1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Upgrade Mac G3

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por manobrown, 14 de Maio de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1104)

1. Boas Amigos tenho um Mac G3, e tentei lhe fazer um Upgrade mas não está facil.....

Meti lhe o OXTIger 10.4 e coreu bem apesar de ficar um bocadito lento

Meti lhe memorias e disco, então aqui é que tudo foi diferente.

As memorias meti duas Dimm de 256mb a 133mhz e só me detectou metade 128 cada uma

Meti um disco de 250Gb e só me detectou metade 125gb !??!?!

Nunca tinha visto estes erros. Que tenho de fazer alterar a bios fazer um upgrade a bios ou não dá nada !??!?

Alguem me pode ajudar

2. bsod

bsod Power Member

Hmm... entendes por Mac G3 um iMac, um PowerMac? É que não sei ao certo...
    Quanto à história das memórias, cheira-me a que essas não são double-sided, e o iMac/PowerMac só detecta 128 de cada lado. Solução: arranjares memórias PC100/133 double-sided (há uns tempos tive que arranjar umas para o meu P3/500, e foi difícil... :P)

Relativamente ao disco, só a partir do G4 AGP (creio :rolleyes:) é que passou a haver suporte para partições maiores que 128 GB. Isso é uma limitação do Open Firmware, creio que não há grandes soluções para isso, a não ser particionar o disco de 250 GB em duas partições.

Espero ter ajudado... :P

3. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

manobrown,

Tendo em conta que estás a fazer um upgrade a um computador com 7-8 anos, é natural que encontres alguns problemas com peças. Nessa altura não tinhas DIMMs de 256MB nem discos de 250GB.

Quanto a discos há efectivamente uma limitação a 120 ou 128GB a qual, desconheço se poderá ser ultrapassada como sugerida pelo bsod.

Nos Powermac G3 e G4 PCI há um problema com o controlador IDE e além da limitação de tamanho, não deverás meter um segundo disco no mesmo controlador.

Outros problemas são o Firewire não nativo (não dá para instalar um disco externo e arrancar por Firewire ou utilizar o "target disk mode") e o USB apenas 1.1.

bsod,

Ele tem de instalar sim memórias single-sided.

PT

4. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

O Mac G3 pode ainda ser um PowerMac G3 Beige e não um iMac ou PowerMac G3 B/W.

Também não sei qual o modelo que deixou de ter a limitação dos 128GB.
    O melhor talvez seria procurar uma controladora PCI-IDE para Mac e usar um disco mais pequeno para boot.

Verdade para o PowerMac G3 B/W. No G4 PCI Graphics essa limitação já tinha sido revista. No PowerMac G3 Beige (é PCI :P) pode-se instalar discos no canal secundario só que não bootam X (mas bootam OS 9).

Novamente apenas no PowerMac G3 B/W. O firewire não é "built-in" mas um "addon". No G4 PCI Graphics esse problema já estava solucionado.

Não vejo o porquê. Eu tive DIMMs de 256MB double sided no meu PowerMac G3/266 beige e buliam perfeitamente. DIMMs de 256MB single sided eram detectados apenas 128MB (devido a ter chips de 256Mbit em vez dos chips suportados de 128Mbit).

5. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Encarnado,

Quanto à questão da controladora IDE no G4 PCI vai dizer isso ao meu, pode ser que ele te oiça :-D. Alegadamente os problemas da controladora IDE foram resolvidos na segunda geração de Powermacs G3 BW:

Early blue and white G3s ("Revision 1" units) had IDE controller problems related to the ATA/33 hard drive controller that made it impossible to connect two hard drives and prevented the use of newer drives. Using newer ATA drives in those units resulted in overwhelming data transmission errors, if the drives were connected to the on-board ATA/33 controller.

fonte: Wikipedia

O Firewire só foi bem implementado posteriormente ao G4 PCI (Yikes), pois a motherboard do G3 e Yikes é a mesma, com mudanças muito pequenas. Esses problemas só foram ultrapassados com o G4 AGP (Sawtooth):

The early 400 MHz (later 350 MHz) PCI-based "Yikes!" version used a motherboard identical to the one used in Power Macintosh G3 (Blue & White) computers (minus the ADB port), in a "graphite" colored case and with the new PowerPC 7400 (G4) CPU.

fonte: Wikipedia

Quanto às memórias levantas questões interessantes, mas o user meteu memórias double sided e, previsivelmente, com densidade menor do que as single sided. Weird.

6. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

:/
    Pensei que os G4 PCI já tivessem corriguidos... mania da Apple fazer coisas impensaveis (só faz porcaria com as maquinas de "transição").

No post original não diz que os DIMMs de 256MB eram double sided se single sided. Double sided funcionam perfeitamente.

Partilhar esta Página