1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Upgrade Memória Toshiba Satellite L40-18L

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Fernando Montei, 11 de Maio de 2016. (Respostas: 12; Visualizações: 1605)

1. Fernando Montei

Fernando Montei Power Member

Boas,

Inspirado do que já li aqui e noutros lados, resolvi meter-me à aventura para melhorar o desempenho de um portátil que a minha irmã tem por aqui e que para navegar, Office, etc serve muito bem. Por pouco dinheiro fazia a festa nos ebays, com um novo processador e RAM.

O PC é um Toshiba Satellite L40-18L , modelo PSL48E, desses do eescolas de 2008:-)

Processador: Pentium Dual T2330 1.60GHz
    RAM: 2GB (1GB+1GB)
    Também tem um SSD, que mesmo não aproveitando a potencialidade total, deu-lhe uma vida impressionante.
    A BIOS que tenho acho que é a última que existe (V2.0 de 14/5/2008), agora até é difícil procurar no site
    oficial este modelo:-)

O portátil diz que suporta um máximo de 2GB de RAM, mas pelos testemunhos do link acima e de outros testemunhos, pelo menos 3GB (1GB+2GB) ele supostamente aguenta-se, mas 4GB já não. Mandei então vir, um pente de 2GB RAM, " Samsung Chips 2GB DDR2 PC2-5300 667MHz 200pin laptop memory", por meia dúzia de euros...

Chegou a RAM, de um vendedor com bom historial....

Metia-a e tudo normal...arrancou e reconheceu 3GB nos vários programas que fazem essa análise e no Painel de Controlo...

Só que passadas umas 2 horas , e sem ter dado conta o ecrâ ficou negro. A luz de ligado e bateria acesas e a do disco sem sinal. Desliguei-o à "unha"(carregando alguns segundos no botão ligar) e nunca mais arrancou com essa RAM. Fiz todas as combinações possíveis, testei sozinha, em cada um dos slots e não arranca.

Esclareçam-me antes de entrar em contacto com o vendedor, se isto é um problema de incompatibilidade e afinal o PC não aceita o pente de 2GB ou haverá problemas na memória que comprei?

Obrigado

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Tenho cá em casa dois L40-15G a funcionar perfeitamente com 3GB de DDR2 666MHz.
    Eles fazem POST com 4, mas só fazem BOOT com 3 e na ordem certa: 1GB na slot inferior e 2GB na slot superior.
    Esse 18L, pelo que sei, é praticamente o mesmo PC, mas com cpu um pouco melhor de origem (os meus andam de C2D, por estes dias :002: ), pelo que não vejo motivo para não trabalhar com 3GB...

Não tens a possibilidade de testar a RAM noutro PC? E o PC com outra RAM, já agora?

3. caam14

caam14 I'm cool cuz I Fold

Qual a versão da bios que isso tem?

4. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

O meu está com a de origem, V1.6, anterior à dele.

Última edição: 12 de Maio de 2016
  5. caam14

caam14 I'm cool cuz I Fold

Já ví, tens a v2.0.
    Isso deve ser problemas com a memória que compraste.

6. Fernando Montei

Obrigado pelas respostas. Realmente não tenho hipóteses de testar noutro PC nem com outra memória, mas achei curioso que reconheceu quando a meti e fiquei todo contente e depois nunca mais fez post com outra qualquer combinação, daí ficar em dúvida se seria da memória.

Vou falar com o vendedor, e se for "boa pessoa" manda-me outra :-) , ou vou tentar arranjar outra baratinha só para dissipar dúvidas..

A Bios é a mais actual que existe no site oficial...se calhar ainda vou colocar a de origem que já nem me lembro qual era...actualizei para esta em 2014...

Sim, um C2D também está a caminho mas agora até já tenho medo...:-)

7. senso

senso Banido

Não dá para fazer downgrade da BIOS.

8. Fernando Montei

Obrigado pelo alerta. Também só ia tentar fazer em ultimo recurso, e se arranjasse a versão da Bios anterior pois no site oficial só tem a última. Já agora, sendo assim, não percebo porque quando se vai fazer um update eles pedem se queremos fazer um backup, tipo o primeiro processo aqui. Mas há quem arranje uma maneira perigosa e não aconselhável para quem não sabe o que está a fazer. Eu não me vou meter nessas aventuras...

9. senso

senso Banido

Para o end user, não dá para fazer downgrade, á sempre maneira de dar a volta, mas não se recomenda, porque se ele faz um update ao EC depois podes bricar o pc..

10. Fernando Montei

É só para dar feedback ao meu problema com a memória. Realmente era defeito da memória. Já meti outro pente de 2GB, e funciona bem. Obrigado a todos que contribuíram.

11. Tenho exatamente esse modelo de portatil podias indicar-me o modelo de core 2 duo que meteste na maquina? Já agora que marca era a RAM que meteste no portatil?

12. Fernando Montei

Há que tempos que já não passava aqui...:-)

O modelo foi um T9300, 2.5GHZ mas aquilo só funciona bem com a ajuda de um programa chamado Throttlestop(googla que tem um guia e tudo) para colocar o multiplicador num certo valor correcto, senão era tão lento como o processador que tinha, mas eu não sou a pessoa mais informada do que realmente aquilo faz e o motivo porque se tem de fazer. Aliás, já soube, mas já passou muito tempo e esqueci-me:-) Só sei que coloquei como sugeriam e se ficou estável mantive e até hoje tudo ok. Ainda está aqui para as curvas para as tarefas básicas...

A memória uma era da Samsung e outra Micron...

13. Msramalho

Msramalho Power Member

olá,

usaste a bios v2.0 para o vista ou a v5.5 para o xp? não percebo porque existem 2 versões de bios… :S têm a a mesma data de lançamento

Última edição: 21 de Abril de 2019

Partilhar esta Página