para jogar eSports a 144Hz é miminho... E o resto dos jogos faço sempre fps acima de 60fps a brincar, mesmo em configurações elevadas, por isso imagino que o combo entre o 2600 e a 2070 ainda seja uma besta maior.
 
Em principio até será isso mesmo... A não ser que na última hora perca a cabeça (e trocasse o ryzen pelo i7) , mas estipulei para mim mesmo mais que aquele valor é "desperdício" vá. Até pelo tempo que tenho para dispender com um PC. Mais uma vez obrigado!
 
O bottleneck é algo de se relevar sim porque, enquanto agora pode até nem ser significativo no aspecto de que 75 para 90 fps é imperceptível, mais para a frente (daqui a uns 4-5 anos) se quiseres jogar algo mais recente e que puxe bem, pode ser isto que marca a diferença entre um jogo ser jogável ou não, ou seja, estar a 45 ou a 60 fps...

Outra questão a tomar em consideração é, se já vais meter um processador que vai estar a limitar a gráfica que upgrades futuros é que podes fazer? Melhor gráfica não adianta porque já estas limitado com a que tens por isso tens de voltar a estourar uma pipa de massa em, pelo menos, processador e board, assumindo que a ram se mantém DDR4, caso contrário é mais uma despesa.

Se não queres ir de I7 tudo bem, vai de I5 mas menos que um I5 9600K, neste momento, não se justifica. Para entenderes, por mais 10€ que o 8600 trazes um processador já da nova geração e exponencialmente melhor em todos os aspectos.
Tendo em conta que estamos a falar do 9600K, embora te fique mais barato o processador, tens de subir a board para uma Z390 que fica uns 25€ mais cara pelo menos, no final de contas o total de poupança seria uns 30€.

Estes 30€ justificam? Se calhar sim, ficas com a capacidade de overclock que te pode vir a ser útil futuramente... Perdes 6 threads e o Hyper-Threading que, para jogar, não vai ser utilizado de qualquer maneira... Ganhas também a possibilidade de conseguir funcionar com as rams a 3000Mhz sendo que tens a board Z, o que não acontece com a B360...

Deixa os ryzen para quem faz usos mistos das máquinas ou para quem precisa de máquinas para trabalhar, queres máquina de jogos vai de Intel...

Esta é a perspectiva de quem não deitar dinheiro à rua porque não tem suficiente para andar a fazer upgrades quase totais a cada 2-3 anos..
 
Última edição:
Cada pessoa tem o seu orçamento e o que quer/pode gastar com os seus hobbys. A meu ver , se tiveres uma configuração que em vez de durar 3 anos , pode durar 5 mas para isso tens que gastar mais 50€/100€ e este mês não te dá jeito, eu esperava mais 1 ou 2 meses. Neste caso a espera compensa ( volto a salientar que cada um tem a sua carteira ).

Em relação ao overclock, um dia mais tarde pode ser vantajoso para venda como já foi dito, mas ao mesmo tempo pode dar jeito dar uns tweeks quando for preciso.

Posto isto, espero é que te divirtas com a tua nova máquina, seja ela qual for :)
 
mais para a frente (daqui a uns 4-5 anos) se quiseres jogar algo mais recente e que puxe bem, pode ser isto que marca a diferença entre um jogo ser jogável ou não, ou seja, estar a 45 ou a 60 fps...

Mais depressa isso acontece por falta de GPU do que de CPU. ;)
Se fores a ver, a esmagadora maioria das situações de bottleneck por CPU dão-se em FPS muito elevados, em jogos/cenários de menor peso gráfico.
Daqui que habitualmente um CPU sobreviva a 2-3 gerações de gráficas.
 
Mais depressa isso acontece por falta de GPU do que de CPU. ;)
Se fores a ver, a esmagadora maioria das situações de bottleneck por CPU dão-se em FPS muito elevados, em jogos/cenários de menor peso gráfico.
Daqui que habitualmente um CPU sobreviva a 2-3 gerações de gráficas.

Concordo com a tua visão.
Comprei RTX 2080 com Ryzen 7 2700X há dois meses e não estou nada arrependido.
Obviamente que no meu caso, como é para 1440p, muito menor é a dependência do CPU (5 A 6 FPS em 70-80 não é nada relevante).

Os ryzen trazem bons stock coolers, as motherboards têm tendência a sair mais baratas e provavelmente suportarão futuros processadores, o que permite poupar mais uns bons trocos, para além da própria diferença de preços entre Intel e AMD.

A plataforma AMD é a meu ver muito mais future proof que a intel. E se os jogos no futuro apostarem mais no multi-core que os atuais?

Daqui a 2-3 anos o OP pode evoluir para os 1440p e aí já nem há lógica em dizer que o CPU vai estar a limitar a gráfica.
Esta ideia dos intel serem superiores aos AMD para jogos é verdade, mas não justifica a diferença de preços.
 
Boas,

Já adquiri a nova máquina e não podia estar mais satisfeito. Resolvi seguir alguns conselhos e investir um pouco mais (inclusive tive de comprar uma nova fonte, pois a anterior berrou).

Essencialmente decidi-me por um i7 e uma RTX 2070 (o que em 1080p a jogar Battlefield V é simplesmente fantástico). Sei que uma 2080 provavelmente seria um par mais adequado, mas para jogar em 1080p @ 60HZ penso que chegue. A quem tiver curiosidade nos detalhes, está no perfil.

Mais uma vez agradeço a todos :D
 
Back
Topo