Upgrade máquina fotográfica - [1100€]

Springas

Membro
  1. O QUE: Máquina Mirrorless
  2. POR QUANTO: 1100€ no máximo
  3. PARA FAZER O QUE: Sou fotógrafo de eventos como Casamentos, Batizados mas numa fase ainda inicial.
  4. PARA USAR ONDE: Todo o tipo de ambientes que um fotógrafo desse tipo de eventos encontra, varia muito de interiores, exteriores e também ambientes com pouca luz.
  5. COMO ÉS: Estou numa fase inicial neste tipo de trabalhos, comecei a fazê-los em 2021 mas tem vindo em crescente e quero dar upgrade ao material que possuo.
  6. JÁ TENS: Canon EOS M50, Tamron 24-70mm 2.8 (uso com adaptador Viltrox x0.71), Sigma 56mm, Canon 15-45mm
  7. COMO É A TUA "REDE": A grande maioria dos fotógrafos com quem trabalho, trabalha com Canon mas não será fator influenciável na compra. Caso seja a melhor opção para o que pretendo estou disposto a vender as lentes e adaptar-me a um novo sistema.
  8. ONDE COMPRAR: Preferencialmente loja física, grandes superfícies pois pretendo efetuar o pagamento a prestações.

Estou completamente desatualizado no que toca ao mercado das máquinas pois não esperava trocar por agora mas sinto que preciso de mais e decidi investir. Não tenho nenhuma máquina específica em vista por isso estou aberto a todo o tipo de ideias/sugestões!

Obrigado desde já pela ajuda!
 
Acho que estás "tramado". O que é que esperas ganhar? É que vindo da M50 praticamente estás obrigado a uma mudança de sistema (seja Canon ou pra fora) e não há assim corpos muito abaixo dos 1100€ para dar para corpo e lentes.

Talvez dar o passo atrás e ir para uma DSLR usada traga mais vantagens, mas eventualmente vais esbarrar no mesmo. A diferença é só que com vidro EF, quando quiseres ir para RF metes o adaptador e pronto. Com vidro EF-M não podes fazer isso.

Eu passei de EF-M para Sony por exemplo. Se calhar com uma A6xxx usada e vender todo o material que tens, ainda sobre para uma 35mm e um zoom 2.8... Só vendo.
 
Acho que estás "tramado". O que é que esperas ganhar? É que vindo da M50 praticamente estás obrigado a uma mudança de sistema (seja Canon ou pra fora) e não há assim corpos muito abaixo dos 1100€ para dar para corpo e lentes.

Talvez dar o passo atrás e ir para uma DSLR usada traga mais vantagens, mas eventualmente vais esbarrar no mesmo. A diferença é só que com vidro EF, quando quiseres ir para RF metes o adaptador e pronto. Com vidro EF-M não podes fazer isso.

Eu passei de EF-M para Sony por exemplo. Se calhar com uma A6xxx usada e vender todo o material que tens, ainda sobre para uma 35mm e um zoom 2.8... Só vendo.
Pois, decidi vir aqui ao fórum porque estou mesmo um pouco perdido no que toca ao onde investir e no quê. A máquina já não satisfaz o que eu pretendo dela e preciso mesmo de upgrade.

Não conheço as Sony mas tirando as Canon que sempre usei, mesmo em DSLR, é o sistema que mais me entusiasma. Teria de trocar todo o sistema mas se compensar e for a melhor opção, estou disposto a...

Alguem me sabe dizer se, por exemplo, numa Canon R P é possivel usar a Tamron 24-70mm 2.8?
 
Última edição:
A minha dúvida é se com o que estou disposto a investir, se por exemplo a Canon R P seria um bom upgrade ou não iria notar assim tanta diferença.

P.S. Extendendo o orçamento aos ~1500€ haveria alguma opção muito mais válida?
 
Última edição:
Acho que é mais fácil se começares por pensar no que te falta: rapidez de AF? Precisão? Boa qualidade em iso alto? etc.. Por exemplo, se for rapidez, não sei se uma EOS R ou R P vão satisfazer isso. Se for ISOs altos, provavelmente só saltando para FF é que vais ver uma diferença significativa. Se o sistema da Sony te entusiasma, já viste por exemplo preços da A7 III usada?
 
Como sempre, custa-me a recomendar a R_P.

Entre os modelos full-frame existentes em Canon mirrorless, colocaria a EOS R com o patamar mínimo, mas sempre com um forte incentivo para a R6.

Quer a R, quer a R_P, são câmaras que serviram de introdução para o novo sistema. Não têm as novidades da marca, como a focagem incrível com tracking ao estilo de Sony a9, não têm IBIS, não estão a receber actualizações de firmware com novas funcionalidades...nada.

Lealdades à parte...para full-frame mirrorless, acho muito mais fácil montar um sistema do zero em Sony, neste momento.

Outra opção é ver uma DSLR nos usados e, mais tarde, vendê-la. Se vais facturar, talvez possas justificar isso. Uma 5D Mark III, uma 6D Mark II, ou talvez uma D810 seriam as minhas sugestões de "DSLR para consumir e depois despachar".

Não caias é no erro de gastar demasiado em sistemas em fim de vida.
 
Back
Topo