• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade Memoria a Ryzen 1900

lacrau72

Power Member
Viva,

Tenho um PC conforme descrito abaixo onde se inclui 2 dims de 16Gb G-SKILL RIPJAWS F4-3200C16D-32GVK
Estive a correr vários Benchmarks (AIDA64, UserBenchmark,PassMark) e todos reportam uma péssima performance da memoria, essencialmente alta latência (AIDA >75), mas o read/write tb não são grande coisa.
Procurei informação e li algures que os maus resultados podem ser provocados pela arquitetura do Ryzen TR.
Tb li que dims de 16Gb ficam a desejar face a dims 8Gb (e eu não tenho justificação para ter dims de 16Gb já q a board tem 8 slots).

Não posso dizer que sinta o sistema lento mas é complicado dizer se não pode estar mais rápido, pelo que, caso o upgrade de memoria resulte em melhor performance, farei o mesmo.

Nunca fiz OC a memorias e a estabilidade do sistema é ponto fundamental.
Posso vir a fazer OC mas pelo que li, não é nada fácil. Num dos artigos que encontrei o máximo que conseguiram nestes dims foi passar de 16-18-18-38-1.35 para 16-16-16-38-1.35. Fiz isso e o ganho foi mínimo. Retrocedi.
Atualmente estou a usar os parâmetros da BIOS ASUS standart para D.O.C.P DDR4-3200 16-18-18-38-1.35v

Peço a vossa ajuda, para, mediante a MB e CPU que tenho, me aconselharem se será adequando (e fará a diferença) outros dims de memoria (o objetivo é manter os 32Gb). Por expl 4x8Gb de outra marca ou da mesma marca com outras especificações.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Não estou limitado por orçamento. O que for justificável para gastar nos dims de memoria face ao ganho obtido.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas os dims de memoria

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) 70% virtualização - corro normalmente entre 1 e 4 vm's (VMware)
b) Gaming - apesar de neste momento não andar a jogar nada quero ter o pc apto a qq dos jogos mais recentes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quando a maquina atual se mostrar desadequada

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Asus X399-A Prime
AMD Ryzen Threadripper 1900X Octa-Core 3.8GHz c/ Turbo 4.0GHz 16MB SktTR4
Cooler NH-U14S TR4-SP3
MSI GeForce GTX 1080 Ti Gaming X Trio 11Gb
2 dims 16Gb (total 32Gb) de G-SKILL RIPJAWS F4-3200C16D-32GVK /16 DDR4-3200 PC4-25600 CL16-18-18-38 1.35V
Samsung 850 Pro 512GB (boot))

6) Vais fazer Overclock?
Preciso do sistema 100% estavel (questão de trabalho) o que me afasta de fazer Overclock.
O meu know-how na materia tb não é grande coisa.
Já aumentei um pouco a frequência das memorias atuais, mas o ganho nos bechmarks foi tão reduzido que voltei a repor o D.O.C.P DDR4-3200 16-18-18-38-1.35v

7) Características Gerais:
Pretendo comprar novos dims de memoria, caso se justifique.

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
ATX

b. Processador (Intel ou AMD)
AMD Ryzen Threadripper 1900X

c. Motherboard (chipset, formato)
Asus X399-A Prime

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
MSI GeForce GTX 1080 Ti Gaming X Trio 11Gb

e. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
Samsung 850 Pro 512GB

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
0

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
Seasonic Prime 750

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
n/a

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
n/a

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
n/a

11) Contexto, comentários adicionais.
Conforme resumi no inicio.


Obrigado
 
Meteres memória nos dois canais actualmente desocupados já deve melhorar considerávelemtne a largura de banda.
Quanto a latência, é possível que estejas a usar os controladores de apenas uams das dies, de momento e a outra sofre imenso com isso. Se for o caso, é um problema que também pode ser imensamente aliviado ocupando os canais actualmente desocupados.
Fora isto, a latência entre as dies é mais feitio que defeito e a resolução passa essencialmente pela optimização do software para as especificidades da arquitectura..

No teu caso, talvez a melhor solução seja simplesmente acrescentar um kit igual ao que tens (ronda os ~200€) e populares todos os 4 canais de memória, para um total de 64GB.
Como alternativa, podes arranjar 4 dimms de DDR4 3200MHz CL14 (dois destes kits, por exemlo), mas além de gastares o dobro, ficas com metade da memória, e os ganhos de performance poderão nem ser nada de muito significativo...
 
@SideWalker

Segui a tua sugestão e comprei outro kit de memoria igual ao q já tinha.

Estava a usar 16-16-16-38 1.35 com os 32Gb mas ficou instavel com os 64Gb. Regredi para o D.O.C.P. 16-18-18-38 1.35

Os indices de read e write da memoria subirem brutalmente nos varios Benchmarks. A latencia piorou ligeiramente.
Claro que as VM's que uso agradecem sempre mais memoria.

Estou bastante satisfeito com o resultado final.

https://www.userbenchmark.com/UserRun/17067322

Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo